Despedida de gala!

despedida de gala!

Despedida de gala!

A seleção feminina nacional terminou em beleza esta janela internacional e, numa exibição de gala – especialmente na 1ª parte -, goleou a Coreia do Sul por 5-1. Nota muito positiva para as comandadas de Francisco Neto.

Depois da vitória por 3-1 sobre a Chéquia, a seleção feminina subia o nível dos jogos de preparação e defrontava a República da Coreia, no Estoril, e, como esperado, Francisco Neto promovia uma grande rotação no onze inicial, mantendo apenas quatro nomes – Telma Encarnação, Ana Seiça, Diana Gomes e Joana Marchão – face ao último jogo.

Que gala!

A vitória contra a Chéquia tinha convencido, mas Portugal sabia que esta Coreia do Sul era mais exigente e isso ficou bem patente nos primeiros minutos, perante a boa pressão alta das sul-coreanas, que ia dificultando a construção a partir de trás da turma portuguesa. Apesar disso, Portugal mostrou-se paciente, aguentou um par de sustos e criou vantagens no miolo, ao baixar Andreia Jacinto na construção, o que libertou as colegas mais adiantadas para ter bola.

despedida de gala!
Joana Marchão fez o 1-0 @FPFApesar disso, o golo inaugural caiu meio como que do céu, à passagem do minuto 18, quando Joana Marchão surpreendeu, rematou de muito longe e viu a guardiã Kim Jung-Mi ficar mal na fotografia e colocar autenticamente a bola dentro da baliza, quase em câmara lenta. Isto abriu o jogo, uma vez que as sul-coreanas se balancearam para a frente e deixaram de apostar tanto no jogo direto da capitã Kim Hye-ri e diagonais da jovem Casey Phair. Portugal aproveitou e, 20 minutos depois, Telma Encarnação, numa transição rápida – algo feliz, com a bola a desviar numa defesa, no remate -, fez o 2-0.

Este golo claramente deitou abaixo as sul-coreanas, que cada vez conseguiam esconder menos bem as suas claras fragilidades defensivas, principalmente na transição e compensação posicional. Portugal aproveitou e teve um final de 1ª parte fulminante. Aos 45′, Jéssica Silva aproveitou uma perda de bola em zona proibida e serviu Andreia Faria – que até permitiu uma 1ª defesa – para o 3-0. Dois minutos depois, aos 45+2, Jéssica Silva e Andreia Jacinto fizeram uma bela combinação no corredor central e a avançada surgiu isolada na cara do golo, atirando para o 4-0. Portugal com uma 1ª parte de gala.

Segunda parte

Os números aparentavam que o jogo estava resolvido, mesmo com 45 minutos por jogar, mas a Coreia do Sul não baixou os braços e entrou forte na 2ª parte, com as entradas de Son Hwayeon e Chaerim Kang a trazerem mais presença na área e dinamismo lateral. Portugal, contudo, aguentou-se bem, percebeu que a pressão sul-coreana estava altíssima e soube explorar as costas da defesa, com um grande passe de Joana Marchão, aos 52′, a desmarcar Jéssica Silva na cara da guardiã Kim Jung-mi. A jogadora do Benfica não tremeu e Portugal chegou à mão cheia de golos.

despedida de gala!
Portugal esteve sempre por cima @FPFEste golo português claramente deitou a baixo a boa entrada sul-coreana e o jogo acalmou bruscamente, especialmente depois das comandadas de Francisco Neto perceberem a menor pressão e começarem a gerir bem a posse de bola e rimo a seu proveito. Perante isto, Francisco Neto começou a fazer a rotação esperada para um jogo destas características e promoveu mesmo a estreia oficial com a camisola das quinas da central Giovana Maia.

Apesar do ritmo já bem menos atrativo do jogo, a República da Coreia voltou a dar ares da sua graça e acelerou o jogo, o que causou, de certa forma, alguma surpresa à defensiva lusitana. Resultou claramente, visto que à passagem do minuto 80′ a ala Lee Young-ju cruzou na direita em direção à baliza, Inês Pereira ficou mal na fotografia e defendeu para a frente, para o coração da área e Son Hwa-yeon só teve que encostara para o 5-1 final. Apesar disso, Portugal não manchou uma grande exibição, houve ainda espaço para a estreia de Sierra Cota-Yarde e terminou em beleza esta janela internacional.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World