Não foi só azeri...

não foi só azeri...

Não foi só azeri…

O SC Braga está com a vida muito difícil na Liga Europa. A equipa arsenalista sofreu uma das mais humilhantes derrotas europeias da sua história, tendo sido goleada, esta quinta-feira, pelo Qarabag. Na Pedreira, a formação do Azerbaijão venceu por 2-4 – isso mesmo – e deixou tudo muito bem encaminhado para uma primeira presença nos oitavos de final de uma prova europeia.

A equipa da casa teve uma primeira parte com maior iniciativa, mas com algumas falhas na definição – e um erro individual no golo adversário –  que impediram o melhor seguimento para vários lances. Ainda assim, nada fazia prever uma segunda metade onde os minhotos perderam completamente o norte. O descontrolo foi tamanho que o Qarabag desferiu três golpes num quarto de hora. E não se pode dizer que tinha sido apenas mero azeri dos bracarenses.

Faltou definição

Um SC Braga mandão tomou conta dos primeiros minutos no que diz respeito à posse de bola. O Qarabag, com menos bola do que está habituado, por força da maior exigência do desafio, mostrou-se ainda assim corajoso. Os forasteiros, no seu habitual 4x2x3x1, apresentaram uma linha defensiva alta e poderio na transição rápida. Dotados de qualidade técnica, Benzia, Juninho e sobretudo Zoubir emprestaram muita qualidade ao jogo da equipa sempre que a mesma foi capaz de lhes levar o jogo.

Fiéis aos seus ideais, os visitantes incluíram muito os laterais na manobra ofensiva e boa parte das aproximações perigosas que conseguiram à baliza de Matheus tiveram a participação de Matheus Silva ou Cafarquliyev. Foi este último, de resto, que conseguiu arrancar uma grande penalidade a Víctor Gómez, aos 20 minutos. Da marca dos onze metros, Marko Jankovic colocou a turma forasteira em vantagem.

não foi só azeri...
@Kapta+

Os bracarenses estavam a ser a melhor equipa até então, descobrindo espaços nas costas do duplo pivot contrário – Júlio Romão e Marko Jankovic – para colocar o regressado Simon Banza em jogo, muitas das vezes a servir quase como um pivot no futsal, jogando de frente para os médios. A dificuldade da equipa minhota nunca foi na busca dos espaços que queria, mas na fase seguinte, a de definição. Apesar de um par de finalizações terem sido conseguidas, Lunev resolveu sem grandes dificuldades.

Depois do golo sofrido, a equipa de Artur Jorge passou por um período de maior ansiedade, com muitos erros e uma consequente quebra no rendimento. Artur Jorge pediu calma e a equipa correspondeu, voltando a assumir o controlo na reta final da primeira metade. O Qarabag, satisfeito com o resultado, acautelou-se e a presença no último terço foi cada vez mais reduzida até ao intervalo.

Os homens de Gurban Gurbanov já se preparavam para sair em vantagem para o descanso, quando o SC Braga chegou ao empate, numa recarga de Banza em lance de bola parada. O golo em cima do intervalo podia ser altamente galvanizador para os arsenalistas e combustível para uma entrada forte na segunda parte, mas foi o Qarabag a entrar melhor e a tirar proveito disso para voltar de imediato à vantagem, por intermédio de Zoubir.

Um jogo totalmente diferente

Logo após o golo, Artur Jorge lançou Roger Fernandes e retirou de campo um muito apagado Álvaro Djaló. A substituição não deu, porém, nada de novo à equipa e o coletivo arsenalista entrou numa espiral que levou a uma tragédia de todo o tamanho.

não foi só azeri...
@Kapta+

No momento em que o vídeo-árbitro (VAR) validou o 1-2, o jogo mudou completamente. A ansiedade na equipa bracarense voltou a sentir-se, desta vez mais do que nunca, e o descontrolo emocional do SC Braga foi evidente. Perdida, a equipa rapidamente passou a estado de choque quando sofreu mais dois golos de rajada, por intermédio de Juninho (66′) e Zoubir (69′). Um balde de água absolutamente gelada e que despoletou muita contestação dos adeptos: lenços brancos foram exibidos, assobios e cânticos menos simpáticos para a equipa saíram das gargantas dos adeptos.

As mexidas pouco ou nada acrescentaram. O SC Braga ainda tentou minimizar os estragos, até mais com o coração, mas o Qarabag esteve sempre confortável e Lunev não teve trabalho durante toda a segunda parte. A exceção surgiu já em cima do minuto 90, com uma grande penalidade que João Moutinho converteu no 2-4. O dano, porém, já estava feito e os Gverreiros do Minho chegam ao intervalo da eliminatória nos cuidados intensivos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World