PS e AD apontam nos programas a negociações com polícias sobre o suplemento de missão

ps e ad apontam nos programas a negociações com polícias sobre o suplemento de missão

ESTELA SILVA/LUSA

Lisboa, 14 fev 2024 (Lusa) – O PS e a AD inscreveram nos programas eleitorais as negociações para a “valorização” de forças e serviços de segurança, enquanto quase todos os outros partidos propõem diretamente a equiparação ao suplemento de missão atribuído à Polícia Judiciária (PJ).

A questão do suplemento de missão para a PJ, que em alguns casos representou um aumento de cerca de 700 euros mensais, esteve na base dos protestos dos profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) que se verificam há mais de um mês. Os representantes de sindicatos e associações vincaram a existência de uma diferença de tratamento e o tema levou à realização de reuniões com alguns líderes partidários.

No programa eleitoral apresentado no último fim de semana, o PS comprometeu-se a “desencadear negociações imediatas com as associações sindicais e profissionais representativas das forças de segurança no âmbito de um plano concertado de revisão das carreiras, com vista à valorização salarial e ao reforço da dignidade da condição policial, em especial para as funções que comportam risco e penosidade, por forma a garantir um tratamento equitativo entre funções e atividades semelhantes”.

Já o programa da Aliança Democrática (AD) – que junta PSD, CDS e Partido Popular Monárquico – prevê “encetar, com caráter prioritário, um processo de valorização profissional e remuneratória dos homens e mulheres que servem nas forças e serviços de segurança”, além da intenção de dar maior atratividade às carreiras das forças de segurança, com enfoque na “revisão remuneratória”.

Com exceção do PAN, que ainda não apresentou o seu programa, e da Iniciativa Liberal (IL), que é mais omissa sobre esta matéria específica e contempla apenas a “consolidação gradual das componentes remuneratórias das forças de segurança, transferindo-as para o vencimento base”, os restantes partidos estão unidos no reconhecimento da necessidade de equiparar para a PSP e a GNR o suplemento de missão que foi atribuído pelo Governo à PJ no final de 2023, mas com retroativos de janeiro.

“Equiparar o suplemento de risco entre as várias forças de segurança, tendo por referência o suplemento de missão auferido pela Polícia Judiciária, e aplicá-lo também à PSP e à GNR”, advoga o Chega no seu programa eleitoral, no qual inscreve também o reconhecimento a estes profissionais do “direito à filiação partidária, bem como o direito à greve”.

A CDU, que preconiza também “um adequado regime de direito à greve, assegurando o direito à negociação”, aponta à “valorização salarial dos profissionais e devido reconhecimento do risco” e à “equiparação entre todas as forças do valor de suplemento de missão”.

Já o Bloco de Esquerda propõe “aumentar o valor pago a título de subsídio de risco à PSP e à GNR, equiparando-o ao valor pago aos profissionais da Polícia Judiciária”.

Por último, o Livre defende a revisão dos salários, das carreiras e das condições laborais no setor, “igualando o suplemento por serviço e risco nas forças de segurança da PSP e GNR ao suplemento de missão da PJ”.

Além de manifestações em diversas cidades nas últimas semanas, foi registado um número elevado de baixas médicas de polícias, que, apesar de a plataforma que junta 11 sindicatos e associações de PSP e GNR não assumir que sejam uma forma de protesto, ditaram o adiamento de jogos das I e II Ligas de futebol por falta de policiamento.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça. A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

JGO // CMP

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World