Sérvia recebe nova remessa de armamento da Rússia

A Sérvia é o único país europeu que recusou aplicar as sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, e o único que continua a promover acordos de cooperação com Moscovo.

sérvia recebe nova remessa de armamento da rússia

Sérvia recebe nova remessa de armamento da Rússia

A Sérvia recebeu, esta quarta-feira, uma nova remessa de armamento da aliada Rússia, apesar das sanções internacionais a Moscovo devido à sua invasão em larga da Ucrânia em fevereiro de 2022.

O Presidente Aleksandar Vucic apresentou, esta quarta-feira, um sistema russo de bloqueio eletrónico ‘anti-drone’ designado “Repellent” (Repelente), revelou a agência noticiosa Associated Press (AP). Vucic exprimia-se na véspera do dia nacional da Sérvia, que se celebra na quinta-feira.

“Este é o Repellent. Não é tão forte como o Krasukha, mas é excelente”, disse Vucic, numa referência ao sistema terrestre russo de guerra eletrónica.

A entrega foi efetuada há alguns meses, mesmo que o espaço aéreo do país balcânico esteja quase totalmente cercado por Estados-membros da NATO que concordaram aplicar as sanções ocidentais contra a Rússia.

A Sérvia é o único país europeu que recusou aplicar as sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, e o único que continua a promover acordos de cooperação com Moscovo.

Bruxelas já avisou Belgrado que o processo de adesão à UE também depende da aplicação das sanções. A Rússia é fornecedora da maioria dos mais recentes equipamentos militares da Sérvia. Outros têm origem na China, e em algumas empresas europeias de armamento.

Vucic considera que uma das principais ameaças à Sérvia provém do Kosovo, a antiga província do sul que autoproclamou a independência em 2008 após uma intervenção militar da NATO em 1999 justificada pela repressão aos separatistas armados albaneses.

“Caso se tente uma nova agressão contra a Sérvia como aconteceu em 1999, não será possível efetuá-la tecnicamente da mesma forma”, disse Vucic. “Terão de atacar do exterior, à distância, desde o Adriático ou do mar Mediterrâneo, com mísseis de cruzeiro”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World