Último diesel deixou a fábrica. Volvo já se despediu do gasóleo

Depois de 45 anos de forte relacionamento, a Volvo disse, definitivamente, adeus ao Diesel, na passada terça-feira, dia 26 de março. Despedida feita através de uma última unidade XC90 a gasóleo, que, no entanto e apesar, certamente, da existência de interessados, não será entregue a qualquer cliente…

Saído da linha de montagem em Torslanda, na Suécia, este XC90 é o último Volvo com motor de combustão a gasóleo produzido pelo fabricante sueco que, agora e até pelo papel marcante que assume, segue para o museu do fabricante de Gotemburgo, também conhecido como ‘World of Volvo’ (“O Mundo da Volvo”, em português), onde ficará em exposição.

A unidade representa, de resto e conforme noticia, esta quarta-feira, a Automotive News Europe, o culminar de 45 anos de produção de veículos Diesel, em que a marca sueca entregou, pelo menos, nove milhões de veículos equipados com esta tecnologia.

último diesel deixou a fábrica. volvo já se despediu do gasóleo

O último XC90 a Diesel, que é também o último Volvo equipado com este tipo de tecnologia

E dizemos “pelo menos”, porque, segundo a mesma publicação, que cita a própria Volvo, os registos existentes não vão além de 1991. O que, também, deixa certeza de que os totais serão bem mais elevados.

De resto, vale a pena também recordar que os veículos a gasóleo chegaram a representar metade das vendas da Volvo, entre 2012 e 2016.

O adeus feito através de um 2.0 D…

Ainda quanto ao último Volvo a Diesel, o fabricante revela que conta com um quatro cilindros 2,0 litros turbocomprimido, parte da família de motores VEA (Volvo Engine Architecture) estreada em 2013, e que foi também apenas o segundo diesel desenvolvido dentro de portas, pelo fabricante, em cerca de 97 anos de história.

LEIA TAMBÉM

Devido aos fracos resultados. Polestar perde apoio da Volvo e será “salva” pela Geely

O primeiro bloco diesel desenvolvido pela marca de Gotemburgo foi um cinco cilindros apresentado em 2001 e produzido na sua fábrica de Skovde, na Suécia. Unidade industrial que, diga-se, foi entretanto reconvertida, para passar a produzir motores elétricos para os novos modelos Volvo.

Aliás, esta transformação foi apenas uma das repercussões da decisão anunciada pelo construtor sueco em Julho de 2017, de que não só pretendia tornar-se uma marca 100% elétrica até 2030, como e a partir desse momento, deixaria de investir no desenvolvimento de novos motores diesel. Apesar de, nessa altura, este tipo de propulsores ainda equipar quase metade dos carros vendidos na Europa.

último diesel deixou a fábrica. volvo já se despediu do gasóleo

O último Volvo XC90 2.0 Diesel não será entregue a cliente, mas ficará no museu da marca de Gotemburgo

No entanto e a suportar a estratégia apresentada pela Volvo, não só as pressões que começavam a surgir, defendendo o fim da utilização da tecnologia, como, também, as primeiras notícias dando conta da intenção de grande parte das maiores cidades europeias, de proibir a circulação de carros a gasóleo, nos seus centros.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World