Médicos estagiários da Coreia do Sul demitem-se em disputa com governo

médicos estagiários da coreia do sul demitem-se em disputa com governo

YONHAP/EPA

Seul, 19 fev 2024 (Lusa) – Médicos estagiários na Coreia do Sul começaram hoje a demitir-se em massa em protesto contra as políticas do Governo, causando atrasos em cirurgias e outros tratamentos em hospitais.

Médicos estagiários nos cinco principais hospitais do país começaram a enviar cartas de demissão antes de deixaram formalmente o serviço na terça-feira, uma ação coletiva decidida numa reunião de emergência da Associação de Internistas da Coreia, na semana passada.

O hospital de Asan, em Seul, disse que vários estagiários e internistas enviaram cartas de demissão e que estava a tentar reagendar cirurgias e outros tratamentos médicos marcadas para alguns pacientes.

O hospital Severance, também na capital, disse que alguns médicos estagiários entregaram cartas de demissão e explicou que ia tentar reagendar cirurgias.

A imprensa sul-coreana referiu que centenas de médicos estagiários em outros hospitais já enviaram cartas de demissão, levando ao cancelamento ou adiamento de cirurgias oncológicas e outros procedimentos.

O Ministério da Saúde sul-coreano disse que estava a tentar perceber quantos dos 2.700 médicos estagiários nos cinco hospitais apresentaram a demissão. A Coreia do Sul tem cerca de 140 mil médicos profissionais.

A Associação Médica da Coreia, que representa os médicos, disse que pretende realizar manifestações de apoio aos médicos estagiários, mas ainda não decidiu se irá juntar-se às greves.

O vice-ministro da Saúde, Park Min-soo, expressou “profundas preocupações e arrependimentos” pela decisão dos médicos estagiários. Park, citando a legislação em vigor, disse que o Governo ordenou aos estagiários que continuassem em serviço.

Esta manhã, o primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, anunciou que iam ser tomadas medidas para evitar que a ação dos médicos estagiários prejudique o atendimento de emergência a pacientes.

Han garantiu que mais de 400 centros de tratamento médico de emergência vão permanecer abertos 24 horas por dia em toda a Coreia do Sul e acrescentou que o Governo vai recorrer a médicos militares se a situação piorar.

Sindicatos de médicos e o Governo sul-coreano têm vindo a discutir um plano governamental para aumentar em duas mil o número de vagas em faculdades de Medicina, a partir de 2025.

As autoridades de saúde consideraram ser urgente ter mais médicos, dado o rápido envelhecimento na Coreia do Sul, apontando que o rácio entre o número de profissionais e a população é dos mais baixos entre os países desenvolvidos.

Mas os sindicatos alertaram que o plano pode resultar numa competição entre profissionais, levar à realização de tratamentos médicos desnecessários e representar um fardo para o sistema público de seguro de saúde.

VQ // EJ

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World