Sete militantes do PSD, incluindo Miguel Corte-Real e Rui Gomes da Silva, defendem entendimento com o Chega

Documento divulgado pelo DN procura pressionar o líder do PSD, Luís Montenegro, a fazer um acordo à direita que garanta estabilidade durante toda a legislatura. Porém, a esperança de sucesso é “residual”

sete militantes do psd, incluindo miguel corte-real e rui gomes da silva, defendem entendimento com o chega

Rui Gomes da Silva, ao centro, ladeado por Jorge Bacelar Gouveia e Raul Soares da Veiga

O manifesto chama-se Portugal em Primeiro, é assinado por sete militantes sociais-democratas e tem uma ideia fundamental: se o PSD não construir uma “alternativa não-socialista” de Governo estável, que incluiria necessariamente o Chega, “estará a fazer o jogo da esquerda”. O desafio a Luís Montenegro para se desviar da recusa a fazer entendimentos com o partido de André Ventura é revelado esta terça-feira pelo “Diário de Notícias” e tem o ex-deputado Miguel Corte-Real, que lidera a bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto, e Rui Gomes da Silva, antigo ministro dos Assuntos Parlamentares, como subscritores mais mediáticos.

O documento – que é também assinado por Paulo Ramalheira Teixeira, ex-presidente da Câmara de Castelo de Paiva (e que liderava a autarquia aquando da queda da Ponte de Entre-os-Rios), o médico Manuel Pinto Coelho, os economistas João Saracho de Almeida e Susana Faria, e Paulo Jorge Teixeira, presidente da Cooperativa do Povo Portuense – pede “uma solução governativa à direita, sem medos e muito menos condicionada por aquilo que deseja a extrema-esquerda”, de forma a evitar “Governos sem estabilidade e de curto prazo, que em nada servirão os interesses do país”.

Para “colocar Portugal em primeiro lugar”, está ainda escrito, é necessário “foco, responsabilidade e sentido de Estado” para “construir um Governo estável, com uma maioria sólida, que possa fazer as reformas de que o país precisa”. Algo que, de acordo com os subscritores deste manifesto, só pode ser conseguido com uma maioria à direita que teria necessariamente de incluir o PSD aliado ao Chega, contrariando a tese do “não é não” que Luís Montenegro defende há meses.

No entanto, também ao DN, Rui Gomes da Silva admite que as hipóteses de haver uma mudança de rumo é muito baixa: “Se não tivesse esperança não tinha apoiado esta ideia, mas que essa esperança é residual, também é”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World