Worldcoin suspensa em Portugal pela Comissão de Proteção de Dados

worldcoin suspensa em portugal pela comissão de proteção de dados

© KarstenMoran

Worldcoin é o tema do momento e acabou de ser suspensa temporariamente em Portugal.

As criptomoedas são um ativo financeiro bastante volátil e que tem criado verdadeira fortunas nos últimos anos. Bitcoin, a mais famosa e a primeira criptomoeda, está neste momento acima dos 70 mil dólares. Algo que há uns anos parecia apenas uma alucinação, afinal concretizou-se. As criptomoedas são agora algo gigante, com milhares de projetos diferentes, com objetivos e regras diferentes, e que estão a ser levantadas em termos de valorização pelos novos ETFs sendo o caso mais conhecido o da BlackRock, com valores gigantescos de dinheiro a entrar neste ativo.

Mas o tema do momento dentro deste universo é a Worldcoin, e não só porque o seu criador é Sam Altman, um dos fundadores da OpenAI e do ChatGPT, mas também porque podemos ver em vários centros comerciais as pessoas a registarem a sua íris para se inscreverem na aplicação e começarem a ganhar esta criptomoeda semanalmente (podem inscrever-se sem leitura da íris, mas não recebem as moedas até o fazerem). Neste momento já 300 mil pessoas fizeram a leitura da sua íris nas Orbs espalhadas por vários centros comerciais em Portugal.

No entanto, e apenas umas semanas depois de Espanha ter suspendido a Worldcoin no seu país (a parte da recolha dos dados da íris, obviamente), foi agora a vez de Portugal. Em comunicado oficial, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, para já apenas por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o direito à proteção de dados pessoais, especialmente de menores.

CNPD explicou ainda que a empresa Worldcoin Foundation já foi informada desta suspensão temporária, que decorre até que seja concluída a averiguação e emitida a decisão final sobre a matéria.

Resta agora esperar pelos resultados das auditorias, para se saber se todo o processo é legal e se realmente os dados da íris são apagados após o registo, tal como indica a Worldcoin Foundation. A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) ordenou no início do mês a suspensão da atividade da empresa. A AEPD tinha anunciado em 20 de fevereiro a abertura de uma investigação à atividade da empresa na sequência de quatro queixas que tinha recebido. Na altura, a Worldcoin acusou a AEPD, de “contornar a lei” da União Europeia e divulgar “afirmações imprecisas e equivocadas” sobre a sua tecnologia.

Mas afinal o que está por detrás disto tudo? Nestas últimas semanas o tema esteve quente nos media, e em muitos casos com informações bastante erradas. O que faz? Que dados guarda? Qual o objetivo? Será considerada ilegal e proibida?

No vídeo de hoje, explicamos o que é afinal esta rede e criptomoeda e tentamos responder a todas as perguntas realmente importantes. Se tens dúvidas, então o vídeo a seguir é para ti.

VIDEO | WORLDCOIN, DEVEMOS SCANAR A NOSSA ÍRIS?

Autor: Luís Pinto

LÊ TAMBÉM:

Disney+ | Catálogo completo de Portugal

MB Way recebe finalmente funcionalidade muito desejada

As melhores séries e filmes para ver no Streaming esta semana

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World