A história do capacete mais famoso do mundo, de Ayrton Senna

a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna

O capacete de Ayrton Senna é o mais famoso de todos os tempos – e houve até eleição feita na Inglaterra para definir isso. Este talvez não seja um fato surpreendente, mas você conhece a história por trás do desenho que ficou célebre nas conquistas do piloto na F1, incluindo suas 41 vitórias e nos três títulos mundiais de 1988, 1990 e 1991?

Uma coisa que pouca gente sabe é que o famoso desenho não foi feito exclusivamente para Ayrton Senna. Esta história remete a 1979, quando o então jovem promissor piloto já era muito conhecido no mundo do kart, mas jamais tinha pilotado um fórmula ou carro de corrida ainda.

Leia também

a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna
Forbes Money Startup de IA levanta R$ 1 bilhão para colocar caminhões autônomos nas estradas
a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna
Forbes Money Tesla recolhe mais de 125.000 carros devido a falha no cinto de segurança
a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna

Patrick Pleu/Pool/Reuters

Forbes Tech Tesla não lançará Model Y atualizado este ano, diz Musk

a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna

Getty Images

ForbesMotors Renault inicia desenvolvimento de novo Twingo elétrico, dizem fontes

a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna

Mike Blake/Reuters

Forbes Tech Tesla oferece teste gratuito de assistência ao motorista a clientes dos EUA

Como campeão brasileiro de kart naquele ano e tendo ficado em sexto lugar na sua estreia no Mundial de Kart do ano anterior, Senna integrou a delegação brasileira enviada ao principal campeonato do mundo em 1979, em Estoril (Portugal). E, assim como nos Jogos Olímpicos, os pilotos naquela época representavam seus países também nas cores de seu capacete.

O desenho foi criado por Sid Mosca, que já era um célebre artista da área: ele era o responsável pelo capacete de Emerson Fittipaldi, fez a pintura do F1 brasileiro (a equipe Fittipaldi) e até de outros times estrangeiros quando precisavam de algo no GP Brasil de F1. Senna até então usava uma pintura branca, com um tom brasileiro também, nas faixas verde e amarela, mas posicionados na base do capacete. Mas ele gostou tanto da pintura do Mundial de 1979 que fez um pedido a Sid.

“Assim que ele chegou de Portugal, disse que queria que aquele capacete fosse o dele, que passaria a usar não só no Mundial, mas em todas as competições. A gente já sabia que o Ayrton era super diferenciado e tivemos desde aquele momento a certeza de que aquele desenho ganharia fama no mundo todo com as conquistas do Senna”, disse Alan Mosca em entrevista para FORBES durante o lançamento de uma homenagem especial pelos 30 anos de legado de Ayrton Senna, um capacete oficial folheado a ouro.

a história do capacete mais famoso do mundo, de ayrton senna

Serão produzidas apenas 41 unidades do modelo, todas numeradas e acompanhadas de certificado de autenticidade. O número faz conexão às vitórias do piloto na F1. Cada um deles é acompanhado de um pequeno quadro de Senna, assinado pelo artista Ricardo Barbour. Ambos foram produzidos com madeira de lei canela com detalhes folheados a ouro, incluindo logos e números de série. O preço é de R$ 34 mil.

Em um ano tão especial para destacar os feitos de Ayrton Senna, como nas homenagens da F1 em Ímola (em tributo reunindo os pilotos do grid, liderados por Sebastian Vettel) e no GP de Mônaco, o capacete de Senna acaba sendo uma das principais formas de homenagem. Foi o que aconteceu nas ruas de Monte Carlo, onde a McLaren correu com dois carros pintados nas cores do capacete de Senna na prova disputada no mês passado.

“O capacete do piloto é sua identidade dentro do carro, a maneira como ele é reconhecido nas pistas. E o do Ayrton é nosso principal ícone, simboliza a força de um legado atemporal que inspira pessoas das mais variadas idades em todo o mundo. O lançamento desta peça comemorativa com os amigos da Sid Special Paint é um momento especial para marca Senna pois reflete 45 anos de uma parceria genuína e vitoriosa”, destaca Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, empresa criada pela família do tricampeão para gerenciar as marcas vinculadas ao piloto.

Em 2015, a principal revista de esporte a motor do mundo, a inglesa Autosport, fez uma eleição para definir o capacete mais icônico de todos os tempos. E o resultado saiu como o esperado: Ayrton Senna em primeiro lugar.

Especialistas destacam que a rápida identificação do piloto com uma cor chamativa (amarelo) ajudou a consolidar tanto destaque. “Os adversários de Ayrton Senna sempre diziam que o temor deles era ver aquele capacete amarelo no retrovisor: eles sabiam que ele viria com tudo para fazer a ultrapassagem”, relembra o narrador Galvão Bueno, um dos melhores amigos de Senna e que narrou boa parte da carreira do piloto na F1.

Outro importante fator é destacado por Alan Mosca. “O Ayrton manteve o mesmo desenho por toda sua carreira, começando naquele Mundial de Kart em Portugal até sua última corrida na F1. Muitos pilotos acabam trocando detalhes da pintura, mexem por conta de patrocinadores, de corridas especiais e aí não se cria essa identidade tão forte”, diz Alan.

Ele lembra que apenas nos anos da famosa e icônica Lotus preta e dourada, com a qual Senna correu duas temporadas (1985 e 1986), houve uma leve alteração, perceptível para os mais fanáticos torcedores de Ayrton, mas que o público talvez nem perceba. “Usamos um tom mais chamativo do amarelo nestes anos, bem cítrico, para ficar mais em destaque no carro preto e dourado. Mas quando a Lotus voltou a ser amarela, voltamos para o desenho original, que aliás foi um pedido do próprio pai do Ayrton, Milton da Silva”, diz Alan.

Curiosamente, em Estoril, Senna usou o desenho pela primeira vez no Mundial de Kart e também foi lá, mas desta vez correndo no autódromo, que ele venceu pela primeira vez na F1, com a Lotus, em 1985. Seu capacete também serviu para celebrar conquistas em seu legado, como no dia em que Lewis Hamilton igualou o recorde de poles de Ayrton Senna, no GP do Canadá de 2017. A família Senna o presenteou com um capacete de Ayrton, considerado pelo britânico como “um de seus maiores troféus na vida”, como o inglês destacou naquele ano em Montreal.

Por isso, o novo lançamento do capacete especial folheado a ouro para celebrar o legado de Ayrton Senna, que completa 30 anos em 2024, é mais uma forma de eternizar este símbolo de garra, superação e determinação do tricampeão da Fórmula 1.

“Este é o capacete mais famoso do mundo e nós temos muito orgulho de ter criado este desenho. Mas se não fosse usado por um piloto com os valores de Ayrton Senna, ele talvez jamais tivesse tanta expressão. Por outro lado, este desenho foi pensado para transmitir velocidade, com as faixas saindo do olhar do piloto, passando rapidez quando você vê o carro em movimento. E Senna perpetuou essa imagem”, completa Alan.

*Rodrigo França é repórter especializado em esporte a motor desde 1997. Em 25 temporadas, cobriu mais de 1.000 corridas de F1, Indy, Le Mans, Formula E, Nascar, Stock Car e Truck, acompanhando GPs em mais de 20 países diferentes. Também é autor do livro “Ayrton Senna e a Mídia Esportiva”, apresentador do programa “Momento Velocidade” na TV Gazeta e do canal Senna TV. Em 2023, cobriu 8 GPs da F1 por Forbes Motors.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

OTHER NEWS

48 minutes ago

Este português é um protegido de Bolsonaro e o personagem da direita radical de que ninguém ouvira falar – até àquele dia

48 minutes ago

Padre Marcelo promove milagre na Dança dos Famosos

53 minutes ago

Mais estatísticas reveladas para os personagens da série Fallout

53 minutes ago

Senai abre mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

59 minutes ago

Filho empurra pai da varanda do 9.º andar após discussão

59 minutes ago

Abandonada, dona Patroa incorpora Jacutinga em Renascer

59 minutes ago

The Cost of Living in the Algarve: A Comprehensive Guide

59 minutes ago

SC Braga vence amigável em França com contributo de dois reforços

59 minutes ago

3nm da Samsung não estão mal... Estão terríveis!

1 hour ago

Idosa usa granada (ativa) como se fosse martelo durante 20 anos

1 hour ago

De saída do Sporting, Fatawu aponta o dedo a Rúben Amorim

1 hour ago

Hadad especula os alvos de Any e Lizi para a próxima formação da Zona de Risco em A Grande Conquista 2

1 hour ago

Neemias Queta assina novo contrato com os Boston Celtics

1 hour ago

Rui Patrício despede-se da AS Roma e é um jogador livre

1 hour ago

Jorge Martín mais leve em Assen após confirmação sobre futuro: ‘Tirei um peso dos ombros; Acredito a 100% no título, sou um melhor piloto’

1 hour ago

Mais estatísticas reveladas dos personagens da série Fallout

1 hour ago

Marcos Braz abre o jogo sobre futuro de Gabigol no Flamengo: 'Muito difícil'

1 hour ago

F1: Sainz quer aproveitar e lutar por pódios enquanto tem carro competitivo

1 hour ago

Coleção para fãs do Lidl está de volta e regressa com ténis Nike

1 hour ago

Caros compradores de ações da Nvidia: comprem o ETF NVDX também

1 hour ago

Ana Gomes: “Votar na União Nacional é votar contra a França”

1 hour ago

O que o Plano Real deixou de legado – e o que não entregou

1 hour ago

Erfahren Sie, wie lange es für Ihre Katze zu lange ist, allein zu Hause zu bleiben

1 hour ago

FC Arouca apresenta-se com quatro caras novas

1 hour ago

Que tal é jogar de máscara, como Mbappé? “Dá para jogar, mas incomoda. Perde-se visão periférica e parece que estás sempre a transpirar”

1 hour ago

Ucrânia anuncia desmantelamento de grupo que queria tomar o parlamento

1 hour ago

Sem coletivo nem ideias, mas com a estrelinha de Jude: golaço de Bellingham resgata Inglaterra contra a Eslováquia

1 hour ago

Principais restrições do calendário eleitoral começam em julho

1 hour ago

Inside Out 2 se torna o primeiro filme bilionário de 2024

1 hour ago

As cinco melhores performances de Morgan Freeman

1 hour ago

Vídeo: HIMARS atinge operadores de UAVs russos “Zala” e “Lancet”

1 hour ago

Entenda por que São Paulo pode não manter quarteto ofensivo, apesar de sucesso

1 hour ago

SIC vence junho e regressa à liderança mensal das audiências

1 hour ago

Fim da guerra na Ucrânia exige solução negociada entre Kiev e Moscovo? Sim, mas “muito provavelmente, já não envolverá Putin ou Zelensky”

2 hrs ago

Hoje é Dia: Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista

2 hrs ago

Toni Kroos se despede do Real Madrid com emoção: "Sinto-me estranho"

2 hrs ago

Governo talibã afegão participa em negociações organizadas pela ONU no Catar

2 hrs ago

7 sinais que podem indicar desequilíbrio hormonal

2 hrs ago

«Durante dois ou três dias não falei com ninguém, só marcava jogos»: o estádio 100 de Carlos Matos Rodrigues

2 hrs ago

Vídeo: Nico Williams não esquece as origens