"Seria um suicídio para a Transnístria": há um "aviso" para um "acontecimento de grande impacto" que pode "internacionalizar o conflito" com a Rússia

Transnístria (AP)

O Instituto para o Estudo da Guerra emitiu, no passado dia 22 de fevereiro, um aviso para “um acontecimento de grande impacto” na Transnístria, que pode, em última instância, “alargar o conflito” entre a Rússia e a Ucrânia à Moldova e levar ao envolvimento da NATO na região.

Em causa está um alegado referendo sobre a anexação da Transnístria à Rússia, que, segundo o Instituto para o Estudo da Guerra, poderá ser anunciado esta quarta-feira, no âmbito do Congresso dos Deputados da Transnístria, a decorrer em Tiraspol, num evento que, segundo aquele instituto, “raramente” acontece e que não estava previsto na agenda.

O comunicado do Instituto para o Estudo da Guerra é vago e pouco claro, enunciando como “pretexto” para a convocação do referendo a “alegada necessidade de proteger os cidadãos e ‘compatriotas’ russos” que vivem naquela região separatista pró-russa, situada entre a Moldova e a Ucrânia, “das ameaças da Moldova ou da NATO ou de ambas”.

Localização da Transnístria no mapa europeu (CNN)

Mas o comunicado vai mais longe, advertindo que Vladimir Putin “poderá, na mais perigosa das hipóteses, declarar a anexação da Transnístria pela Rússia durante o seu discurso na Assembleia Federal Russa, prevista para o dia 29 de fevereiro”, precisamente o dia seguinte ao referido Congresso dos Deputados.

O think tank norte-americano faz este aviso, para logo a seguir fazer uma ressalva, admitindo que “parece pouco provável” que Vladimir Putin possa vir a declarar isso mesmo. “O mais provável é que Putin se congratule com qualquer que seja a decisão do Congresso de Deputados da Transnístria”, refere-se no mesmo comunicado.

“O Instituto para o Estudo da Guerra apresenta esta avaliação como um aviso para um acontecimento de grande impacto de probabilidade indeterminada”, acrescenta-se.

Os analistas têm levantado várias dúvidas sobre este aviso, questionando quais os fundamentos do think tank para emitir este comunicado, que não apresenta factos que o sustentem. Tanto que o chefe dos serviços secretos da Ucrânia, Kyrylo Budanov, já veio a público deixar claro que “ninguém se irá juntar à Federação Russa em 28 de fevereiro”.

No comunicado, o Instituto para o Estudo da Guerra destaca a pertinência deste Congresso dos Deputados, tendo em conta que o último aconteceu em março de 2006, tendo sido precisamente nessa ocasião que se decidiu realizar o referendo sobre a independência da Transnístria da Moldova, e que veio a decorrer mais tarde nesse ano. Além da soberania da Transnístria em relação à Moldova, esse referendo incluía uma questão sobre uma futura integração daquela região separatista pró-russa na Federação Russa, no âmbito de um acordo político por associação. À luz da realidade portuguesa, ao abrigo desse acordo, a Transnístria “seria uma espécie de Região Autónoma dos Açores ou da Madeira da Federação Russa”, compara Tiago André Lopes, explicando que não se tratava de uma “anexação” per se, mas sim “uma partilha de competências”, com a Rússia, à semelhança da Bielorrússia.

Os resultados do referendo mostraram que 97% das pessoas estavam a favor da independência da Transnístria e de uma associação a Moscovo.

É neste contexto que Tiago André Lopes duvida da convocação de um novo referendo sobre a anexação da Transnístria à Rússia. “Se a Rússia quisesse entrar na Moldova, já tem um instrumento de 2006 para esse efeito, não precisa de o repetir”, diz.

Mas, mesmo com esse referendo, realizado há 18 anos, o professor de Relações Internacionais duvida que o Kremlin avance nesse sentido, sobretudo agora, no decurso da invasão da Ucrânia. “Mesmo que a guerra [na Ucrânia] agora esteja a correr marginalmente bem à Rússia, está muito longe de estar ganha. Não estou a ver a Rússia a partir agora em mais uma frente para entrar na Moldova”, argumenta Tiago André Lopes.

O major-general Agostinho Costa diz mesmo que “seria um suicídio para a Transnístria” avançar com um referendo sobre a anexação à Federação Russa, “porque daria um argumento à Moldova para entrar na Transnístria e, se necessário, pedir apoio à Ucrânia” para o fazer. Ora, “um território que tem uma profundidade de escassos quilómetros [com uma área de 4.163 quilómetros quadrados] não resistiria um dia se fosse atacado pelos dois lados”, diz o especialista em estratégia militar, que lembra que a Transnístria tem um contingente militar russo de cerca de 1.500 soldados – as chamadas forças de “manutenção de paz”, mas que, segundo o major-general, “estão ali para manter o status quo” do Kremlin.

Portanto, continua o major-general, “qualquer ação” na Transnístria “consubstancia uma escalada” do conflito em curso na Ucrânia, uma vez que implica “o envolvimento da Moldova”, o que iria “internacionalizar o conflito”, correndo-se o “risco de uma intervenção da NATO”.

“Seria uma provocação autêntica para a Moldova. Seria completamente contracorrente e absolutamente irracional”, reforça o major-general Agostinho Costa.

Neste contexto, o professor Tiago André Lopes, questiona então qual “o interesse” por detrás deste aviso e “porquê agora”. “A razão é muito simples”, responde. “O estudo bate com a argumentação do espectro de uma guerra contínua e de uma Rússia transformada quase numa ‘Alemanha nazi’, ou seja, a avançar por países adentro. Parece estar a tentar dar a ideia de que isso de facto vai acontecer, ou seja, de que há um grande plano russo para engolir a Moldova”, teoriza, acrescentando: “Não quer dizer que não aconteça, mas não há indicadores sustentados.”

“Esta informação vem de uma fonte norte-americana para criar alarmismo e disrupção e para justificar que os Estados europeus continuem a apoiar o esforço de guerra da Ucrânia”, sintetiza Tiago André Lopes.

Confrontado com este aviso, o governo da Transnístria garante que “não há motivos para acreditar que a situação na região possa deteriorar-se”. “O gabinete de políticas de reintegração acompanha cuidadosamente a situação na região da Transnístria, estando em contacto com permanente com a Missão da OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] e outros parceiros internacionais. Com base nas informações de que dispomos, não há motivos para acreditar que a situação na região possa deteriorar-se”, declarou o governo da região separatista, citado pela Rádio França Internacional (RFI).

Situada no leste da Moldova, a Transnístria é uma região separatista prór-russa, com cerca de 470 mil habitantes, que declarou a independência da Moldova em 1990. Internacionalmente, porém, nenhum Estado-membro das Nações Unidas reconhece a soberania da região, considerando-a parte da Moldova, um antigo Estado soviético que tem vindo a aproximar-se cada vez mais dos ideais ocidentais. A presidente da Moldova, Maia Sandu, tem vindo a trabalhar na adesão do país à União Europeia (UE) – um cenário cada vez mais próximo de se concretizar, tendo em conta que em dezembro passado, o Conselho Europeu decidiu abrir as negociações formais de adesão à UE com a Ucrânia e com a Moldova.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World