Zelensky promulga controversa lei para mobilizar mais militares na Ucrânia

O projeto de lei aumenta as penas para os desertores do recrutamento. Foi também afastada a desmobilização dos soldados que tiverem cumprido 36 meses de serviço, um golpe para os soldados na linha da frente há mais de dois anos

zelensky promulga controversa lei para mobilizar mais militares na ucrânia

Zelensky promulga controversa lei para mobilizar mais militares na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, promulgou hoje uma lei para mobilizar mais tropas face à invasão russa, um texto polémico porque não prevê um período de desmobilização para os soldados.

De acordo com uma nota publicada na página na Internet da Rada, o parlamento ucraniano, o texto foi hoje apresentado ao Presidente, que o assinou.

A Ucrânia, que enfrenta uma escassez de soldados voluntários, estava a trabalhar neste texto há vários meses, que foram repletos de controvérsia após mais de dois anos de guerra contra a Rússia, que já fez dezenas de milhares de mortos.

Na semana passada, o parlamento ucraniano aprovou o projeto de lei com 283 votos a favor.

O projeto de lei, que aumenta as penas para os desertores do recrutamento, causou uma polémica devido à supressão, à última hora, de uma cláusula que previa a desmobilização dos soldados que tivessem cumprido 36 meses de serviço, um golpe para os soldados que combateram na frente de batalha durante mais de dois anos.

As autoridades garantiram que a questão da desmobilização será tratada numa lei separada, mas não foi fixada qualquer data para a sua preparação ou adoção.

O exército ucraniano, enfraquecido por uma contraofensiva falhada no verão de 2023 e pela diminuição da ajuda ocidental, está a tentar conter os ataques russos em vários pontos da frente.

Moscovo lançou uma ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World