Israel: Hamas lança inquérito para apurar mortos e desaparecidos em Gaza

O mais recente balanço, publicado este sábado, eleva para 24.927 o número de pessoas mortas pelos bombardeamentos israelitas no enclave desde o início do conflito, em 7 de outubro.

israel: hamas lança inquérito para apurar mortos e desaparecidos em gaza

Israel: Hamas lança inquérito para apurar mortos e desaparecidos em Gaza

O Ministério da Saúde na Faixa de Gaza, controlado pelo movimento islamita Hamas, lançou este sábado um inquérito na Internet para compilar uma base de dados sobre os mortos e desaparecidos em consequência da ofensiva militar israelita no enclave palestiniano.

O ministério sublinhou que o número diário de mortos que publica inclui apenas os casos confirmados, principalmente nos hospitais, mas recorda que “as circunstâncias atuais provocadas pela brutal agressão israelita” tornam impossível recuperar muitos dos cadáveres deixados sob os escombros dos edifícios bombardeados, além de também não incluir os desaparecidos.

“O Ministério da Saúde apela aos familiares das pessoas desaparecidas e dos mártires da Faixa de Gaza para que registem os nomes dos mártires e das pessoas desaparecidas”, declarou o porta-voz do Ministério da Saúde, Ashraf al-Qudra.

O mais recente balanço, publicado este sábado, eleva para 24.927 o número de pessoas mortas pelos bombardeamentos israelitas no enclave desde o início do conflito, em 7 de outubro.

Para além dos mortos, 62.388 pessoas ficaram feridas desde o início dos bombardeamentos, segundo os dados publicados hoje na sua página do Facebook.

O novo balanço é o resultado da adição de mais 165 mortos e 280 feridos durante os bombardeamentos israelitas nas últimas 24 horas em várias partes do enclave.

O conflito em curso entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que desde 2007 controla a Faixa de Gaza, foi desencadeado pelo ataque do movimento islamita em território israelita em 7 de outubro. Nesse dia, 1.140 pessoas foram mortas, na sua maioria civis mas também perto de 400 militares, segundo os últimos números oficiais israelitas.

Cerca de 240 civis e militares foram sequestrados, com Israel a indicar que 127 permanecem no enclave.Em retaliação, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, bombardeia desde então a Faixa de Gaza.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World