CFM pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando que “reveja urgentemente” os termos da Resolução 2.384/2024, que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

cfm pede que anvisa libere uso de fenol por médicos
cfm pede que anvisa libere uso de fenol por médicos

Em nota, o CFM pede que a agência reguladora volte a permitir que médicos possam “atender a população em suas necessidades, utilizando o fenol em tratamentos, inclusive estéticos, segundo critérios de segurança e eficácia”.  A entidade avalia a restrição imposta pela Anvisa como “excessiva”.

“O CFM entende que a decisão demonstra o interesse da agência em reduzir os riscos da exposição dos brasileiros ao fenol. Contudo, para o conselho, a restrição foi excessiva ao impedir que médicos, profissionais capacitados e habilitados a atendimentos com essa substância, possam atender as demandas de seus pacientes”, acentua.

Para o CFM, os problemas envolvendo o uso do fenol, incluindo registros de efeitos adversos e mortes, têm ocorrido em razão de tratamentos estéticos realizados por profissionais que não são médicos.

No início do mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética e a dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer esse tipo de peeling. A polícia investiga o caso como homicídio. A clínica foi interditada e multada.

“A resolução é positiva no sentido de ordenar fluxos relacionados ao uso do fenol, que vinha sendo comercializado sem maior controle até mesmo pela internet. No entanto, entende-se que a regra necessita de ajustes, pois se mostra excessiva ao proibir o uso do fenol também pelos médicos, os quais constituem um grupo de profissionais capacitados e habilitados para seu manuseio em tratamentos oferecidos aos pacientes em locais que obedeçam às normas da vigilância sanitária”, destaca o ofício do Conselho Federal de Medicina  (CFM).

Procedimentos estéticos invasivos

Na última quarta-feira (19), CFM e a Anvisa se reuniram para tratar da realização de procedimentos estéticos invasivos por não médicos. No encontro, o conselho sugeriu iniciativas para maior controle da comercialização de produtos tóxicos e restritos.

“O objetivo é conter o avanço dos crimes de exercício ilegal da medicina e zelar pela saúde e integridade física da população brasileira. Dados do CFM mostram que, a cada dia, pelo menos dois casos de problemas decorrentes do exercício ilegal da medicina são registrados”, detalhou o CFM.

Entre as ações propostas figura o reforço na fiscalização de estabelecimentos e profissionais que anunciam e realizam procedimentos estéticos invasivos sem atender a critérios definidos em lei e pelos órgãos de controle, além da ampliação do cerco à comercialização irregular de medicamentos, equipamentos e insumos de uso médico, “vendidos indiscriminadamente (até pela internet), permitindo que pessoas anunciem a oferta de serviços para os quais não estão qualificadas”.

O CFM também sugeriu à Anvisa a elaboração de um escopo de regras sanitárias e éticas que coíbam o exercício ilegal da medicina, sobretudo em áreas e abordagens de maior risco para a saúde e a integridade dos pacientes, além da promoção de uma “ampla campanha de massa” para conscientizar sobre os riscos inerentes à realização dos procedimentos estéticos invasivos.

Médicos

Na última sexta-feira (21), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo que a Anvisa proíba a venda de substâncias químicas à base de fenol para profissionais não médicos. À época, também foi solicitado que a agência fosse oficiada para prestar esclarecimentos a respeito de quais são as condições atuais para a venda do fenol e se há algum controle ou registro quanto à comercialização de substâncias químicas à base do produto para pessoas leigas.

Diante da publicação da Resolução da Anvisa no início da semana, que proíbe a venda, manipulação e aplicação do fenol inclusive para médicos, o Cremesp informou ter ingressado, nesta semana, com nova ação judicial, solicitando “que seja permitido que médicos, os únicos profissionais capacitados para tal, possam adquirir e utilizar o fenol em procedimentos da medicina”.

“A Resolução 2.384, embora seja um passo importante para garantir que pessoas não habilitadas adquiram a substância e coloquem em risco a segurança da população, como estava ocorrendo até então, acaba cerceando o direito de que profissionais capacitados e habilitados, no caso, os médicos, realizem procedimentos com fenol, o que, na visão do Cremesp, é incabível”, disse a entidade.

Farmacêuticos

Em nota, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) informou enxergar de maneira positiva a regulação da comercialização e do uso do fenol e de quaisquer outras substâncias semelhantes utilizadas nos procedimentos estéticos.

O órgão lembra ainda que a proibição imposta pela Anvisa é temporária e permanece vigente enquanto se conduz investigações sobre os potenciais danos associados ao uso da substância química para a saúde.

“A segurança dos pacientes deve sempre vir em primeiro lugar e a regulação deve ocorrer, sim, respeitando a competência técnica e os limites de atuação dos profissionais autorizados e habilitados pelos seus conselhos profissionais a trabalhar na área”, avaliou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

“Essa medida também será importante para coibir que pessoas leigas empreendam na saúde estética, realizando procedimentos de alta complexidade sem qualquer formação técnica para isso”

Farmacêuticos estão respaldados a atuar na saúde estética por meio das resoluções nº 616/15 e nº 645/2017, desde que tenham título de especialista emitido por programa de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, devidamente averbado no conselho regional de farmácia da jurisdição do profissional titulado. Outra exigência é que ele atue dentro dos seus limites de competência profissional, com boas práticas e procedimentos que garantam a segurança do paciente.

“Importante ressaltar que os farmacêuticos, por sua formação, possuem profundo conhecimento sobre os peelings químicos. A bagagem técnica adquirida na graduação e na pós-graduação os qualificam para manipular fórmulas, ajustar concentrações, avaliar associações de ativos e identificar possíveis efeitos biológicos de sua aplicação. Por isso, farmacêuticos frequentemente atuam na capacitação dos demais profissionais da saúde habilitados pelos seus respectivos conselhos profissionais para o manuseio e aplicação do produto”, concluiu o Conselho Federal de Farmácia.

Radioagência 26/06/2024 14:34

Governo federal antecipa R$ 680 milhões em compensação do ICMS ao RS

Rádios 26/06/2024 14:00

Viva Maria comemora o dia do Meteorologista, de olho na previsão do tempo

TV Brasil 26/06/2024 03:00

Festival de Parintins: disputa entre os bois caprichoso e garantido

OTHER NEWS

2 hrs ago

Abel Ferreira é o principal motivo para Gabigol buscar acerto com o Palmeiras; Entenda

2 hrs ago

Chico Lang vê Corinthians beirando ‘abismo’ e faz alerta sobre Augusto Melo: “Demissão ou impeachment”

2 hrs ago

Saiba como é voar de classe executiva pela Latam

2 hrs ago

Santander e aposentados do Banespa fazem acordo bilionário

2 hrs ago

Existe uma piscina que promove o bronze e até cabe na varanda

2 hrs ago

Corinthians inicia preparação visando o clássico com o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro

2 hrs ago

Reféns de Lula e Bolsonaro

2 hrs ago

O legado do Real para a democracia

2 hrs ago

Por que São Paulo pode ter frio recorde? Veja previsão

2 hrs ago

Chanel ressalta seus códigos de marca como celebração de uma nova era

3 hrs ago

Tragédia na Índia: 63 mortos por intoxicação com álcool adulterado

3 hrs ago

House of the Dragon: Quais foram afinal as ordens de Daemon a Blood e Cheese?

3 hrs ago

Manuel Luís Goucha reage a novidade: "Um papel importante em toda a ação"

3 hrs ago

Morre Daniel Belleza, vocalista da banda Os Corações Em Fúria

3 hrs ago

TCU vê indícios de fraude em licitação da Secom de R$ 197 mi para redes de Lula

3 hrs ago

Hyundai lança Inster novo elétrico acessível com design inovador e alta performance

3 hrs ago

Morre Olegário Tolói de Olveira, o Dudu, ídolo do Palmeiras

3 hrs ago

Ralo Linear no Duche: Vantagens, Tipos e Onde Utilizar + 10 Fotos!

3 hrs ago

Presidente do Flamengo, Landim revela oferta de contrato para Gabigol: 'Depende dele'

3 hrs ago

Norris reage ao fato de ter perdido a pole position da Sprint na Áustria

3 hrs ago

Video: Marito Sorpreso a Tradire la Moglie Durante un Volo della United Airlines

3 hrs ago

Palmeiras de Estêvão lidera ranking do Brasileirão de pior aproveitamento em finalizações

3 hrs ago

Jared Padalecki confirma presença na 5ª temporada de “The Boys”

3 hrs ago

Botafogo tem retorno de cinco jogadores para partida contra o Vasco

3 hrs ago

Juros: taxas sobem às máximas em mais de 1 ano com risco fiscal e alta do dólar

3 hrs ago

Odebrecht recua e aceita termos do governo Lula para multa de leniências da Lava Jato

3 hrs ago

Gabigol recusa proposta de renovação do Fla e dá mais um passo para saída

4 hrs ago

Como escolher as melhores ações para enfrentar os desafios do 2º semestre?

4 hrs ago

Novo técnico do Ceará, Léo Condé deixa recado antes de estrear: "Dar o recado"

4 hrs ago

‘Se tudo vai parar no Judiciário, é falência de outros órgãos’, diz Toffoli

4 hrs ago

MotoGP: Pramac confirma fim da parceria com Ducati e acordo com Yamaha a partir de 2025

4 hrs ago

Cruz Vermelha quer novas regras nos apoios do Estado perante aumento de pedidos de ajuda

4 hrs ago

Mercadona recomenda snack saudável para o verão que até ajuda a emagrecer

4 hrs ago

Condições climáticas impactam os cultivos de 2ª safra e de inverno da safra 2023/2024 de acordo com Boletim da Conab

4 hrs ago

Sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter registado em Serpa

4 hrs ago

Diabetes mellitus: como descobrir, evitar e tratar

4 hrs ago

Setúbal aprova taxa turística que deverá render 400 mil euros por ano

4 hrs ago

Laboratório no Algarve quer ser polo na utilização industrial de algas

4 hrs ago

Chris Hemsworth 'enfrenta' aranha gigante e posta na web; veja

4 hrs ago

Flintlock: The Siege of Dawn virou ouro