Vão ser investidos 22 milhões de euros para reabilitar e reforçar a Ponte Marechal Carmona

vão ser investidos 22 milhões de euros para reabilitar e reforçar a ponte marechal carmona

Ponte Marechal Carmona

A concretização deste investimento irá assegurar a reabilitação e reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, inaugurada em 1951.

A Infraestruturas de Portugal publicou esta semana em Diário da República o Concurso Público para a empreitada de reabilitação e reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona sobre o Rio Tejo, localizada na EN10 em Vila Franca de Xira.

Esta obra permitirá prolongar não só a vida útil da Ponte Marechal Carmona, inaugurada em 1951, como aumentar os níveis de capacidade e segurança estrutural, adequando às exigências regulamentares atualmente em vigor, nomeadamente, em relação à resistência de ação sísmica.

Estes são os trabalhos a executar:

  • Reforço dos pilares da ponte, junto à base;
  • Substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico;
  • Substituição das juntas de dilatação do tabuleiro, para acomodar os deslocamentos sísmicos;
  • Introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais;
  • Reparação de zonas danificadas do betão;
  • melhorias dos sistemas de recolha e drenagem da água nas juntas de dilatação do tabuleiro;
  • Execução de impermeabilização e repavimentação do tabuleiro;
  • Proteção geral e tratamento local das estruturas metálicas.

O custo desta empreitada, que visa a reabilitação geral, incluindo o tabuleiro rodoviário, e o reforço da segurança estrutural da ponte à ação sísmica, é de 22 milhões de euros.

Foto: Infraestruturas de Portugal

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World