As contradições e os dez dias que abalaram Marcelo Rebelo de Sousa no caso das gémeas

as contradições e os dez dias que abalaram marcelo rebelo de sousa no caso das gémeas

Marcelo Rebelo de Sousa (Lusa/Manuel de Almeida)

“A minha nora ou o meu filho, se falaram comigo, eu francamente não me lembro”. Foi desta forma que o Presidente da República abordou as suspeitas que sobre si recaem de ter interferido no processo do tratamento milionário administrado no Hospital de Santa Maria, numa investigação inicialmente divulgada pela TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal). Esta declaração viria a seguir-se de outra um dia depois da emissão da reportagem do Exclusivo sobre este tema. “Até agora ainda ninguém apareceu a dizer, olhe eu, no dia tantos tal, o Presidente falou-me sobre isto”, referiu a 4 de novembro.

Mais tarde, a 29 de novembro, quando o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito contra desconhecidos por suspeitas de favorecimento neste processo, o Presidente da República garantiu estar “satisfeito” e que não se iria “pronunciar sobre este inquérito”. “Foi sempre a minha orientação”, assumiu, antes de voltar a tocar no assunto três dias mais tarde: “Eu espero pela investigação e respeito sempre os processos e não me pronuncio sobre eles. Naturalmente, como em tudo na vida, se vier alguém que diga que eu contactei, fiz qualquer pressão ou empenho ou pedido, como eu disse, aí eu sou o primeiro a ir a tribunal para esclarecer isso”, afirmou a 2 de dezembro.

Três dias depois, já com a garantia dada de que não se iria pronunciar mais sobre o assunto até à conclusão da investigação, chamou de surpresa os jornalistas ao Palácio de Belém para regressar ao tema. E para assumir aquilo que um mês antes tinha dito que não se lembrava. Não só existiu um e-mail do filho a alertá-lo para a situação das gémeas, como foi esse e-mail que ditou o início da intervenção – a palavra é do próprio Marcelo Rebelo de Sousa – da Presidência da República para esta matéria.

“Apurou-se que, no dia 21 de outubro de 2019, o Dr. Nuno Rebelo de Sousa, meu filho, me enviou um e-mail, em que dizia que um grupo de amigos da família das duas crianças gémeas se tinha reunido e estava a tentar, a todo o transe, que elas fossem tratadas em Portugal. Era uma corrida contra o tempo”, começou por dizer o chefe de Estado.

Este e-mail, obtido após um levantamento pedido aos servidores da Presidência da República ditou, nas palavras de Marcelo, o início de um período de dez dias que marca a intervenção “neutral” da mais alta figura da Constituição portuguesa neste processo. “Como é que foi? O que se passou a seguir? Por que tramitação saiu? Não tenho a mínima das ideias”.

Do e-mail do filho à resposta ao pai das crianças. Os dez dias que abalaram Marcelo 

O dia em que Nuno Rebelo de Sousa enviou um e-mail ao pai, a perguntar-lhe “se era possível o tratamento” no Santa Maria – hospital que até então não tinha dado resposta à família -, coincidiu com a altura em que António Costa foi a Belém para apresentar a lista dos 50 secretários de Estado que viriam a integrar o XXII governo. Esse e-mail, no qual Nuno Rebelo de Sousa questionava se “é possível saber se há resposta possível ou não há resposta possível sobre a matéria”, foi despachado pelo Presidente da República no mesmo dia.

No despacho, que Marcelo remeteu para a Casa Civil, o presidente interrogava: “Será que Maria João Ruela, assessora para assuntos sociais, pode perceber do que se trata?”.

Marcelo realçou que este despacho foi o “mais neutral” – “igual ao que deu a N casos”, mas não esclareceu se, na informação que reencaminhou para Maria João Ruela, constava a indicação de que o tema tinha sido levantado pelo seu filho.

Demorou dois dias até ser dada uma resposta. Ruela contactou o Hospital de Santa Maria e, no dia 23 de outubro, respondia a Nuno Rebelo de Sousa nos seguintes termos: “O processo foi recebido e estão a ser analisados vários casos do mesmo tipo. Estando a ser analisados doentes internados e seguidos em hospitais portugueses. Sendo que a capacidade de resposta é, naturalmente, muito limitada. E depende inteiramente de decisões médicas do hospital e do Infarmed”, esclareceu Marcelo.

Nesta altura, o Zolgensma, que é utilizado para o tratamento da atrofia muscular espinhal tipo 1, a doença rara de que sofrem as gémeas e cujo medicamento custa dois milhões de euros por doente, ainda não tinha tido autorização para entrar no mercado português. Mas existiam formas de ele chegar às doentes, nomeadamente através de uma Autorização de Utilização Especial que, neste caso específico, em fevereiro de 2020, acabaria por ser pedida e aprovada em dois dias (a um sábado, dia de fecho do Infarmed).

Mas naquele dia, 23 de outubro de 2019, Nuno Rebelo de Sousa não se contentou com a primeira resposta da assessora e, segundo esclareceu o Presidente da República, “voltou a perguntar à Dra. Maria João Ruela, que confirmou, nos mesmos e exatos termos, aquilo que tinha dito por escrito”. Não esclarecendo se esse contacto foi presencial ou por telefone, Marcelo explicou que o filho dirigiu-se, depois, “ao chefe da Casa Civil, que confirmou a informação recebida da consultora (MJR), numa altura em que “já tinha sido dada a indicação dos pais das bebés que era uma situação muito angustiante”.

“A prioridade”, respondia então o chefe da Casa Civil, “é dada aos casos que estejam a ser tratados nos hospitais portugueses. Daí que ainda não tenham sido contactados. Nem é previsível que o sejam rapidamente. O Serviço Nacional de Saúde cobre, em primeiro lugar, as situações de pessoas que residam ou se encontram em Portugal”.

Mesmo depois de ter tido um esclarecimento por parte do Hospital de Santa Maria, no dia 31 de outubro de 2019, o chefe da Casa Civil enviou para o gabinete do primeiro-ministro e para o do secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas uma carta, onde integrava a identificação das gémeas e os exames respetivos, na qual estava a expressão ‘chapa’ “para os efeitos que tiver por convenientes”.

Termina aqui, segundo Marcelo, a intervenção da Presidência da República no caso. E sobre tudo o que aconteceu a seguir, o Presidente diz não ter qualquer informação. Aliás, “é para isso que há a investigação da Procuradoria-Geral da República”, disse aos jornalistas num auditório descaracterizado no Palácio de Belém, pouco habitual nas suas comunicações ao país, e que não tinha qualquer sinal identificativo da Presidência, para além do homem que a exerce.

Filho de Marcelo não responde, mas mãe das gémeas assume ‘pistolão’

Se esta foi a quinta vez que Marcelo Rebelo de Sousa se pronunciou publicamente sobre o caso, de Nuno Rebelo de Sousa ainda nada se ouviu. Confrontado pela CNN Portugal no dia 24 de novembro sobre o seu conhecimento da família das gémeas, o filho do Presidente da República ignorou as perguntas, respondendo apenas “não, obrigado” e “não tenho nada a comentar, obrigado”.

No entanto, uma gravação obtida pelo programa Exclusivo com Sandra Felgueiras, mostra a mãe das gémeas a assumir a existência de uma cunha/pistolão presidencial.  “Nós usámos os nossos contactos. Foi aí que entrou o pistolão. Eu conhecia a nora do Presidente, que conhecia o ministro da Saúde, que mandou um e-mail para o hospital e disse: ‘E o caso das meninas? Começaram a receber ordens superiores'”, afirmou.

OTHER NEWS

28 minutes ago

Former Australia captain Hooper retires from international rugby

30 minutes ago

4 killed in crash into Long Island nail salon include off-duty NYPD officer

33 minutes ago

Video: Sam Thompson and girlfriend Zara McDermott spotted filming together in Chelsea as couple spend weekend holding 'crisis talks'

33 minutes ago

Video: Married At First Sight's Martha Kalifatidis suffers hilarious gaffe filming sponsored post in one-piece bathing suit

33 minutes ago

Canada’s second largest airline cancels over 400 flights after workers go on surprise strike

34 minutes ago

Watch Zach Bryan Bring the ‘Hawk Tuah' Girl Onstage at Nashville Concert

34 minutes ago

Switzerland cements its soccer legacy as a nation of giant killers

34 minutes ago

Chelsea agree yet another transfer deal as £30m star heads to Stamford Bridge for medical

34 minutes ago

The Who’s Quadrophenia to be revived as a ballet

34 minutes ago

Marine Le Pen receives early boost in French elections

36 minutes ago

Families bemused as Jacob Rees-Mogg walks in on children’s church ceremony

40 minutes ago

KitKat collaborates with Drumstick for surprise new product

40 minutes ago

NSW introduces coercive control laws, tougher bail laws from July 1

40 minutes ago

Dollar Tree: 10 Best New Arrivals for Your Money in July

40 minutes ago

Mysterious glowing objects found above Jupiter's Great Red Spot

43 minutes ago

Bagnaia wins Dutch GP ahead of championship rival Martin

43 minutes ago

Rallying-Rovanpera wins in Poland after late call-up

46 minutes ago

Video: Glastonbury is thrown into chaos as hundreds sneak in for just £50 - forcing stages to shut due to overcrowding as fans panic in the crush

46 minutes ago

Video: Time for tea! Rishi Sunak and Keir Starmer both enjoy a cuppa with veterans as they trade blows over defence - while Ed Davey messes around for the camera again

46 minutes ago

Video: Greg Lynn verdict: Shock new claims emerge about former Jetstar pilot's violent past with ex-wife after verdicts in Russell Hill and Carol Clay deaths were handed down

46 minutes ago

John Daly stars in bizarre commercial for Donald Trump's $60 'God Bless the USA bible': 'I know one thing: we're born and we're gonna die'

46 minutes ago

What to Watch For in France’s High-Stakes Elections

46 minutes ago

Robots Get a Fleshy Face (and a Smile) in New Research

46 minutes ago

Rishi Sunak: I'll still be Prime Minister on Friday and UK a better place to live after 14 years of Tory rule

46 minutes ago

I stayed in Britain's cheapest hotel for £16 a night - I'd go again

46 minutes ago

Mom drops off baby at grandma's, SA in tears as TikTok video shows messy aftermath of visit

46 minutes ago

Lesufi affirms steadfast GNU policy, commits to strengthen China relations, prospects

48 minutes ago

Litvinenko’s widow ‘disgusted’ by Farage and Reform UK candidate’s praise for Putin

48 minutes ago

Douglas Luiz swaps Villa for Juventus as Said Benrahma joins Lyon from West Ham

48 minutes ago

Billy Harris hopes to park the van story after fulfilling Wimbledon dream

51 minutes ago

Video: Beer we go! Rio Ferdinand joins England fans for a booze-up in Dusseldorf as the BBC pundit enjoys day off - with the Three Lions' last-16 clash being shown by ITV

51 minutes ago

Video: Play without fear Gareth! Thousands of England fans flooding into Germany tell manager Southgate to take the handbrake off for crunch Three Lions showdown with Slovakia

51 minutes ago

Video: Beer we go! Rio Ferdinand joins England fans for a booze-up in Dusseldorf as the BBC pundit enjoys day off - with the Three Lions' last-16 clash being shown by ITV

51 minutes ago

Taylor Swift reacts to Simone Biles using her 'Ready For It?' song at USA Olympic Trials

51 minutes ago

Canada Day fireworks can come with risks. How to stay safe

53 minutes ago

Chelsea set to sign Leicester midfielder Kiernan Dewsbury-Hall after agreeing £30m deal and scheduling a medical - with long-term contract to run until 2030

53 minutes ago

Barcelona announce the departure of THREE first-team stars - including a Chelsea cult hero - before quickly deleting club statement as it emerges TWO of the players could yet STAY

55 minutes ago

Three Lions fans back Mail Sport's 'We're backing England' campaign

55 minutes ago

Everton, Tottenham still in race for Championship winger despite Barcelona ‘offer’

55 minutes ago

F1: Austrian Grand Prix – live