Ministro da Defesa ucraniano lamenta que metade dos compromissos "não são cumpridos a tempo"

O exército ucraniano tem cada vez menos armas e munições. Confronta-se, por isso, com uma situação extremamente difícil na frente da guerra, depois de ter perdido a cidade-fortaleza de Avdiivka para as forças russas.

Ministro da Defesa ucraniano lamenta que metade dos compromissos “não são cumpridos a tempo”

Metade das armas prometidas à Ucrânia pelos aliados ocidentais estão a ser entregues com atraso, disse este domingo o ministro da Defesa ucraniano, Roustem Umerov.

“Atualmente, um compromisso não é sinónimo de entrega, 50% [destes] compromissos não são cumpridos a tempo. [Por causa destes atrasos] estamos a perder pessoas e territórios”, afirmou o governante durante um fórum dedicado ao segundo aniversário da invasão russa da Ucrânia.

O exército ucraniano, confrontado com uma situação extremamente difícil na frente, acaba de se retirar da cidade-fortaleza de Avdivka (Leste), após meses de duros combates, alegando falta de homens e munições.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou repetidamente aos aliados ocidentais nos últimos dias para que entreguem ajuda militar “a tempo”.

Zelensky pediu, em particular, munições, mais sistemas de defesa aérea e aviões de combate.

“Sabem muito bem o que precisamos para proteger os nossos céus, para fortalecer nosso exército terrestre, o que precisamos para sustentar e continuar nosso sucesso no mar, sabem muito bem que precisamos disso a tempo, e contamos convosco,” disse Zelensky no sábado durante uma reunião virtual do G7.

O presidente ucraniano também estimou que os atrasos nas entregas de armas contribuíram para o fracasso da contra-ofensiva de Kiev no verão de 2023.

“No ano passado, durante a contra-ofensiva, tivemos muitas coisas muito úteis, muitas coisas muito importantes, mas nem todas chegaram a tempo”, disse.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World