Plataforma sindical adia encontro nacional de polícias para depois das legislativas

plataforma sindical adia encontro nacional de polícias para depois das legislativas

A plataforma que agrega estruturas sindicais da PSP e da GNR anunciou, na última noite, ter adiado para depois das legislativas o encontro nacional de polícias de 2 de março. Mantém-se, ainda assim, a reivindicação do suplemento de missão e, após as eleições, os elementos das forças de segurança contam regressar às ações de protesto.

Os efetivos das forças de segurança pretendem ser recebidos pelo vencedor das legislativas logo após o ato eleitoral. No comunicado, a plataforma assinala a intenção de obter uma audiência com o futuro primeiro-ministro, tendo em vista obter respostas às suas reivindicações.

“Que possa constituir o pontapé de saída para a resolução consequente do miserabilismo que se tem instalado em torno das nossas carreiras e que tem afastado as novas gerações de carreiras tão nobres quanto a nossa”.A plataforma sindical promete “manter acesa a chama da legítima, justa e incontornável reivindicação”.

“A plataforma manterá a reivindicação do suplemento de missão, através de ações de luta a outros níveis, sendo ela que marcará a diferença no futuro de todos vós e destas instituições seculares”, indica-se no comunicado da última noite.

“Sobriedade e elevação”

A plataforma sindical das forças de segurança afiança também que a manifestação realizada junto ao cineteatro Capitólio, palco do debate entre o líder do PS, Pedro Nuno Santos, e o número um da AD, Luís Montenegro, decorreu de forma espontânea.

Depois de uma concentração na Praça do Comércio, que juntou perto de três mil efetivos da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, parte dos agentes encaminhou-se para o Capitólio, em manifestação não autorizada.

O diretor nacional da PSP determinou entretanto a abertura de um de inquérito. O objetivo é “apurar as circunstâncias em que decorreu o desfile e a concentração” – em causa está a eventual responsabilidade disciplinar.

A plataforma considera que deve ser assinalada “a forma pacífica como decorreu a deslocação, sem qualquer registo de episódios que possam manchar a imagem e profissionalismo dos seus participantes, que, mais uma vez, fizeram-se ouvir com sobriedade e elevação”.Os operacionais da PSP e da GNR reivindicam um suplemento idêntico àquele que foi atribuído à Polícia Judiciária.

Na ótica da plataforma sindical, os profissionais das forças de segurança devem ser “reconhecidos pela forma exemplar como têm conseguido reivindicar os seus legítimos direitos, sem lesarem, em nenhuma circunstância, o Estado de Direito Democrático”.

“Ninguém pode ficar indiferente à correção e dimensão das grandes manifestações de Lisboa e Porto, que espelham bem a unidade histórica destes profissionais, das Nossas Pessoas e Camaradas”, remata o movimento.

Mensagem interna do comandante da GNR

O comandante geral da GNR exortou, em boletim interno a que a RTP teve acesso, todos os militares a manterem uma “consciência esclarecida dos valores e da responsabilidade”.

Rui Ribeiro Veloso afirma-se empenhado na defesa das expectativas dos militares e afirma que luta também por um “tratamento equitativo entre os elementos das diferentes forças e serviços de segurança”, de “forma responsável e junto das instâncias próprias”.

O comandante geral da Guarda recorda a lei para lembrar aos militares a exigência de uma comunicação prévia a autoridades administrativas para a realização de manifestações.

O tenente-general acrescenta que “é fulcral, em todas as circunstâncias”, manter “o discernimento, atuando de acordo com os ditames da lei”, “garantindo, como sempre, a liberdade e a segurança dos concidadãos”.

“A firmeza na afirmação dos vossos justos interesses não diminui, antes pelo contrário, torna ainda mais imperativa a exigência de respeito pelos princípios e valores que nos distinguem como militares e agentes da autoridade, inteiramente comprometidos com a defesa e realização do Estado de Direito Democrático”, sublinha ainda Rui Ribeiro Veloso.

“Nenhuma razão, nenhuma aspiração, por mais justa e premente que seja, poderá sobrepor-se ao interesse da sociedade, sendo absolutamente inadmissível qualquer comportamento individual ou coletivo que possa afetar a liberdade de ação e expressão política das pessoas e partidos, agora, envolvidos na campanha eleitoral”, vinca.

c/ Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World