"Há o receio de que a intenção russa seja um ataque a Portugal": Putin está a ameaçar as ex-colónias portuguesas mas o "alvo" pode ser o ex-colonizador e "país da NATO"

Vladimir Putin (Associated Press)

O tenente-general Marco Serronha fala numa situação “preocupante”, lembrando o que aconteceu recentemente nas ex-colónias francesas em África, quando “a Rússia começou a fazer acordos de cooperação no domínio da defesa e da segurança” naquelas regiões. “Há aqui uma comparação relativamente àquilo que tem sucedido na África francófona”, estabelece o especialista militar em assuntos do continente africano, traçando o “modus operandi” da Wagner que, uma vez instalada nestas regiões, começa a desenvolver ali “operações de desinformação” – no caso, para “atacar a França colonialista”, e que terminaram com a “expulsão das forças francesas” das ex-colónias.

“A França foi sucessivamente hostilizada e corrida – com embaixadores franceses a serem inclusivamente expulsos – e criou-se uma relação de tensão entre os países da África francófona e a França”, observa o especialista, acrescentando que “isto aconteceu numa série de locais – na República Centro-Africana, no Mali, no Burkina Faso, no Níger”, sendo que hoje em dia Paris mantém relações apenas com “dois ou três países da África francófona”.

Neste contexto, argumenta Marco Serronha, “é esse receio que pode estar em cima da mesa” agora em Portugal: “É de que por detrás da intenção russa do acordo de defesa [nas ex-colónias portuguesas] esteja um ataque a Portugal como ex-potência colonial, como país da NATO.”

Veja também: “Ex-colónias portuguesas são o próximo alvo da Rússia”. São Tomé assina acordo de cooperação militar com Moscovo (que pode não ficar por aqui)

E Portugal, tal como a França, foi apanhado “completamente de surpresa” com estes acordos entre a Rússia e as ex-colónias em África. “A França também não sabia destes acordos, foi confrontada com eles e logo com operações de contra-informação e de desinformação” contra Paris, diz, que, de mãos atadas, “não conseguiu fazer nada”. “Pura e simplesmente teve de sair desses países todos”, recorda, referindo-se às empresas francesas e outros interesses económicos que se viram impotentes perante a influência russa.

Sendo assim, o mesmo pode acontecer agora em Portugal, entende o especialista, destacando que é assim que funciona o “modus operandi” do Wagner African Playbook, um manual que estabelece a atuação do grupo paramilitar no continente africano. “Podemos começar a perceber, já dentro de pouco tempo, que aparecem nos jornais da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe coisas contra Portugal, a dizer que Portugal é um país colonialista, que é preciso expulsá-los [aos portugueses e empresas portuguesas], começam a ser organizadas manifestações em frente às embaixadas de Portugal”, enumera.

Se isso acontecer, “vamos ter uma situação muito parecida com aquilo que se passou com a França”, antevê Marco Serronha. “E aí vamos ter problemas”, adverte. É que se Putin “meter na cabeça que o próximo alvo é Portugal e as ex-colónias portuguesas, vamos começar a assistir a isto”, reforça, admitindo que “acredita perfeitamente” que tal possa vir a acontecer, tendo em conta a posição portuguesa sobre o conflito na Ucrânia. Na perspetiva russa, diz, Portugal pode ter sido assim “identificado como um alvo” para o Kremlin, ameaçando-o assim com as ex-colónias portuguesas em África.

“Portugal está a ser vítima de si próprio”

Neste assunto, “Portugal está a ser vítima de si próprio”, argumenta Tiago André Lopes, especialista em Relações Internacionais e em Diplomacia, referindo-se ao “desinvestimento” do Governo português nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com quem mantém uma estratégia de “promessas vagas” que não interessam aos parceiros, que querem “ajuda concreta”.

Exemplo disso mesmo é a discussão sobre a reparação às ex-colónias, espoletada pelo próprio Presidente da República, que sugeriu que Portugal “liderasse” nesta questão. Esta discussão “rapidamente foi politizada pelos partidos e não está a ser uma discussão séria e eficaz sobre o que é que é reparação colonial”, critica o especialista. “Só isso já é sintomático de um país que ainda não fez a digestão do seu império colonial”, argumenta Tiago André Lopes, acrescentado também a ausência de uma “definição clara” do que é, efetivamente, a CPLP. “Enquanto não houver clareza e instrumentos eficazes para a CPLP funcionar como funciona, por exemplo, a Commonwealth, não podemos achar que ela vai produzir efeitos se não há investimento, isso não é possível”, defende.

“E aí a Rússia é muito pragmática”, compara o especialista, afirmando que estes acordos de cooperação militar e de defesa firmados com os países africanos assumem várias parcerias que interessam sobretudo às regiões que se confrontam permanentemente com a eclosão de conflitos. “Obviamente que a Rússia está a tentar ganhar parceiros novos [em África], só este ano já ganhou vários parceiros em solo africano – o Senegal, o Mali, o Burkina Faso, o Chade, a República Centro-Africana”, enumera.

“Não é por acaso que a Rússia convidou Umaro Sissoco Embaló para ir ao Dia da Vitória na Rússia e para estar do seu lado na Praça Vermelha. Foi obviamente uma operação de charme” por parte de Moscovo, sublinha Tiago André Lopes, que vai mais longe: “Se a Guiné-Bissau assinar o acordo, fica aberta a porta para, eventualmente, ser a próxima aposta da Rússia”, antecipa o especialista, sublinhando que a Wagner pode “ajudar líderes autoritários a impor [na Guiné-Bissau] uma ordem de valores que não é uma ordem democrática nem uma ordem legal”. “E isso Portugal não consegue fazer”, ressalva.

O presidente russo, Vladimir Putin, com o seu homólogo da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nas celebrações do Dia da Vitória, no Kremlin, esta quinta-feira (Kremlin via AP)

E o mesmo pode acontecer em Moçambique, sugere o especialista, que não exclui que a Rússia procure reforçar também ali a cooperação bilateral com o país, nos mesmos moldes de São Tomé e Príncipe. Isto porque “Moçambique tem a questão da insurgência islâmica no Sahel africano e, portanto, tem uma necessidade securitária premente que não está resolvida, sobretudo a norte”, justifica Tiago André Lopes, lembrando que há forças russas a combater ativamente em Moçambique, nomeadamente para erradicar células do Estado Islâmico e da Jihad que ainda continuam no norte do país. “Por isso é que eu acho que Moçambique é um alvo fácil para estas ofensivas” russas, insiste.

O mesmo já não deverá acontecer em Angola, diz Tiago André Lopes, sublinhando que a retórica de Luanda este ano “tem sido muito pró-Washington”, procurando assim demarcar-se da posição do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que “estava muito conotado com a Rússia e com a União Soviética”. No entender do especialista, “a Angola vai resistir um pouco mais a esta ofensiva de charme que a Rússia e o Irão – que também está mais ativo nessa região, – estão a tentar fazer.”

Perante estas ameaças russas nas ex-colónias, o Governo português – que já está a ser pressionado pelos partidos, nomeadamente pela IL, para que não se deixe ficar “surdo e mudo” neste contexto – “não pode fazer nada porque são escolhas soberanas dos Estados”, segundo Tiago André Lopes, reduzindo a ação do executivo a “sorrir e aceitar” estes acordos.

Numa perspetiva a longo prazo, pelo contrário, “poderíamos tentar perceber em que áreas é que ainda podemos estabelecer uma cooperação eficaz e repensar a parceria com estes Estados”, sugere Tiago André Lopes.

Questionado pela CNN Portugal sobre o acordo firmado entre a Rússia e São Tomé e Príncipe, na quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinhou que não se pronuncia publicamente sobre “atos de política externa”, lembrando que “a CPLP é uma organização de Estados soberanos”. Ainda assim, manifesta intenção de reforçar a cooperação com o arquipelágo, com “particular destaque para a segurança marítima no Golfo da Guiné”.

OTHER NEWS

15 minutes ago

EU official visits Jordan and Lebanon as Syrian refugee issue re-emerges on continent

15 minutes ago

Burgan Bank Appoints Mishary Al-Essa as New Deputy General Manager of Investments

15 minutes ago

Tom Hardy shows how perfect he is for James Bond in new film

15 minutes ago

Shark Bite kits vandalised, first-aid equipment stolen in Jeffreys Bay

15 minutes ago

Kevin Costner's Horizon: An American Saga Trilogy Gets Exciting Update

15 minutes ago

Identity politics going ‘too far’: Sharri Markson

15 minutes ago

ChatGPT rival Kognitium poaches users from AI website and claims to be experiencing high traffic as widespread outage continues

15 minutes ago

Revealed: The staggering value of luxury watch worn by Antonio Rudiger during Real Madrid's celebrations... which is worth 'almost 30 times MORE than the Champions League trophy'

15 minutes ago

Ed Davey struggles to hold back tears as he reveals one of his 'biggest fears in life' is who will care for his disabled son when he's gone - as Lib Dem leader says he feels a 'duty' to stand up for carers

15 minutes ago

'Versailles in the clouds': Inside the palatial French-inspired hotel in a misty Vietnamese mountain town that's gone viral on TikTok… and rooms are just £89 A NIGHT

15 minutes ago

Emotional moment toddler bursts into tears as she's reunited with her father after three months apart

18 minutes ago

Is Dragon Ball GT Canon Or Did Super Destroy It As A DBZ Sequel?

18 minutes ago

Kevin De Bruyne open to Saudi Pro League move as he considers Manchester City future

18 minutes ago

Schoolboy, 9, found dead in secluded Scottish woodland

18 minutes ago

A brief history of politics at Glastonbury Festival

18 minutes ago

Best Cincinnati Bengals Wide Receivers of All Time: From Isaac Curtis to Ja’Marr Chase

18 minutes ago

Everything you need to know about the 2024 Belmont Stakes

18 minutes ago

A volcano erupts on a central Philippine island, sending hundreds into evacuation centers

18 minutes ago

Lily Allen admits she deliberately slept with best friend Miquita Oliver’s pop star crush

24 minutes ago

Amazon Just Released Hundreds of New Travel Essentials for June — Shop the 12 Best Deals From $9

24 minutes ago

Sourav Ganguly throws his hat in the ring for India head coach job, gives ruling on Gautam Gambhir's candidature

24 minutes ago

Kevin O'Leary explained how you can live off $500K and ‘do nothing else to make money' — but is it realistic for your retirement?

24 minutes ago

Mysterious creature found washed up on beach dubbed 'stuff of nightmares'

24 minutes ago

Baldinger on Broncos OTAs: Bo Nix's ability to succeed in Sean Payton's offense requires refined footwork

24 minutes ago

Wizards of the Coast in Hot Water Over AI Yet Again

24 minutes ago

Body of fifth victim is recovered as Germany counts the cost of floods

24 minutes ago

SR_30MAY24_FLV_WHO_IS_WINNING_NEDBANK_CUP_16-9.mp4

24 minutes ago

Cork hurlers winning ‘gave everyone a great bounce’ says football star Tommy Walsh

24 minutes ago

Fever legend Tamika Catchings takes issue with WNBA over Caitlin Clark 'cheap shot'

24 minutes ago

Kilkenny v Dublin: What time, what channel and all you need to know

24 minutes ago

Private equity behemoth Blackstone and property investor Regis to buy £570m of affordable homes in Vistry deal

24 minutes ago

French football superstar Kylian Mbappe has signed to join UEFA Champions League winners Real Madrid

24 minutes ago

Instagram introduces major change that's already proving unpopular with users - with one describing it a 'bonkers move'

24 minutes ago

Video: Fury in Russia as convoy carrying 100 conscripts is obliterated by Ukrainian drones when blundering commander orders trucks to drive in a line through open fields, leaving them sitting ducks

24 minutes ago

Video: 'Get 'em Nige!': Farage is mobbed by supporters as huge crowd watches launch of Reform UK leader's bid to become an MP - as he hails Clacton-on-Sea as Britain's 'most patriotic town' and warns Tories will pay a 'big price' for 'betraying' voters

24 minutes ago

Video: Emotional moment toddler bursts into tears as she's reunited with her father after three months apart

30 minutes ago

Temporary pause on expanded background checks for firearms appears to end

34 minutes ago

AFL star Caleb Serong announces engagement to Chloe Furnari: 'We get to spend forever together'

35 minutes ago

San Diego man stands trial for manslaughter of paddleboarding girl, 12, 'he struck with jet ski moments after being warned he was going far too fast'

35 minutes ago

Maryland mansion owner infuriates neighbors by renting out her home to huge 'wet dreams' pool party with loud music, fireworks and revelers shouting 'Where are the whores?'