Venezuela acusa EUA de não cumprir acordos com Caracas

venezuela acusa eua de não cumprir acordos com caracas

O governo do presidente Nicolás Maduro acusou os Estados Unidos de não cumprirem os acordos assinados entre Caracas e Washington ao revogar o alívio das sanções contra o setor petrolífero e do gás da Venezuela.

“Essas sanções nunca deviam ter sido impostas por ilegais, ilegítimas e contrárias ao direito internacional (…) Nós respeitamos a nossa palavra e jamais toleraremos ultimatos. Temos de ver quem cumpriu e quem não cumpriu a palavra e o compromisso”, disse, na quarta-feira, o chefe da delegação que representa o governo venezuelano nas negociações com a oposição e com os EUA.

Numa conferência de imprensa em Caracas, Jorge Rodríguez explicou que, no ano passado, houve negociações entre Caracas e Washington, em Doha, Milão e no México, a pedido dos EUA, para abordar temas “em matéria energética, política, diplomática e de migrações”.

Essas reuniões levaram à assinatura de dois memorandos de entendimento, um deles sobre as intenções de ambos países em normalizar as relações diplomáticas, disse.

Rodríguez afirmou que Caracas cumpriu os pontos assinados, mas os mesmos não foram cumpridos pelos EUA, que demoraram a emissão de licenças para facilitar o pagamento da dívida da Petrocaribe, do Haiti, do Belize e da República Dominicana à Venezuela.

Por outro lado, explicou que Caracas cumpriu o Acordo de Barbados, assinado com a Plataforma Unitária Democrática da oposição, incluindo a convocatória de eleições presidenciais para o segundo semestre deste ano.

“Uma vez que os EUA viraram as costas ao povo da Venezuela, o nosso convite é que o povo da Venezuela levante a voz contra as sanções, contra quem pediu as sanções”, disse.

O departamento do Tesouro dos EUA revogou na quarta-feira o alívio de sanções contra a Venezuela, no setor petrolífero e do gás, dando até 31 de maio às empresas para liquidar todas as transações com a empresa estatal Petróleos da Venezuela.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World