UTAO diz ser "impossível" avaliar em15 dias impacto orçamental das propostas sobre IRS

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Lisboa, 10 mai 2024 (Lusa) – A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) diz ser “uma missão impossível” avaliar até dia 23 o impacto orçamental das propostas relativas à redução do IRS, conforme solicitado pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP).

“[…] com todo o respeito para com os membros da COFAP, a UTAO conclui estar perante uma missão impossível de concretizar”, afirma o coordenador daquela unidade técnica, Rui Baleiras, numa carta enviada aos deputados, apontando como motivos o prazo definido, a falta de meios informativos e os custos de oportunidade.

Segundo a UTAO, “um exercício de previsão orçamental profissionalmente sério sobre apenas qualquer uma das propostas legislativas não cabe em 15 dias consecutivos de trabalho (fins de semana incluídos)”, sendo que, neste caso, estão em causa sete iniciativas legislativas propondo alterações a vários artigos do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).

Assim, argumenta, mesmo que aquela unidade “parasse toda a demais produção e dedicasse plenamente os cinco recursos humanos a este trabalho (quatro analistas e o coordenador) durante 15 dias consecutivos, nunca seria capaz de entregar uma avaliação técnica suficientemente rigorosa para não induzir em erro as discussões políticas das iniciativas legislativas em sede de comissão ou plenário”.

Outro dos motivos avançados é a carência de meios informativos necessários à avaliação, já que “os cálculos exigem microdados da campanha de IRS mais recente” e “a UTAO não dispõe de acesso às bases de microdados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)”.

Adicionalmente, “mesmo que se conseguisse aceder a ela, a desatualização da mesma face a tantas alterações legais entretanto produzidas tornaria inútil a própria base de dados”.

Finalmente, a UTAO aponta os custos de oportunidade para justificar a impossibilidade de responder à solicitação dos deputados, sustentando que os recursos humanos de que dispõe “são escassos e as suas responsabilidades grandes e diversas”.

“Mesmo que as restrições de tempo e meios informativos não existissem, a UTAO teria de confrontar o poder político parlamentar com a produção que deixaria de existir para deslocar toda a capacidade instalada para realizar este estudo avulso, não previsto no seu plano de atividades”, salienta.

Desde logo, concretiza, a “afetação integral da capacidade instalada” da unidade para executar o estudo pedido pela COFAP “iria impedir a publicação da análise à execução orçamental do primeiro trimestre de 2024 em contabilidade pública e adiar, ainda mais, o fecho do estudo avulso, também solicitado pela 5.ª Comissão permanente, sobre progressões remuneratórias dos docentes do ensino não-superior e dos trabalhadores das demais carreiras profissionais”.

Rui Baleiras termina a carta recordando que, num relatório datado de março de 2022, a UTAO propôs uma reforma dos estatutos da unidade que passaria, por exemplo, a permitir a constituição de “um pequeno grupo permanente” de três ou quatro analistas “dedicado a estudos avulsos, com flexibilidade e formação adequadas para assessorar a COF/COFAP em matéria de análise positiva e estatística de efeitos económico-orçamentais de medidas de política fiscal”.

“Sem a criação dessas condições institucionais e a compreensão pelo poder político de que os estudos de suporte técnico precisam de tempo para poderem ser úteis à decisão política, irão repetir-se no futuro estas situações desagradáveis de ‘missões impossíveis’”, avisa.

“Apelo, por isso, a que seja possível um diálogo nos próximos meses entre a COFAP e a UTAO para levarmos a bom porto a reforma da UTAO”, acrescenta o coordenador.

Em causa estão as propostas aprovadas na generalidade do PS, BE e PCP sobre o IRS e os requerimentos para que a proposta do Governo, do Chega e da IL baixassem à especialidade sem votação.

A proposta do Governo prevê uma redução adicional entre 0,25 e 3 pontos percentuais nas taxas que incidem do 1.º ao 8.º escalões de rendimento, com a maior descida (3 pontos percentuais) a incidir sobre o 6.º escalão. No 9.º escalão, a taxa mantém-se sem alterações.

O projeto do PS defende reduções mais acentuadas das taxas do IRS sobre os escalões de rendimento mais baixos (entre 1.000 e 2.500 euros brutos mensais), enquanto o do BE o aumento do valor das deduções específicas (sobre trabalho e pensões) e da dedução dos encargos com imóveis para os 360 euros, bem como a eliminação da norma que impede as pessoas com empréstimo à habitação contraído após 2011 de beneficiarem desta dedução.

Já a do PCP insiste na obrigatoriedade do englobamento dos rendimentos sujeitos a taxas especiais e liberatórias, como rendas, mais-valias ou juros, para quem está no patamar cimeiro dos escalões, propondo ainda a subida da dedução específica e a sua atualização em função do IAS, a redução das taxas que incidem sobre os dois primeiros escalões e o agravamento das que incidem sobre os escalões de rendimento mais levado. É ainda criado um novo para rendimentos acima de 250 mil euros por ano, com uma taxa de 56%.

O projeto do Chega, por seu lado, propõe uma redução mais substancial das taxas do imposto até ao 8.º escalão – deixando apenas inalterada a do 9.º, que corresponde ao escalão de rendimento mais elevado, enquanto o da IL propõe o aumento a dedução específica, a redução das taxas do imposto (considerando apenas dois patamares) e fixa o mínimo de existência no valor equivalente a 14 salários mínimos nacionais ao valor atual (820 euros).

PD (AAT/LT) // CSJ

Lusa/Fim

OTHER NEWS

18 minutes ago

Troye Sivan doesn't look like this anymore! Singer reveals absolutely shocking transformation

18 minutes ago

Marjorie Taylor Greene absolutely loses it at claims she 'worships convicted felon Trump', claims Democrats are still worshiping George Floyd and says Dr. Fauci 'belongs in prison'

18 minutes ago

Chennedy Carter's own coach criticizes her foul on Caitlin Clark and says it's 'not appropriate' after holding talks with Chicago Sky star

18 minutes ago

Moment woman who 'stole' jacket claims that she is the victim after being confronted by Santa Monica boutique manager

18 minutes ago

How the FBI took down the world's largest zombie 'botnet'

18 minutes ago

Munster rule out moving URC knockout games from Thomond Park to Páirc Uí Chaoimh

18 minutes ago

Drivers face lack of affordable used electric cars – study

18 minutes ago

World stocks up as investors eye ECB rate cut

18 minutes ago

Richard Linklater Developing Film ‘Blue Moon’ On Famed American Songwriters Richard Rodgers & Lorenz Hart, Their Parting Of Ways

18 minutes ago

Blast from the past: Calgary time capsule opened after 50 years

18 minutes ago

More electric SUVs, fewer sedans: What this luxury brand has planned

18 minutes ago

Paul Sullivan: A bad look for the Chicago Sky over a cheap shot — and not a lot of talk — against Caitlin Clark

18 minutes ago

‘EVMs Fine When They Win, Rigged If They Lose’: Inside Details Of BJP’s Plan To Counter Congress, AAP Narrative

18 minutes ago

England star 'stitched up' by team-mates in training and demands 'get that camera away'

18 minutes ago

Eberechi Eze and Cole Palmer press England claims as Bosnia beaten - 5 talking points

18 minutes ago

Man Utd fans point out Erik ten Hag's 'massive mistake' during Champions League final

23 minutes ago

Kris Jenner remembers the last words friend Nicole Brown Simpson told her

23 minutes ago

Eze, Palmer make strong cases for inclusion in Southgate's Euro squad

23 minutes ago

Murder in Spain: Audrey Fang’s suspected killer named as beneficiary of her CPF savings

23 minutes ago

Are automatic driving tests easier to pass? Here's what the data says

23 minutes ago

Marjorie Taylor Greene Reprimanded by Republican During Hearing

23 minutes ago

Where the Connecticut Sun's 8-0 start ranks among best in WNBA history

23 minutes ago

Private Credit Gets Harsh Wake-Up Call About Deal Safety

23 minutes ago

Harry Kane names the player he wants Gareth Southgate to take to Euro 2024

23 minutes ago

What Does Justin Jefferson’s New Deal Mean for Ja’Marr Chase, Bengals?

23 minutes ago

F1 2024 split confirmed as rivals adopt Red Bull suspension trick – F1 news round-up

23 minutes ago

The Kansas Supreme Court has ruled that voting is not a fundamental right. What's next for voters?

23 minutes ago

Video: Football pays tribute to Rob Burrow: England fans hold minute's applause for the Rugby League legend at St James' Park ahead of Three Lions' friendly with Bosnia after his death

23 minutes ago

Video: Marjorie Taylor Greene absolutely loses it at claims she 'worships convicted felon Trump', claims Democrats are still worshiping George Floyd and says Dr. Fauci 'belongs in prison'

23 minutes ago

Video: Fauci's stunning admissions about the 'science' of social distancing, COVID origins the lab leak and his personal emails: The takeaways from his bombshell testimony in Congress

23 minutes ago

Kanye West SUED for sexual harassment by former assistant and ex-OnlyFans model Lauren Pisciotta who claims rapper sent her graphic videos and text messages

23 minutes ago

Video: Rob Burrow's last message to the world: Inspirational rugby star and MND sufferer urges people 'don't waste a moment' in emotional video he recorded before he passed away, then ends smiling 'Rob Burrow over and out'

24 minutes ago

Lesotho's Afriski Mountain Resort transforms into winter wonderland with 1st snowfall

24 minutes ago

Israel confirms deaths of four hostages held in Gaza

24 minutes ago

Trump conviction makes its way into top Senate races

27 minutes ago

74-year-old woman pronounced dead in hospice care found breathing at funeral home

28 minutes ago

The Benedict Cumberbatch Psychological Thriller Series That's Blowing Up Netflix

28 minutes ago

Election transparency may pose threat to ballot secrecy, Texas election official says

29 minutes ago

Fauci denies suppressing COVID lab leak theory before US House panel

29 minutes ago

Rare snake-like fish that breathes air caught in Missouri for fourth time: 'Aggressive predators'