Veneza começa a multar os turistas que não pagam a entrada no centro histórico

veneza começa a multar os turistas que não pagam a entrada no centro histórico

Um porteiro transporta bagagens de turistas fora da principal estação ferroviária de Veneza, Itália, quarta-feira, 24 de abril de 2024

A partir deste ano, os turistas terão de pagar para entrar no centro histórico de Venza, uma medida introduzida pelas autoridades para travar o excesso de turismo. A taxa em vigor em 29 dias entre abril e julho.

“Precisamos de encontrar um equilíbrio, um novo equilíbrio entre os turistas e os residentes”, disse a conselheira municipal para o turismo, Simone Venturini. “Precisamos de salvaguardar os espaços dos residentes, claro, e precisamos de desencorajar a chegada de turistas em determinados dias”.

As autoridades evitaram chamar à taxa um imposto e minimizaram a possibilidade de esperas para entrar na cidade, sublinhando que não haverá torniquetes ou barreiras físicas.

Há muito que Veneza sofre com a pressão do excesso de turismo, mas as autoridades dizem que as estimativas anteriores à pandemia, que variavam entre 25 milhões e 30 milhões de visitantes por ano, não são fiáveis e que o projeto-piloto também visa apresentar números mais exatos.

Mas alguns habitantes locais não estão convencidos de que a taxa de entrada ou as multas associadas tenham um impacto real na cidade.

“É preciso esclarecer para onde vão todas estas receitas”, diz Nicola Ussardi, residente em Veneza. “Deviam reparar os milhares de casas abandonadas da cidade. No entanto, é pouco provável que isso aconteça. Em vez disso, os residentes continuam a ir embora, a cidade está a esvaziar-se e a única coisa que estamos a fazer é a impulsionar o turismo”, acrescentou.

No âmbito do projeto-piloto, os visitantes que chegarem às principais estações de comboios e de autocarros serão recebidos por assistentes que lhes recordarão a nova obrigação e ajudarão quem ainda não tiver descarregado o código QR.

Serão instalados pontos de pagamento para quem não tiver um smartphone.

As autoridades sublinharam que o programa tem como objetivo reduzir as multidões nos dias de ponta, incentivar visitas mais longas e melhorar a qualidade de vida dos residentes.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World