Defesa do meio ambiente e dos povos indígenas marcam Parintins

Assim como nos dois primeiros dias de apresentação, a mensagem em favor de um mundo mais sustentável foi reiterada na noite deste domingo (30) nas apresentações do Boi Garantido e do Boi Caprichoso. Além disso, os dois protagonistas do Festival de Parintins reafirmaram posições em defesa do direitos dos povos indígenas, destacando a atuação destas populações como guardiãs e protetoras do meio ambiente.

amazon, defesa do meio ambiente e dos povos indígenas marcam parintins
amazon, defesa do meio ambiente e dos povos indígenas marcam parintins

O subtema da terceira noite do Boi Garantido se inspirou na obra do escritor Ailton Krenak, com o objetivo de trazer uma mensagem de esperança e resistência. Um dos momentos de destaque foi a encenação do ritual Jeroki Kaiowá, do povo Guarani Kaiowá. O pajé Pa‘i Kuara vibra o maracá, toca takuapu. No Jeroky Guarani Kayowá. Pra vida na terra não se acabar. Pra vida continuar", diz a letra da toada.

Parintins (AM), 29/06/2024 - Apresentação do Boi Garantido na segunda noite do 57º Festival Folclórico de Parintins, no Bumbódromo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apresentação do Boi Garantido no 57º Festival Folclórico de Parintins Fernando Frazão/Agência Brasil

Além da mensagem, vem o exemplo. De acordo com o coordenador de figurinos do Boi Garantido, Agostinho Rodrigues, a sustentabilidade é uma diretriz da produção. "Se você observar as penas, parece que é de verdade, das aves. Mas é tudo plotado, feito na cidade. Nós queremos um festival que não agrida a natureza. E a natureza nos dá muito material sem que seja necessário agredi-la. A gente trabalha por exemplo com palha seca e com folha de castanheira seca".

Segundo a se apresentar no último dia do evento, o Boi Caprichoso trouxe o subtema "Saberes: o reflorestar das consciências" e buscou destacar os saberes dos povos originários. Do alto de uma libélula, o boi desceu ao solo. A letra da toada Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito trouxe uma mensagem contundente pela proteção do planeta.

"Nossa Terra está doente. Enfermidade recorrente. E junto adoece a fauna e a flora. A cosmologia, o mito dos povos tradicionais. Herança dos nossos ancestrais. Virando pó pelo poder da ganância. A procura de minerais. Nosso brado é resistência. Contra a violação. Combatemos a cobiça, a ignorância. De quem abomina o próprio chão", diz trecho da composição.

A defesa do meio ambiente e dos povos indígenas são marcas já consolidadas no Festival de Parintins. Durante o evento, que chega à sua 57ª edição, a cidade amazonense recebe mais de 100 mil visitantes atraídos para o duelo entre o vermelho do Boi Garantido e o azul do Boi Caprichoso.

Considerado atualmente patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins está ligado à tradição cultural do Boi-Bumbá, manifestação popular que gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição do boi. Se iniciou como brincadeira de rua e se desenvolveu para tomar as proporções atuais.

O anúncio do campeão ocorrerá nesta segunda-feira (1°), com a divulgação das notas dos 10 jurados, responsáveis por avaliar o cumprimento de 21 quesitos obrigatórios. Alguns deles estão diretamente ligados à representação da cultura indígena. É o caso dos tuxauas, que são os chefes da tribo, e da cunhã-poranga, a moça mais bela da aldeia e guardiã de seu povo. Um outro quesito envolve a encenação de um ritual indígena.

De acordo com um estudo produzido em 2015 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), essa valorização dos adereços e dos componentes indígenas tiveram início na primeira metade da década de 1990, revolucionando a tradição do Boi-Bumbá e fazendo com que o festival ganhasse mais espaço na mídia. A partir de então, desenvolveu-se em torno do evento um vocabulário que lhe dá identidade. Ele agrega muitas palavras de origem indígena.

Ao longo de todo o espetáculo, há uma exaltação aos elementos da natureza e à intensa conexão entre os indígenas e o meio ambiente. As alegorias reúnem muitas representações de animais selvagens: águias, corujas, lagartos, onças, etc. Em meio a eles, a encenação conta com diversos dançarinos pintados e trajados com adereços inspirados na cultura indígena.

Na sexta-feira (28), primeiro dia de apresentações, o Boi Caprichoso chegou a trazer para a arena um conjunto de convidados. O líder Yanomami Davi Kopenawa esteve presente durante o momento de encenação do ritual. Também estiveram na arena lideranças indígenas, que cobraram respeito aos seus direitos como um cartaz que trazia a frase: “Sem demarcação não existe Justiça Climática”. Outra convidada que entrou em cena trazendo uma mensagem de proteção às florestas foi Angela Mendes, filha do seringueiro e ativista político Chico Mendes, assassinado no Acre em 1988.

Parintins (AM), 29/06/2024 - Apresentação do Boi Caprichoso na segunda noite do 57º Festival Folclórico de Parintins, no Bumbódromo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apresentação do Boi Caprichoso na segunda noite do 57º Festival Folclórico de Parintins - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para estimular ações práticas em torno do discurso pela preservação ambiental, foi criado há algumas edições o título de Campeão Sustentável do Festival. Vence a torcida do boi que coletar o maior volume de resíduos reciclados. Eles devem levar o material recolhido até o ecoponto exclusivo do seu boi.

"É muito legal essa dinâmica de colocar os torcedores de cada boi para coletar e reciclar e deixar a cidade limpa. A gente sabe que quando tem muito movimento, a cidade fica muito suja. Então foi uma ideia sensacional para reforçar a mensagem do festival", avalia a estudante de publicidade Stefany Rocha, torcedora do Boi Caprichoso.

Radioagência 01/07/2024 11:46

Saldo devedor de cartão pode ser portado para opções com juro menor

Rádios 30/06/2024 23:10

Roberta Sá revela os bastidores de "Quando o canto é reza" no Festa do Disco

TV Brasil 30/06/2024 00:07

Aviões da FAB começam a ser usados no combate a incêndios no Pantanal

OTHER NEWS

37 minutes ago

Uma estrela vai explodir nos próximos meses e vai dar para ver tudo!

37 minutes ago

Rocha despede-se do Benfica

37 minutes ago

Pogba: «Tenho a oportunidade de lutar contra uma injustiça»

37 minutes ago

Macron exclui hipótese de governar com partido da esquerda radical LFI

37 minutes ago

Os jogos Legacy Battlefield encerrarão os serviços online em novembro

38 minutes ago

Ocon dá informações atualizadas sobre seu futuro na Fórmula 1

38 minutes ago

Fim da novela: Grêmio de Portaluppi fica próximo de acerto com Vina, segundo jornalista

38 minutes ago

"Única forma"; Desesperada, Inácia tem premonição trágica com José Inocêncio e cria plano para salvá-lo

38 minutes ago

SSD vai voltar a subir de nível em 2027. 200TB a 250€?

38 minutes ago

Lili Caneças ganhou "balúrdio" com Lidl e ainda ajudou motorista sem casa

38 minutes ago

“Um político que defende fortemente os interesses do seu país”: o Kremlin felicitou o “ator” Orbán pelo “teatro” em Kiev

38 minutes ago

Marcel Mendes troca Benfica pelo Legia

38 minutes ago

Mãe gorila rejeita filho recém-nascido. Zoo teve de intervir

38 minutes ago

David Coulthard expressa preocupação com o destino incerto de Daniel Ricciardo na Red Bull.

38 minutes ago

Mortos em enchentes no RS sobem para 180; 32 seguem desaparecidos

38 minutes ago

L’Ukraine reçoit des bateaux de combat CB90

38 minutes ago

Contratações do São Paulo em 2024: tudo sobre o vai e vem do mercado

38 minutes ago

Ukraine modtager CB90-kampbåde

38 minutes ago

Samsung apresenta o Exynos W1000, chip que abre apps 2,7 vezes mais rápido que o anterior

38 minutes ago

"Deadpool & Wolverine": diretor revela "muitas" participações especiais; veja

41 minutes ago

'Divertida Mente 2' retrata evolução dos sentimentos das crianças

41 minutes ago

Corinthians volta a sofrer com protestos e pichações no Parque São Jorge e CT

41 minutes ago

AMD continua a baixar preços! É significativo!

41 minutes ago

Há um novo iPhone “vintage”, revela a Apple

1 hour ago

Onde assistir ao jogo Vasco da Gama x Fortaleza hoje no Brasileirão?

2 hrs ago

Forças da Tanzânia em Cabo Delgado: "Matar a cobra no quintal do vizinho"

2 hrs ago

Lula se reúne com Haddad nesta manhã em encontro fora da agenda

2 hrs ago

Escalação do Palmeiras: Jhon Jhon e Rony devem ser novidades de Abel contra o Grêmio

2 hrs ago

Portugal-França já tem árbitro

2 hrs ago

Jonathan Mutombo deixa Vitória SC e ruma ao Gil Vicente

2 hrs ago

Retorno inesperado de Enner Valencia agita os bastidores do Internacional e logística deve ser criada

2 hrs ago

Demissão faz Paulo Turra exigir R$ 1 milhão do Santos

2 hrs ago

Armários de cozinha: como limpar os móveis corretamente

2 hrs ago

CriticGPT: nova ferramenta pode ajudar a corrigir erros do ChatGPT

2 hrs ago

"O Rastreador", com atores de "This is Us" e "Supernatural", chega ao streaming

2 hrs ago

10 cursos de tecnologia gratuitos para fazer nas férias

2 hrs ago

Guterres diz em entrevista a agência russa que são as superpotências como a Rússia que causam os maiores problemas à ONU

2 hrs ago

Este é o resultado do «cruzamento» de uma Harley-Davidson e de uma scooter

2 hrs ago

Após demissão de António Oliveira, Corinthians já teria acordo com novo treinador, diz jornalista

2 hrs ago

Vídeo: Triumph apresenta customização da Scrambler 400X com um visual completamente negro