Mónica sonha com a semana de quatro dias de trabalho, Teresa já a aproveita. "As mulheres estão numa grande desigualdade em termos de equilíbrio entre trabalho e família"

mónica sonha com a semana de quatro dias de trabalho, teresa já a aproveita.

Mónica Cerqueira e três dos seus cinco filhos. DR

Na fotografia aparecem só três, mas Mónica Cerqueira é mãe de cinco filhos. A ginástica diária é grande e o dia começa às 06:00 e termina já a noite vai longa. Mónica, de 38 anos, trabalha numa empresa de gestão de condomínios e o marido trabalha por turnos. Os cinco dias da semana de trabalho, que, quando há assembleias de condomínio dos clientes, se arrastam para as noites também, roubam-lhe tempo para “acompanhar o crescimento dos filhos”. A semana de quatro dias vinha aliviar-lhe a carga, está convencida.

“Permitiria uma melhor gestão familiar, um maior acompanhamento e exigiria muito menos ginástica da minha parte. Até uma coisa básica como marcar uma consulta para eles de forma menos complicada, sem tirar o brio profissional, era mais fácil”, pondera Mónica Cerqueira, em declarações à CNN Portugal.

A saúde mental sairia beneficiada e o sentimento de dever cumprido ao serviço da maternidade também, garante: “Podia organizar determinadas coisas que muitas vezes ficam para o fim de semana e fazem com que não haja descanso e com que, mesmo que queira acompanhar de perto o crescimento dos meus filhos, não consigo.”

E está convencida que, mesmo trabalhando menos um dia por semana, o seu desempenho profissional teria muito a ganhar se lhe fosse permitido fazer uma semana de trabalho de quatro dias. “O facto de eu conseguir fazer uma melhor gestão entre a vida pessoal e a vida profissional, faz com que esteja mais concentrada e mais focada no trabalho. Tenho a certeza de que seria muito mais eficiente”, diz.

Mónica é uma das muitas mulheres e mães que enfrentam diariamente as dificuldades de conciliar o trabalho com a maternidade. O relatório do projeto-piloto da semana de quatro dias apresentado esta semana sublinha que as mulheres estão entre os trabalhadores que mais valorizam a medida e que mais beneficiam com ela.

“Sem surpresa, as mulheres valorizam a semana de quatro dias mais do que os homens (32% contra 21%). Foi nas mulheres que observámos maiores efeitos positivos da redução do tempo de trabalho”, pode ler-se no relatório, da autoria de Pedro Gomes e Rita Fontinha.

“As mulheres sentem mais a pressão do tempo, beneficiam mais da semana de quatro dias em termos de saúde mental e satisfação com a vida, e como tal valorizam-na mais. Portanto, nas empresas cuja força de trabalho é maioritariamente feminina, os potenciais benefícios de realizar um teste são, à partida, mais elevados”, justificam os autores.

O "círculo vicioso", onde todos saem a ganhar

A psicóloga Liliana Dias, especializada em bem-estar nas organizações, diz que o estudo vem revelar o que é visível a olho nu: “A realidade mostra que as mulheres estão numa grande desigualdade em termos de equilíbrio entre trabalho e família, trabalho e cuidado com filhos ou com outros adultos dependentes.” E “todos os estudos a nível mundial mostram que as mulheres têm mais dificuldades em conciliar a vida profissional com a vida familiar. Este relatório acaba por revelar que quem vai beneficiar mais desta medida é claramente o público que tem mais dificuldade nessa conciliação”, sublinha a especialista.

Em grande parte, por culpa dessa carga, as mulheres fazem parte da “população mais afetada por questões psicológicas”. Por isso, observa a psicóloga, têm muito a ganhar com a implementação de uma semana de quatro dias de trabalho. “Aliviar o tempo investido em contexto de trabalho traz mais satisfação com a vida e com o próprio trabalho. Seria até benéfico ao nível da socialização. Onde é que as pessoas vão gastar essas horas a menos investidas em contexto de trabalho? Na família, nos amigos, no social. Há ganhos nas relações, porque as pessoas se isolam menos”, explica Liliana Dias.

O projeto-piloto, que envolveu 40 empresas, veio mostrar que, de facto, os trabalhadores investem o tempo em si e na família. Ao contrário do que muitos poderiam pensar, o aumento dos chamados biscates para conseguir uma segunda renda não foi significativo. Antes da implementação do projeto-piloto, 15% dos trabalhadores envolvidos tinham uma segunda atividade profissional para aumentar o rendimento. Depois dos seis meses do projeto, essa percentagem aumentou para 17%.

O ganho, considera Liliana Dias, não é apenas para os trabalhadores, mas também para a saúde das empresas: “Há ganhos não só humanos, mas também financeiros. É um círculo vicioso. Quanto mais disponibilidade emocional tiver, mais qualidade vou investir nas relações com os meus filhos, por exemplo. Quanto mais realizado estiver um trabalhador a nível pessoal e familiar, mais disponível vai estar para investir no trabalho.”

Mas, sublinha a especialista em organizações, as empresas têm um grande trabalho a fazer se quiserem avançar para a implementação da medida: “O relatório mostra que quem não se envolveu a repensar o trabalho não teve os mesmos benefícios humanos e financeiros. Quem deixou de fazer reuniões desnecessárias, quem informatizou os processos, teve maiores benefícios financeiros. A medida só funcionará se a empresa se envolver a repensar o trabalho.”

"Acabo por ter mais tempo para mim"

Teresa Mendes está a poucos anos da reforma. A técnica de informática da Polícia de Segurança Pública está “há cerca de um ano a fazer a semana de quatro dias”. No caso de Teresa, não houve redução de horário como nas empresas envolvidas no projeto e as 35 horas semanais de trabalho desta funcionária pública foram divididas por quatro dias. Trabalha das 08:00 às 18:00 de segunda a quarta-feira e, à quinta-feira, trabalha das 08:00 às 17:00.

“Chego a casa a uma hora que já não dá para fazer nada, mas a sensação de que a semana é mais curta, é uma boa sensação. Gosto imenso do que faço. Mas, ao fim de 37 anos de serviço, a sensação de que me libertei um bocado daqui… Hoje, por exemplo, é quarta-feira, pensar que só falta mais um dia… eh pá que bom! Então, quando há um feriado à quinta ou à segunda… parece que são umas miniférias”, confessa a técnica de informática, de 63 anos, em declarações à CNN Portugal.

O dia livre é empregado na sua saúde e bem-estar e no cultivo da relação com o marido, já reformado. À sexta-feira vai ao ginásio e o sábado e o domingo são aproveitados para passear: “Se queremos ir a qualquer lado, temos o fim de semana todo livre para ir para onde quisermos. Eu digo que estou em estágio para a reforma. Já não tenho crianças para ir levar ou buscar, mas tiro muitos benefícios desta medida. Acabo por ter mais tempo para mim. Se tivesse crianças, trabalhar mais uma hora por dia, sem apoio familiar, acredito que seria mais duro”, reconhece.

Um inquérito ao uso do tempo em Portugal, publicado em 2016 e citado no relatório do projeto-piloto da semana de quatro dias, revelou que “55% das mulheres entre os 25 e 44 anos consideravam não ter tempo suficiente para fazer tudo o que queriam no dia a dia, enquanto apenas 44% dos homens com a mesma idade declaravam o mesmo”.

“A razão é simples: a juntar às horas no emprego, as mulheres acumulam horas de trabalho não pago. Segundo este inquérito, as mulheres portuguesas trabalham mais uma hora por dia do que os homens em atividades domésticas como limpar a casa, fazer as compras, tratar da roupa ou preparar as refeições, e é nelas que recai ainda a responsabilidade de ocupar-se dos filhos e cuidar dos pais”, escrevem Pedro Gomes e Rita Fontinhas.

OTHER NEWS

41 minutes ago

Turbulência deixa 30 feridos em voo para o Uruguai; avião pousou em Natal

41 minutes ago

Marc Márquez culpa toque com Bastianini por infração: “Estava controlando pressão”

41 minutes ago

Com 13 anos fez um casaco que não é brincadeira: será o novo prodígio?

41 minutes ago

Ataque Cardíaco: Sinais De Alerta A Serem Observados

41 minutes ago

Rússia assume presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas

41 minutes ago

Vidéo : HIMARS frappe les opérateurs de drones russes “Zala” et “Lancet”

45 minutes ago

Discursos pró-armas dominam debate sobre questão no Congresso Nacional

45 minutes ago

Saiba as origens culturais do Festival de Parintins; campeão sai hoje

45 minutes ago

Fapesp anuncia reajuste de bolsas em até 45%

49 minutes ago

Microsoft quer acabar com a sua conta local no Windows 11

49 minutes ago

Câmbio ‘automático’ em moto: presta ou não?

49 minutes ago

Toyota anuncia nova bateria que deixará carro elétrico 40% mais barato

50 minutes ago

Receita de torta de frango de liquidificador prática e deliciosa

50 minutes ago

Minuto de silêncio no Portugal-Eslovénia em memória de Manuel Fernandes

50 minutes ago

IstoÉ Cultura: Marco Nanini volta aos palcos, 3ª Feira do Livro em SP e o furacão Camila Sosa Villada; veja as dicas da semana

50 minutes ago

Dokumentit paljastavat, että Michael Jacksonilla oli 500 miljoonan dollarin velka ennen kuolemaansa

51 minutes ago

Novo goleador: Flamengo decide assinar com atacante de Copa do Mundo

51 minutes ago

‘Teremos uma forma de trabalhar diferente com a Pramac do que com a nossa anterior satélite’ – Massimo Meregalli

51 minutes ago

Mulher obesa fica presa em catraca de ônibus por mais de duas horas

51 minutes ago

Nasa afirma que astronautas não estão 'presos' na cápsula Starliner

51 minutes ago

Jurásek emprestado pelo Benfica ao Hoffenheim, que fica com opção de compra

51 minutes ago

Tiago Rocha vai defender a baliza do Póvoa AC

51 minutes ago

Félix da Costa fez o impensável e agora sente o sabor da injustiça

59 minutes ago

Mau tempo causa ressaca e muda paisagem do Rio de Janeiro

1 hour ago

'Casamento às Cegas Brasil': após ser abandonada noiva, foto de Ariela aos beijos com ex-participante tóxico vaza e gera polêmica

1 hour ago

Nos Cinemas: 10 melhores filmes que estreiam em julho de 2024

1 hour ago

Dólar dispara, mas economistas desaconselham intervenção do BC

1 hour ago

Túmulo de navio viking pode estar escondido debaixo de fazenda norueguesa

1 hour ago

V. Guimarães despede-se de André

1 hour ago

‘Magia’ é fé? Poatan rebate Prochazka e manda mensagem após nocaute no UFC 303

1 hour ago

Do artesanato à música: Festival de Parintins aquece produção cultural

1 hour ago

Gabigol não irá voltar ao Santos para Série B e comunica decisão a Marcelo Teixeira

1 hour ago

Cláudia Simões condenada por ofensas à integridade física. Agente da PSP também foi condenado

1 hour ago

Como Os Idosos Podem Se Manter Frescos E Confortáveis Durante As Ondas De Calor E Evitar O Estresse Térmico?: Uma Revisão Feita Por Médicos

1 hour ago

Fantástico comete erro medíocre e Maju Coutinho pede desculpas ao vivo na Globo

1 hour ago

Lyon exerce opção de compra de avançado argelino do West Ham

1 hour ago

BMW revela atualizações dos seus modelos para 2025

1 hour ago

Esta segunda-feira (1º) pode ter a menor temperatura do ano em São Paulo

1 hour ago

Fies: inscrições para vagas remanescentes terminam nesta segunda

1 hour ago

Bancos dão até 90% de desconto pelo Desenrola Pequenos Negócios