Esta forma de jejum está na moda, mas será que vale a pena?

esta forma de jejum está na moda, mas será que vale a pena?

Uma dieta rica em legumes favorece a saúde | Fotografia: Unsplash

A discussão em torno de temas como o jejum intermitente continua a dar que falar. Se há especialistas que defendem que esta é uma estratégia que não obtém os melhores resultados para a perda de peso do que métodos convencionais como a restrição calórica, há quem acredite que a privação de alimentos durante períodos que podem chegar às 24 horas tem inúmeros benefícios associados.

Em Espanha, o jornal El Español escreve sobre uma das dietas da moda que envolve um período de jejum que chega até às 20 horas e que contempla apenas um período de quatro horas para ingerir os alimentos que quiserem. Este método, conhecido como dieta do guerreiro, foi desenvolvido em 2001 por um israelita tendo por base uma assumpção histórica de que o jejum e a abstinência de alimentos é usada desde os tempos antigos.

Esta dieta consiste em períodos prolongados de pouca ingestão de alimentos com pequenas janelas para o consumo de alimentos. Alega-se que promove a perda de peso e que aumenta os níveis de energia e de funcionamento cerebral, mas será mesmo assim?

Alguns especialistas consideram que este método de jejum é desnecessário, não existindo evidência científica que sustente os seus benefícios. Apesar deste dado, vários métodos de jejum intermitente, incluindo ciclos de jejum de 20 horas, têm sido associados à perda de peso.

Um estudo, que mimetizou a dieta do guerreiro (jejum de 20 horas), descobriu que as pessoas que consumiam refeições durante quatro horas à noite tinham uma maior perda de peso do que aquelas que consumiam a mesma quantidade de calorias nas refeições ao longo do dia.

Além disso, as pessoas que tomavam uma refeição por dia apresentavam uma redução significativa da massa gorda e um aumento da massa muscular. Paralelamente, uma revisão de seis estudos concluiu que vários tipos de jejum intermitente, variando de três a 12 meses, foram mais eficazes na promoção da perda de peso do que nenhuma intervenção dietética.

No entanto, a revisão concluiu que não existiam diferenças significativas na perda de peso entre as pessoas que faziam dieta utilizando o jejum intermitente ou a restrição calórica contínua ( isto é, uma dieta normal), significando que a restrição calórica sem jejum era igualmente eficaz.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World