Ultimato das forças de segurança? MAI não comenta. "Limpem as matas"

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, marcou presença na comemoração do 17. º aniversário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ministra da Administração Interna (MAI), Margarida Blasco, recusou, esta quinta-feira, comentar o ultimato lançado por um movimento inorgânico das forças de segurança, que marcaram uma manifestação para 25 de abril em frente ao parlamento.

Questionada pelos jornalistas, durante o evento de comemoração do 17. º aniversário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), se estava preocupada com a carta escrita pelo movimento inorgânico das forças de segurança, Margarida Blasco recusou responder. “Hoje estamos na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e, portanto, a minha mensagem continua a ser a mesma. Limpem as matas, vamos proteger-nos para um verão seguro”, afirmou a ministra.

Perante a insistência dos jornalistas em comentar o ultimato das forças de segurança, Margarida Blasco insistiu que a “mensagem continua a ser a mesma”. “Gostaria de pedir a todos os portugueses que procedessem à limpeza das matas e dos seus terrenos com ajuda das autarquias quando for necessário. É extraordinariamente importante a participação de todos os cidadãos neste ato, a limpeza das matas podem salvar vidas, podem salvar bens e é essencial que os portugueses participem”, realçou.

Margarida Blasco aproveitou a cerimónia na ANEPC para fazer o apelo numa altura em que se aproxima a época considerada mais crítica em incêndios rurais.

A ministra frisou que a limpeza das matas e dos terrenos é fundamental na prevenção dos fogos rurais.

Recorde-se que, esta quinta-feira, o jornal Expresso noticiou que um movimento inorgânico das forças de segurança lançaram um ultimato ao MAI e marcaram manifestação para 25 de abril em frente ao parlamento. Segundo o mesmo jornal, as forças de segurança prometem boicotar a segurança do Rali de Portugal e voltar a usar baixas fraudulentas caso não haja entendimento com o Governo até 10 de maio.

O porta-voz da plataforma que junta sindicatos da PSP e GNR, Bruno Pereira, já reagiu à notícia e garantiu que “não faz sentido apoiar qualquer forma de protesto”, num momento em que está agendada uma reunião com a ministra da Administração Pública, na próxima segunda-feira.

[Notícia atualizada às 18h33]

Leia Também: MAI reúne-se com associações da GNR e sindicatos da PSP na 2.ª-feira

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World