Sindicato avança com ação contra a CGD, por esta impedir mais de 100 trabalhadores de se inscreverem nos serviços sociais

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) avançou com uma ação judicial contra a Caixa Geral de Depósitos, depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter reconhecido o direito de aceder aos serviços sociais da CGD por parte de uma trabalhadora da antiga Caixa Leasing e Factoring, mas a Caixa não ter estendido esse acesso a mais de uma centena de outros trabalhadores

sindicato avança com ação contra a cgd, por esta impedir mais de 100 trabalhadores de se inscreverem nos serviços sociais

Sindicato avança com ação contra a CGD, por esta impedir mais de 100 trabalhadores de se inscreverem nos serviços sociais

O sindicato mais representativo da CGD – Caixa Geral de Depósitos, o STEC, entrou com uma ação judicial contra a Caixa, alegando que esta está a violar o direito à inscrição dos trabalhadores nos serviços sociais da CGD, revelou o sindicato esta quinta-feira. Esta ação decorre de outra ação ganha por uma trabalhadora e sócia do sindicato na qual pedia para se inscrever nos serviços sociais do banco.

A Caixa Leasing e Factoring (CLF) foi integrada no grupo CGD no final do ano 2020. “Em janeiro do presente ano, o Supremo Tribunal de Justiça proferiu, por unanimidade, um acórdão que reconheceu o direito de uma sócia do STEC, proveniente da empresa do grupo CGD Caixa Leasing e Factoring, à inscrição nos serviços sociais da CGD”.

Segundo a direção do STEC, liderada por Pedro Messias, “a decisão do Supremo Tribunal de Justiça deveria ter sido estendida aos mais de 100 trabalhadores provenientes dessa empresa, bem como a todos os pré-reformados que à data da incorporação na CGD se encontravam nessa condição”, porém isso não aconteceu.

Depois de o sindicato questionar a administração da CGD, presidida por Paulo Macedo, para “confirmar se iria aplicar a todos os trabalhadores que se encontram naquelas condições o entendimento perfilhado no citado acórdão do STJ”, foi surpreendida com um “não”.

“Foi com enorme perplexidade que a direção do STEC recebeu a resposta da administração, negando abranger e integrar esses trabalhadores no acesso aos serviços sociais da CGD, e, consequentemente, ignorando por completo os fundamentos em que assenta a decisão do Tribunal”, sublinha o sindicato, que diz que a CGD está “a promover a discriminação interna na empresa” e a violar “os estatutos dos serviços sociais da CGD, o Acordo de Empresa e o Código do Trabalho”.

O sindicato também acusa o banco público de prosseguir “no aprofundamento da gestão à base da redução cega de custos com os trabalhadores”, os quais contribuem para engrossar os lucros do banco estatal.

Recorde-se que a greve dos trabalhadores da CGD no dia 1 de março foi marcada pelo STEC, que reivindicou não só melhores aumentos salariais, como também melhores condições de trabalho, entre outras matérias.

Por estas razões, o STEC acrescenta ter sido “forçado a intentar mais uma ação judicial em representação dos seus associados, trabalhadores da ex-CLF”, contra a Caixa Geral de Depósitos, com a finalidade de o Tribunal do Trabalho “condenar a empresa a inscrever esses trabalhadores nos serviços sociais da CGD e a indemnizá-los pelos prejuízos causados”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World