Zelensky apelou mas Montenegro diz que Portugal não tem capacidade para ajudar defesa antiaérea da Ucrânia

zelensky apelou mas montenegro diz que portugal não tem capacidade para ajudar defesa antiaérea da ucrânia

Luís Montenegro (Olivier Hoslet/Lusa)

O primeiro-ministro reconheceu esta quinta-feira que Portugal não está entre os países que podem disponibilizar sistemas de defesa antiaérea à Ucrânia, mas considerou que o apelo de Zelensky “caiu fundo” nos Estados-membros da União Europeia (UE).

“Esse apelo caiu fundo em todos os Estados da UE e aqueles que têm maior capacidade anunciaram a sua predisposição de, num futuro próximo, poder reforçar essa mesma capacidade, ajudando a Ucrânia”, disse Luís Montenegro, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

No final da sua primeira reunião do Conselho Europeu, o primeiro-ministro admitiu que “há países que já o anunciaram, à cabeça dos quais está a Alemanha”, que antecipou que iria enviar mais um sistema de defesa antiaérea MIM-104 Patriot.

“Nós, por exemplo, em Portugal, infelizmente, não dispomos de meio para poder colaborar nesse domínio”, admitiu Luís Montenegro.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, repetiu na quarta-feira o apelo que tem feito nas últimas semanas de mais sistemas de defesa antiaérea, nomeadamente os MIM-104 Patriot, de fabrico norte-americano, mas utilizados por países da UE.

A Alemanha, por exemplo, já tinha enviado dois sistemas como este para o território ucraniano, mas as constantes investidas russas com ‘drones’ (veículos aéreos não tripulados) obrigaram o presidente ucraniano a pedir mais.

Volodymyr Zelensky também criticou que haja países a acudir mais rapidamente Israel do que a Ucrânia.

“Compreendo [a crítica de Zelensky], é evidente que a situação não é exatamente igual nas duas geografias e a capacidade de defesa, nomeadamente aérea, do Estado de Israel não é a mesma capacidade de defesa da Ucrânia”, comentou o primeiro-ministro.

Com uma porção do território ucraniano congelado nos últimos meses, imobilizando as tropas dos dois lados e impedindo avanços terrestres, a ofensiva de Moscovo tem-se concentrado na utilização de ‘drones’ para atingir alvos militares e infraestruturas civis, como centrais elétricas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World