País Basco vota hoje com independentistas a disputarem vitória pela primeira vez

O País Basco, no nordeste de Espanha, tem hoje eleições autonómicas com a vitória a ser disputada pelo Partido Nacionalista Basco (PNV) e, pela primeira vez, pelo EH Bildu, considerado o herdeiro dos braços políticos do grupo terrorista ETA

país basco vota hoje com independentistas a disputarem vitória pela primeira vez

Imanol Pradales, candidato do PNV à chefia do governo basco, cumprimenta o atual titular, Íñigo Urkullu, do mesmo partido, numa cerimónia em Bilbau

As sondagens das últimas semanas revelaram um progressivo crescimento do EH Bildu, com vários estudos a colocarem mesmo à frente esta formação independentista de esquerda, embora com uma margem mínima, de entre um e dois pontos percentuais, em relação ao PNV.

O PNV, um partido de centro-direita, foi sempre o mais votado nas eleições regionais bascas e, com a exceção de um período de três anos entre 2009 e 2012, esteve também sempre à frente do governo autonómico.

Esta hegemonia parece agora ameaçada, após mais de 40 anos de democracia e autonomias em Espanha, pelo crescimento do EH Bildu.

O EH Bildu, que nos seus estatutos tem inscrita a condenação da violência com objetivos políticos, nasceu em 2012, com o fim da atividade da ETA, e junta numa plataforma de esquerda partidos independentistas que sempre condenaram a violência e outros considerados herdeiros dos braços políticos do grupo terrorista, contando entre os militantes e dirigentes antigos membros da ETA.

Nascido também no contexto da crise financeira, o EH Bildu assumiu-se logo desde o início, e consolidou-se ao longo destes 12 anos, como um partido com preocupações sociais, relegando para um plano secundário as questões identitárias ou a independência do País Basco.

Nos últimos anos, viabilizou, no parlamento nacional, os Governos espanhóis do socialista Pedro Sánchez e permitiu, com os votos dos seus deputados, a aprovação de medidas para responder aos impactos da pandemia de covid-19 ou da guerra na Ucrânia.

Apesar de, em Madrid, ser de forma recorrente associado à ETA pelos partidos da direita, “a realidade basca não tem nada a ver com a realidade espanhola no que toca às perceções que existem sobre o EH Bildu ou o terrorismo” e, no País Basco de 2024, “99% da sociedade sabe que a ETA não existe e que o EH Bildu não tem nada a ver com a ETA”, explicou à agência Lusa o professor de Ciência Política Braulio Gómez, da Universidade de Deusto, em Bilbau.

É assim, acrescentou o académico, que o EH Bildu surge nestas eleições, “pela primeira vez na sua história, como um partido de governo” e como a primeira alternativa real e viável em 40 anos ao PNV, numa região que prefere ser governada por partidos bascos.

Se as sondagens se confirmarem, PNV e EH Bildu conseguirão, no conjunto, perto de 70% dos votos hoje e o próximo parlamento regional será o mais nacionalista da história do País Basco.

No entanto, as questões identitárias e territoriais (reivindicações por mais autonomia ou a independência) estiveram afastadas da campanha eleitoral e, segundo todos os estudos de opinião, o desejo de independência está em mínimos históricos entre os bascos.

Como explicou Braulio Gomez, o País Basco, que tem hoje a menor taxa de desemprego de Espanha e o maior nível de salários, viveu até há pouco tempo com terrorismo em nome de “um conflito territorial”, e “sabe o quão importante é a paz” e neste momento ninguém quer ativar ou recuperar esses temas.

Neste País Basco pós-terrorismo não se prevê maioria absoluta de nenhum partido e a chave do poder é do Partido Socialista espanhol (PSOE), que está na atual coligação do governo regional liderada pelo PNV, mas que no executivo central depende tanto do PNV como do EH Bildu.

Os socialistas já disseram que só governam com o PNV, por considerarem que o EH Bildu não fez ainda a “mea culpa” total em relação à ETA.

As últimas sondagens dão uma diferença mínima entre PNV e EH Bildu e os socialistas como terceira força mais votada (com menos de 15%), seguidos pelo Partido Popular espanhol (PP, direita), com menos de 8%.

No parlamento atual há 31 deputados do PNV, 21 do EH Bildu, 10 dos socialistas, seis do Podemos (extrema-esquerda), um do VOX (extrema-direita) e um do Cidadãos (liberal).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World