Windows 11 recebe Super Resolução automática para os jogos

microsoft, windows, microsoft, windows 11 recebe super resolução automática para os jogos

Uma das principais características do Windows 11 24H2 é o facto de apresentar a opção “Super Resolução”, que se baseia no DirectSR. Durante o evento Game Developers Conference (GDC 2024), a Microsoft partilhou algumas informações interessantes sobre a forma como o DirectSR permite aos programadores de jogos melhorar facilmente a qualidade dos jogos. Windows 11 […]

Uma das principais características do Windows 11 24H2 é o facto de apresentar a opção “Super Resolução”, que se baseia no DirectSR. Durante o evento Game Developers Conference (GDC 2024), a Microsoft partilhou algumas informações interessantes sobre a forma como o DirectSR permite aos programadores de jogos melhorar facilmente a qualidade dos jogos.

Windows 11 recebe Super Resolução automática para os jogos

Os criadores de jogos apresentam frequentemente determinados elementos, como reflexos ou sombras, a resoluções mais baixas e, em seguida, aumentam-nas para satisfazer as exigências dos ecrãs de alta resolução. A super-resolução é útil para melhorar os gráficos dos jogos, de modo a que tenham um bom aspeto em dispositivos com ecrãs de alta resolução.

microsoft, windows, microsoft, windows 11 recebe super resolução automática para os jogos

A super-resolução não é uma tecnologia nova. No entanto a sua implementação em todos os jogos é difícil para os programadores, especialmente os que têm orçamentos baixos. Isto deve-se ao facto de os programadores terem de testar códigos de shader separados para diferentes tecnologias de aumento de resolução.

A solução da Microsoft com o DirectSR é facilitar aos programadores o suporte de várias tecnologias de upscaling sem terem de testar o seu código para várias tecnologias de upscaling, como DLSS, FSR e XeSS. Ou pode ser suportada qualquer outra tecnologia, incluindo as que dependem da NPU.

Por exemplo, anteriormente, os programadores de jogos tinham de testar os seus jogos com cada fornecedor que oferecia super-resolução. No entanto, agora a Microsoft encaminha todos os dados para o upscale. A API da empresa encaminha variáveis, parâmetros ou outras informações para todos os upscaler (DLSS, FSR, etc.).

microsoft, windows, microsoft, windows 11 recebe super resolução automática para os jogos

O processamento dos dados necessários, que anteriormente era efectuado pelos programadores, é agora efectuado pela Microsoft utilizando o DirectSR.

Entretanto há outro elemento interessante. Nas versões anteriores do Windows 11 24H2, há uma menção a uma nova função chamada ‘Super-resolução automática’ (Auto SR), que usa o poder da IA para permitir que jogue com detalhes melhorados.

Esta funcionalidade baseia-se no DirectSR, permitindo que o Windows redimensione automaticamente os gráficos dos jogos suportados, em vez de alternar as definições nos jogos.

A Super Resolução Automática no Windows 11 só funciona com jogos. Entretanto não está limitada a dispositivos com NPU, uma vez que o DirectSR também funciona com GPUs.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World