Terrenos rústicos à venda: dar vida a terrenos não urbanizáveis

Seja para uma casa de família, um refúgio rural ou um investimento a longo prazo, comprar um terreno é o sonho de muitas pessoas para que possam construir casa desde o zero e à sua medida. Mas também existem pessoas a quererem comprar terrenos rústicos ou não urbanizáveis, mesmo reconhecendo as limitações à construção.

Para que serve um terreno rústico? Explicamos neste artigo. Mas há uma coisa que deves saber desde já: há terrenos rústicos não urbanizáveis à venda em Portugal com preços a começar nos 995 euros e sim, leste bem. Estão um pouco por todo o lado e temos a certeza que serão uma compra interessante, caso conheças bem qual o seu propósito.

 

  1. Terrenos rústicos não urbanizáveis: o que deves saber
  2. O que posso fazer em terrenos rústicos não urbanizáveis?
  3. Posso construir num terreno rústico? 
  4. Terreno rústico: vale a pena considerar?
  5. Encontra os terrenos não urbanizáveis à venda em Portugal 

Terrenos rústicos não urbanizáveis: o que deves saber

terrenos rústicos à venda: dar vida a terrenos não urbanizáveis

Terreno não urbanizável

idealista

Os terrenos rústicos não urbanizáveis à venda definem-se como terrenos em que não é permitido qualquer tipo de edificação. Existem casos excecionais, no entanto são situações particulares que dependem sempre da autorização prévia da Câmara Municipal. Além disso, deves entender que:

  • O terreno rústico não urbanizável pode estar localizado em zona não apta para a construção, devido à falta de infraestruturas básicas. Pode também estar localizado em áreas protegidas
  • As atividades que podem ser realizadas em terrenos rústicos são reguladas por lei. Ou seja, a construção em terrenos rústicos sem a devida licença é ilegal e pode resultar em multas e coimas; 
  • Antes de comprar um terreno não urbanizável deverás compreender bem as regras e restrições para construção em terrenos rústicos na zona. Para tal, deves entrar em contacto com a Câmara Municipal. 

O que posso fazer em terrenos rústicos não urbanizáveis?

terrenos rústicos à venda: dar vida a terrenos não urbanizáveis

Comprar um terreno rústico

idealista

O terreno rústico tem apenas uma finalidade agrícola, pecuária e/ou florestal. Vejamos alguns exemplos:

  • Finalidade agrícola: o terreno não urbanizável pode ser utilizado como espaço para o cultivo de legumes. Poderás desfrutar de frutas frescas diretamente do teu terreno ou criar uma horta de ervas aromáticas, a serem utilizadas depois nos teus cozinhados; 
  • Finalidade pecuária: gostarias de ter a tua pequena fazenda com animais? Nos terrenos rústicos podes criar animais, por exemplo, galinhas, patos ou coelhos. São também terrenos muito procurados por produtores de mel e por criadores de cavalos; 
  • Finalidade florestal: os terrenos rústicos são igualmente indicados para quem procura cultivar mudas de árvores, replantar algumas árvores ou explorar a produção de cogumelos. 

Podes aproveitar um terreno rústico não urbanizável para a simples contemplação da natureza. Pode ser um espaço de descontração, onde passas a tarde de um sábado, por exemplo.

Por fim, os terrenos rústicos também podem ser utilizados para a instalação de parques solares, ou seja, onde poderão ser colocados painéis fotovoltaicos. Também é permitido arrendá-los a centrais eólicas e parques solares, embora continuem a ser classificados de terrenos rústicos. Desta forma, estarás a rentabilizar o terreno rústico.

Posso construir num terreno rústico? 

terrenos rústicos à venda: dar vida a terrenos não urbanizáveis

Terrenos não urbanizáveis

idealista

Sabias que existem exceções que permitem a construção em terrenos rústicos não urbanizáveis? As regras variam de acordo com o município, mas geralmente é necessário que o terreno:

  • Tenha uma área mínima obrigatória: deves consultar o Plano Diretor Municipal – PDM do teu município para saber a área específica. Este é o instrumento legal na gestão do território; 
  • Esteja fora de uma zona REN (Reserva Ecológica Nacional) ou RAN (Reserva Agrícola Nacional).
  • Tenha alguma parte prévia urbana (no caso de reconstrução). Nestas situações, é permitida a reconstrução de um imóvel ou ruína que já exista no terreno, com ampliação de até 20% da superfície de pavimento original (a percentagem pode variar de acordo com o município).

Podem ser feitas obras com finalidade agrícola, de apoio ou de armazenamento de material, desde que demonstrem integração na gestão da exploração agrícola. Para outros esclarecimentos convém contactar a AT – Autoridade Tributária da tua zona de residência ou a Câmara Municipal, a quem cabe decidir se podes ou não construir num determinado terreno.

Terreno rústico: vale a pena considerar?

terrenos rústicos à venda: dar vida a terrenos não urbanizáveis

Terreno rústico: pode-se construir?

idealista

Vimos antes que um terreno rústico, apesar de não ser permitida a construção, oferece algum potencial. Deves ainda considerá-lo pelos seguintes motivos:

  • Preços acessíveis: os terrenos rústicos, pelas limitações impostas, geralmente são mais baratos que os terrenos urbanizáveis. Estarás, na realidade, a fazer um investimento; 
  • Contacto com a natureza: percebemos que as finalidades florestais e agrícolas num terreno não urbanizável são variadas. Podes encontrar a paz e serenidade que estavas à procura num terreno rústico, e escapar durante algumas horas à agitada vida urbana;
  • Potencial de valorização: com o crescimento acelerado das cidades, os terrenos rústicos, sobretudo quando próximos a áreas urbanizadas, podem ter um grande potencial de valorização a longo prazo.

Encontra os terrenos não urbanizáveis à venda em Portugal 

 

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World