Livre defende que pequenos países devem unir-se na “defesa do direito internacional”

livre defende que pequenos países devem unir-se na “defesa do direito internacional”

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Lisboa, 24 fev 2024 (Lusa)- O porta-voz do Livre Rui Tavares reiterou hoje o seu apoio à Ucrânia, em conflito com a Rússia há dois anos, e defendeu que os pequenos países devem unir-se na “defesa do direito internacional” e da “unidade europeia”.

“Ao defender um país, a Ucrânia, que está ameaçado por outro que tem neste momento um líder autoritário, e não tem a ver com o povo russo em si, mas com a Federação Russa como ela é comandada hoje, com arsenal nuclear 28 vezes maior do que a Ucrânia, [esta] faz figura de pequeno país quando está confrontado com a Federação Russa”, afirmou.

Para Rui Tavares, que falava aos jornalistas, em Lisboa, à margem da inauguração da exposição intitulada “Crianças da Ucrânia, Crianças do Mundo”, é necessário defender o “direito internacional” para impedir a hegemonia dos “novos impérios”.

“Nós, Portugal, sabemos que se os pequenos países não se unem na defesa do direito internacional e na defesa da unidade europeia, então nesse caso os novos impérios renascidos no século XXI farão aquilo que quiserem”, alertou.

E sublinhou que o Livre propõe “um projeto europeu democrático” capaz de estabelecer “uma comunidade de defesa europeia” para evitar “depender” de outros países ou de “superpotências”.

Questionado sobre se a posição do PCP em relação à invasão russa da Ucrânia poderá ser prejudicial para a esquerda, Rui Tavares escusou-se a comentar a posição de outros partidos e reafirmou que o Livre tem vindo, “desde antes do primeiro dia”, a alertar “contra o belicismo de Vladimir Putin” e “pela libertação dos presos políticos que estão nas masmorras de Putin”.

“Reafirmamos essa posição como sendo uma posição que achamos que é genuinamente de esquerda, que é genuinamente progressista e que é a que está no interesse da autodeterminação dos povos e dos países médios e pequenos da Europa, como é Portugal também”, considerou.

No seu entender “é mais importante do que nunca que todos os países do Mundo se unam para tirar das prisões de Putin, Vladimir Kara-Murza, que é o opositor russo sobrevivente agora, depois de Navalny que foi basicamente assassinado”.

“Temos de ter Vladimir Kara-Murza cá fora, ele tem de sobreviver porque a Rússia tem de ter uma hipótese de ter uma via soberana e democrática num futuro pós Putin”, acrescentou.

Quando questionado sobre o facto de os debates eleitorais terem deixado de fora as questões internacionais e a cooperação internacional, o cabeça de lista do Livre pelo círculo de Lisboa lamentou e apontou para a necessidade de “mais debates com os oito partidos” e “temáticos”.

Para Rui Tavares, “teria sido, se calhar, mais esclarecedor ter vários debates, de vários partidos” para debater questões relacionadas com as “alterações climáticas e defesa da biodiversidade”, mas também sobre a “política internacional e política europeia”.

“A União Europeia [EU] vai mudar até ao fim desta década de 2030, vai certamente alargar-se, por imperativo geopolítico. A Ucrânia fará parte da UE, como fará a Moldova, como provavelmente fará a Geórgia também e há outros países que têm legitimas expetativas de entrar na UE, isso vai significar para Portugal uma necessidade de reinventar a nossa economia e a nossa sociedade”, alertou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armamento a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

O conflito, que entra agora no terceiro ano, provocou a destruição de importantes infraestruturas em várias áreas na Ucrânia, e um número por determinar de vítimas civis e militares.

HYN // JPS

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World