O trauma de Amorim com sintéticos: a lesão que justifica a preocupação do técnico leonino

o trauma de amorim com sintéticos: a lesão que justifica a preocupação do técnico leonino

O trauma de Amorim com sintéticos: a lesão que justifica a preocupação do técnico leonino

O destino assim o definiu: Rúben Amorim vai voltar a encontrar um relvado sintético. O sorteio europeu ditou o embate do Sporting contra o Young Boys, campeão suíço que disputa os seus jogos caseiros no Stade de Suisse… precisamente num piso que não traz boas memórias para o estratega dos leões.

Construído para suceder ao antigo Estádio Wankdorf – recinto que acolheu o Mundial 1954 -, a infraestrutura, estreada em 2005 e idealizada para albergar o Euro 2008, sofreu uma alteração de logística de relevo, quando, em 2007, viu a relva natural ser substituída pelo tapete artificial.

o trauma de amorim com sintéticos: a lesão que justifica a preocupação do técnico leonino
Young Boys já esta temporada jogou a Liga dos Campeões em piso sintético @Rasenballsport Leipzig

Uma mudança precipitada pela ocupação do recinto para a realização de jogos de hóquei de campo, modalidade que danificava a relva de forma demasiado incómoda para a prática do desporto-rei.

De lá para cá, muitos foram os jogos disputados pelo emblema suíço e pela seleção helvética naquele espaço, o que, ainda assim, não descansou o treinador dos leões, tal como foi possível perceber nas palavras proferidas na antevisão ao duelo contra o SC Braga.

«Vamos ter um jogo no sintético daqui a uns dias. Vamos jogo a jogo, recuperando os jogadores. Não nos passa pela cabeça, neste momento, o que pode acontecer com as outras equipas ou o calendário daqui a três semanas. É tão difícil imaginar que temos de ganhar agora, para a Liga Europa, que nem temos tempo nem energia para pensar em algo mais», sugeriu.

O fatídico minuto 32

O discurso não foi totalmente focado no piso, mas é fácil perceber a cautela de Amorim em relação ao mesmo, tendo na preparação e recuperação dos seus jogadores uma preocupação forte. Com razão para tal, diga-se.

Muito fustigado pelas lesões durante a carreira de jogador, o agora treinador leonino sabe o que é sofrer contratempos ao jogar neste tipo de tapete.

Agosto de 2014, 2ª jornada da I Liga, Estádio do Bessa. Regressado de fresco à elite do futebol português, o Boavista teve a «benesse» de poder recomeçar a competição nos palcos profissionais num piso idêntico, que viria a tramar as ambições desportivas de Amorim.

Aos 32 minutos de jogo, numa disputa de bola com um adversário, o então camisola 6 do Benfica caiu no relvado com fortes queixas no joelho direito, sendo que o pior cenário foi confirmado dias depois: o médio havia sofrido uma rotura total do ligamento cruzado anterior.

Perante este cenário, Rúben Amorim viu-se forçado a uma paragem de quase seis meses, tendo perdido 46 jogos do conjunto orientado por Jorge Jesus.

Recuperaria a tempo de ainda somar onze desafios na reta final de 2014/15 – dois pela equipa B -, seguindo-se a curta passagem pelos cataris do Al Wakrah, antes da retirada precoce, aos 31 anos.

Razões mais que suficientes para justificar a apreensão de Amorim para o confronto da próxima quinta-feira…

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World