Como Eliminar as Traças do Armário e das Roupas para Sempre

É evidente que nem todas as pessoas já sofreram de uma infestação de traças, mas quando somos alvo de uma, isso pode tornar-se numa verdadeira dor de cabeça, pois de repente, vemos a nossa casa invadida por esses insetos pertencentes à ordem dos lepidópteros, na qual se incluem também as borboletas (por isso é que elas têm uma certa semelhança com as borboletas, embora exista uma série de características que as diferenciam claramente). Estes insetos tendem a ser mais ativos à noite, ao contrário das borboletas, que realizam a sua atividade durante o dia. Além disso, as suas antenas podem ter diferentes formatos com geometria de penas ou cristas, além de as borboletas costumarem ter antenas com geometria em forma de fio com as pontas a terminar em bolinhas. Outra característica diferenciadora é que o corpo da mariposa é mais robusto e peludo, as suas asas são mais grossas e de menor envergadura, e a sua coloração é opaca e com poucos tons de cores em geral.

1. O que faz com que as traças apareçam?

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

1. O que faz com que as traças apareçam?

As traças gostam de se instalar em possíveis rachaduras que tenha em sua casa, então se a sua casa tiver alguma deverá selá-la para eliminar a possibilidade de elas se aninharem ali, tornando-se uma praga. Outra causa que influencia significativamente o aparecimento destes insetos é a iluminação.

Um espaço com pouca luz é outro dos fatores que facilitam o aparecimento destes insetos, de forma que se ocorrerem as duas circunstâncias de fissuras e pouca luz, elas terão encontrado o local ideal para se desenvolver, visto que são dão melhor em condições de escuridão quase total.

Ter vasos com plantas de flores dentro de casa também pode ser outra causa que motiva a sua presença, visto que algumas das suas espécies se alimentam do néctar das flores numa fase do seu desenvolvimento vital.

Ao mesmo tempo, podem vir escondidas em alimentos, como farinha ou em tecidos que adquiriu recentemente, portanto neste caso é você mesmo quem provoca o seu aparecimento, mesmo que não tenha fissuras, escuridão ou plantas com flores. .

2. Roupas e madeira podem estar em risco

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

2. Roupas e madeira podem estar em risco

De todas as espécies existentes no mundo, apenas algumas se alimentam de tecidos e madeira, embora seja muito provável que este tipo de insetos apareça entre as nossas roupas se não tiverem sido bem lavadas ou se estiverem nas gavetas dos seus armários há muito tempo.

Por fim, é preciso deixar claro que também podem aparecer em livros que tenham muito pó na superfície superior, acumulado por não os limpar com frequência ou por não os ler usualmente, pois isso faz com que muitas partículas de poeira se acumulem nessa superfície superior.

3. Tipos ou espécies que existem

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

3. Tipos ou espécies que existem

Há uma grande variedade de espécies, mas neste artigo vamos falar sobre aquelas que são mais comuns e que podem criar mais problemas para as pessoas, e são elas:

– Traça dos grãos, cujas larvas se alimentam de todos os tipos de grãos nas despensas, para os quais é fundamental que sejam acondicionados em recipientes totalmente herméticos.

– Da batata, uma espécie única que ataca plantas herbáceas de grande interesse económico, sendo uma delas a batata. As suas larvas são capazes de destruir a planta e a batata já colhida, por isso são um enorme problema para a agricultura.

– Traças da roupa, que têm esse nome porque são especialistas em fazer com que suas larvas se desenvolvam e se alimentem da roupa. É a larva desse inseto que come a roupa, e não o iseto adulto.

– Tecelão das roupas, que se distingue por alimentar as suas larvas em tecidos como lã, o couro e a seda, e que muitas vezes acaba por invadir tudo.

– Traças dos tapetes, que são as mais comuns nas residências e costumam viver nos tapetes, alimentando suas larvas no tecido.

– Traças dos livros, muito comum em casas com grandes bibliotecas que não são limpas, as suas larvas alimentam-se da poeira e dos fungos que crescem entre folhas dos livros.

4. Passos a seguir para que as traças saiam da sua despensa

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

4. Passos a seguir para que as traças saiam da sua despensa

Contra qualquer praga, inclusive pragas alimentares, terá sempre que seguir quatro passos para ter sucesso. São elas: Inspeção, identificação, limpeza e tratamento. Embora pareça bastante óbvio, é muito importante lembramo-nos que as traças existem e manter a calma, não entrando em pânico ao ver esses insetos a voar, por isso aja apenas depois de ter identificado bem a origem do problema.

– Procure as larvas. Verifique bem a despensa para saber onde estão escondidas. Observe os alimentos secos, como farinha, biscoitos, arroz e cereais.

– Procure os ninhos, pois depois de totalmente desenvolvidas as larvas transformam-se em casulos para iniciar a fase adulta. Lembre-se de que deve remover também os casulos.

– Deite fora os alimentos invadidos pela larva da traça dos alimentos, usando um saco que deve fechar e tirar de dentro de casa o mais rápido possível.

– Aspire todas as superfícies, como: cantos, prateleiras, bancadas, pisos e até as paredes, para ter certeza de que retirou todos os ovos.

– Limpe todos os utensílios de cozinha, eletrodomésticos e móveis com água quente e vinagre.

– Seque bem tudo o que humedeceu no passo anterior.

– Recomenda-se espalhar folhas de louro nas prateleiras.

5. Ações a tomar para evitar na despensa e nas roupas

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

5. Ações a tomar para evitar na despensa e nas roupas

– Proteja os alimentos, pois além de as traças gostarem da nossa despensa, também gostam das nossas roupas e por isso podem deixar larvas nela. Se observar borboletas na sua cozinha , é necessário guardar os alimentos em recipientes bem fechados.

– Lave e guarde a roupa de forma ordenada, pois as traças escolhem as roupas que foram guardadas sujas e húmidas, por isso é importante que as passe a ferro se puder, matando assim quaisquer larvas que possam estar nas roupas.

– Assim como as roupas devem estar secas, o ambiente onde as guarda deve estar seco. Por isso guardar as peças em sacos de náilon com fecho hermético é um bom método.

– Limpe o pó dos tapetes e cortinas, pois as traças deixam as larvas onde encontram o pó doméstico.

6. Passos a seguir para eliminar as traças da roupa com métodos caseiros

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

6. Passos a seguir para eliminar as traças da roupa com métodos caseiros

– Corte a casca de um limão em formato de espiral e pendure-a dentro do armário ou despensa. Assim terá repelente de traças e perfume ao mesmo tempo.

– Se não quiser recorrer à naftalina, existe um remédio muito eficaz que é colocar cravinho nos bolsos da roupa. A ação do cravinho é potencializada se adicionar alecrim, tomilho, hortelã e folhas de eucalipto . Triture tudo e coloque em sacos onde achar melhor. Outra opção é usar pimenta moída juntamento com canela e cravinho.

– A madeira de cedro é um excelente anti-traças natural. Para realçar o seu efeito pode colocar sacos com madeira de cedro juntamente com raminhos de hortelã, flores de lavanda e folhas frescas de louro.

– Folhas frescas de louro soltas ou em sacos são outra boa alternativa para evitar as traças e ao mesmo tempo perfumar o espaço.

7. As traças não são perigosas para as pessoas

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

7. As traças não são perigosas para as pessoas

As traças só são consideradas perigosas ao nível das culturas, pois consomem o néctar das flores, a seiva das plantas e dos seus frutos, mas não são perigosas para as pessoas.

Outras recomendações a ter em conta

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

Outras recomendações a ter em conta

Já lhe descrevemos como proliferam estes insetos, que achamos desagradáveis e incómodos. Embora tenhamos fornecido métodos simples para as limpar e evitar, queremos que tenha mais algumas opções para evitar que elas comam suas roupas ou os seus alimentos em bom estado. Assi, caso as traças apareçam:

  • Manter as paredes livres de rachaduras: Parece muito lógico, mas uma vez que as rachaduras aparecem raramente as consertamos. Se tivermos uma zona de alpendre ou terraço com fissuras, deve selá-las imediatamente para evitar a entrada de traças nesta zona. Estes insetos são minúsculos e capazes de atingir os locais mais difíceis.
  • Evite áreas escuras: as mariposas odeiam luz, por isso procure não ter áreas totalmente escuras em casa durante o dia, pois elas podem ser fontes de infestação.
  • Verifique a mala ao voltar de viagem: quando estamos fora de casa e não temos armário, costumamos deixar tudo dentro da mala, o que gera humidade e um espaço escuro, as condições perfeitas para a reprodução das traças.

O que mais podemos fazer?

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

O que mais podemos fazer?

As bolas de naftalina clássicas já não são a única coisa que funciona contra as traças da cozinha ou da roupa. Nem todos os métodos são eficazes para todos os tipos de casos, por isso queremos mostrar-lhe algumas soluções para fazer desaparecer as traças dos móveis da cozinha ou de outros móveis da casa:

  • Esfregue os móveis com óleo de louro.
  • Encha potes com óleo de cedro, um remédio muito eficaz contra as traças. Claro, lembre-se de fechar o frasco hermeticamente e de o colocar junto a móveis que possam estar em risco.

E o que acontece com as minhas roupas?

como eliminar as traças do armário e das roupas para sempre

E o que acontece com as minhas roupas?

Além dos móveis, algo que pode nos fazer muito mal ao ego é perder a nossa preciosa roupa para as traças. Mas não se preocupe: damos-lhe algumas soluções, adicionais e complementares às que já lhe descrevemos antes, para que não tenha problemas quando as traças encontrarem a sua roupa:

  • Borrifar as roupas com cânfora branca e álcool vegetal: faça isto com muito cuidado antes de guardar as roupas na mudança de estação.
  • Crie uns saquinhos de lavanda: resolverá o problema das traças e perfumará as suas roupas com o aroma suave e especial da lavanda. O cheiro de frutas cítricas e do cravinho também são aromas naturais muito eficazes contra as traças, como já mencionámos.
  • Lave a roupa a 60ºC: com a pandemia fomos avisados que tudo tem que ser lavado a mais de 60ºC para eliminar os vírus. assim não lhe parecerá estranho que tenha de lavar e guardar separadamente, embrulhadas em plástico, as roupas com risco de infestação. E, claro, não se esqueça de que devem secar completamente. Sem humidade!

Estes são alguns truques e soluções que lhe damos, mas é melhor consultar especialistas em pragas se a situação das traças ficar fora de controle na sua casa. Tem problemas com humidades e bolores? Leia também o artigo 10 Ideias para Combater o Aparecimento de Bolor em Casa (e Impedir que Volte).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World