Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à direção executiva do sns

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR

O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” e à Direção Executiva do SNS que tenha mais coordenação no funcionamento em rede dos hospitais.

À saída do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se reuniu com a direção clínica, diretores de departamento e chefes de equipa de urgência, Carlos Cortes disse que os médicos manifestaram preocupação com o aumento da pressão que este hospital tem sentido e com as dificuldades nas várias respostas que tem dado.

Sublinhando o facto de o Santa Maria ser um hospital de “fim de linha”, o bastonário disse ser necessário maior coordenação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), sobretudo na referenciação de doentes entre hospitais.

Segundo disse Carlos Cortes, há casos de doentes que algumas unidades acabam por enviar para Santa Maria quando poderiam dar-lhes resposta.

“Apelo ao Ministério da Saúde, que está em exercício de funções (…), que oiça os médicos e pondere bem, com seriedade e responsabilidade, para resolver e dar resposta ao que é possível dar resposta nestes meses”, disse Carlos Cortes, considerando que a DE-SNS precisa de ser mais interventiva na coordenação.

E insistiu: “É preciso mais organização, é preciso uma voz de comando mais afinada da parte da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde”.

Apontou ainda algumas preocupações com o nível de pressão da procura nas urgências em Santa Maria, lembrando que esta ainda se vai acentuar mais com o frio.

Carlos Cortes pediu ainda ao Ministério da Saúde que “volte a dignificar” a carreira médica, lembrando as mais de 400 vagas de especialidade que ficaram por preencher e destacando as de Medicina Interna, uma das especialidades mais expostas nas urgências.

O ministro da Saúde “tem que saber reformular aquele que é o trabalho médico, saber exatamente como é que tem que ser desenvolvida a carreira médica, que tem de ser revista”.

“A carreira médica, hoje, tem de voltar a ser um elemento absolutamente fundamental e estruturante do Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou Carlos Cortes, acrescentando: “o Ministério da Saúde e o próprio Governo estão absolutamente obrigados a dar uma resposta às necessidades dos doentes e esta resposta está a falhar”.

Lembrando que muitos doentes não estão a conseguir ter uma resposta na urgência, o que fará com que o seu problema de saúde se agrave: ”O impacto daquilo que está a acontecer neste momento no país só vamos ver daqui a uns meses, quando percebemos que há um conjunto de doenças e de patologias que agravaram de tal forma que já não vai haver soluções para elas”.

Disse ainda que vários hospitais no país já manifestaram dificuldades em assegurar escalas no Natal e fim de ano e, quanto ao Santa Maria, disse que “há dificuldades, mas ainda se consegue dar uma resposta adequada”, mas frisou que esta situação “vai depender das referenciações provenientes de outros hospitais”.

“Quero relembrar que o Hospital de Santa Maria é um hospital diferente (…), de fim de linha, que não responde só à população de referenciação direta, mas acaba por ter de dar uma resposta desde o Algarve ao Alentejo e também ao Oeste e à Grande Lisboa. Daí eu estar a fazer um apelo à direção executiva para coordenar melhor esta referenciação entre hospitais, que têm que necessariamente trabalhar em rede”, disse.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »

Deputados aprovam eliminação do aumento do IUC para carros anteriores a 2007

Os deputados aprovaram hoje a eliminação da norma da proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que previa que o Imposto Único de Circulação (IUC) dos carros matriculados até ... Read more »
Top List in the World