Um tornado em Lisboa: tromba de água registada no rio Tejo

Fotografias e vídeos publicados nas redes sociais mostram fenómeno meteorológico que surpreendeu quem circulava na Ponte Vasco da Gama.

um tornado em lisboa: tromba de água registada no rio tejo

Um tornado em Lisboa: tromba de água registada no rio Tejo

Os condutores que ao início da tarde atravessavam a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, foram surpreendidos ao início da tarde por uma tromba de água sobre o rio Tejo.

Este fenómeno meteorológico relativamente raro em Portugal é equiparado a um tornado, mas ocorre exclusivamente em grandes superfícies de água.

Trata-se de “um turbilhão de vento, muitas vezes violento” que levanta gotículas de água da superfície do mar ou rios. O resultado é uma “coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta tromba de água surpreendeu especialmente quem circulava na Ponte Vasco da Gama.

“Em linguagem popular é frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular, para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenómenos distintos”, esclarece o IPMA.

“Por volta das 14h00, uma célula convectiva que fazia parte do sistema frontal que atravessou a costa portuguesa durante a tarde, apresentava uma atividade bastante vigorosa e atravessou a região sul de Lisboa”, disse à Lusa o meteorologista Alessandro Marraccini.

O IPMA ainda vai avaliar o fenómeno nos próximos dias, mas o meteorologista está seguro: “Com muita probabilidade será um tornado. E eu diria, com a minha opinião de meteorologista que hoje estava de serviço, que aquilo foi um tornado”.

Alessandro Marraccini explica que as variáveis de radar, satélite e mesmo dos modelos numéricos para avaliação são muitas, pelo que são precisos alguns dias para se fazer a avaliação do fenómeno meteorológico em causa.

Lisboa está esta tarde sob aviso amarelo devido ao vento forte, que está a provocar atrasos e o desvio de alguns voos.

A depressão Nelson, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, trouxe a Portugal chuva, vento e neve e vai manter-se até ao domingo de Páscoa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World