Stoltenberg pede armas prioritárias para Kiev em detrimento das reservas da NATO

stoltenberg pede armas prioritárias para kiev em detrimento das reservas da nato

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pediu hoje aos países aliados que priorizem o envio de armas para a Ucrânia se defender da Rússia, em detrimento da necessidade de cumprir as metas de reservas da organização para autodefesa.

“Se os aliados forem confrontados com a escolha entre cumprir os objetivos de capacidade da NATO e prestar mais assistência à Ucrânia, a minha mensagem é clara: enviem mais armas para a Ucrânia”, sublinhou Stoltenberg, durante uma conferência de imprensa, depois de se ter reunido com os líderes dos Países Baixos, Dinamarca e República Checa.

Stoltenberg confirmou ainda que a reunião do Conselho NATO-Ucrânia, solicitada pelo Presidente ucraniano terá lugar na sexta-feira, com a presença de Volodymyr Zelensky e dos ministros da Defesa aliados para “abordar as necessidades mais urgentes de apoio à Ucrânia”, em particular a defesa aérea e as munições de artilharia.

O encontro ocorrerá dias depois de Zelensky ter censurado os seus parceiros por a Ucrânia não receber a mesma ajuda que Israel, que foi apoiado por diferentes países para abater `drones` e mísseis iranianos na sequência do ataque de Teerão, na noite de sábado para domingo.

“Os drones e os mísseis `Shahed` representam riscos de escalada diferentes, mas será que as vidas humanas e o valor das pessoas são diferentes? Não, não são. Valorizamos todas as vidas da mesma forma”, sublinhou o líder ucraniano.

O secretário-geral da NATO afirmou que é “importante que todos os aliados alcancem e cumpram os objetivos de capacidade”.

“Mas apercebi-me de que, pelo menos a curto prazo, pode haver um conflito entre cumprir todos os objetivos e fornecer o que a Ucrânia precisa agora, e foi por isso que deixei claro que se a única forma de apoiar a Ucrânia é ficar aquém dos objetivos de capacidade da NATO, então é esse o caminho a seguir”, afirmou.

O responsável disse que esta é uma decisão que tem de ser tomada pelos aliados a nível nacional, uma vez que tem de existir “um equilíbrio entre o aumento dos riscos que terão de enfrentar na sua própria defesa nacional”.

“Mas a realidade é que apoiar a Ucrânia e ajudá-la a destruir as capacidades de combate russas também aumenta a nossa segurança”, referiu.

Ao mesmo tempo, salientou a importância de aumentar a produção para repor as reservas nos arsenais aliados.

Stoltenberg reuniu-se hoje com os primeiros-ministros da República Checa, Petr Fiala, da Dinamarca, Mette Frederiksen, e dos Países Baixos, Mark Rutte, para discutir a forma de fornecer mais sistemas de defesa aérea à Ucrânia, “porque a situação no campo de batalha continua muito difícil”.

A Dinamarca anunciou um novo e importante pacote de ajuda, os Países Baixos acabaram de confirmar mais 4 mil milhões de euros de ajuda militar adicional a Kiev e a República Checa continua a liderar uma iniciativa que está a angariar centenas de milhões de euros para enviar mais projéteis de artilharia para a Ucrânia.

Sobre as defesas aéreas de que a Ucrânia necessita, Rutte afirmou que a Ucrânia tem de produzir mais sistemas de defesa aérea a médio prazo, estudar o que pode fornecer com os seus próprios arsenais e comprar o que está “disponível em todo o mundo”.

Fiala indicou que, através da iniciativa checa de fornecer à Ucrânia mais munições de grande calibre, já foram contratados cerca de 200.000 cartuchos e estão previstos mais 300.000.

“[Os aliados devem] equilibrar as necessidades que temos enquanto membros da NATO e a nossa própria dissuasão e defesa com tudo o que queremos fazer pela Ucrânia”, sustentou Frederiksen.

“Mas a mensagem foi muito clara hoje: quando olhamos para o campo de batalha, neste momento, temos de fornecer especialmente mais munições e defesa aérea”, resumiu.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World