Serviços secretos dos EUA descartam ordem de Putin para matar Navalny

A informação está a ser avançada este sábado pelo Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas familiarizadas com o assunto.

Os serviços secretos norte-americano concluíram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não esteve envolvido na morte do opositor russo, Alexei Navalny, que morreu numa colónia penal, no Ártico, em fevereiro.

A informação está a ser avançada este sábado pelo Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas familiarizadas com o assunto.

A descoberta foi “amplamente aceite dentro da comunidade de inteligência e partilhada por várias agências, incluindo a Agência Central de Inteligência, o Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e a unidade de inteligência do Departamento de Estado”.

A avaliação teve por base uma série de informações, incluindo de alguns serviços secretos, além de uma análise de factos públicos, como o momento da morte de Navalny e a forma como ofuscou a reeleição de Putin em março.

De acordo com a publicação norte-americana, as agências de inteligência do país determinaram que o presidente russo não ordenou a morte de Navalny, apesar das acusações do Ocidente. No entanto, não descartaram a responsabilidade de Putin, uma vez que o político da oposição, que morreu aos 47 anos, foi alvo das autoridades russas durante anos, preso por motivos políticos e envenenado em 2020.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, este sábado, que já viu o artigo do Wall Street Journal, que considerou ter “especulações vazias”. “Vi o material, não diria que é um material de alta qualidade que merece atenção”, disse Peskov aos jornalistas, citado pela agência de notícias Reuters.

Sublinhe-se que o crítico declarado do regime do presidente russo, Vladimir Putin, e carismático defensor da luta contra a corrupção, Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias ainda pouco claras.

Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada na colónia penal do Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos por extremismo e a certidão de óbito menciona causa natural. No entanto, os seus associados, a viúva e muitos líderes ocidentais acusam Putin de ser o responsável pela sua morte.

Leia Também: Igreja Ortodoxa Russa suspende padre que oficiou cerimónia por Navalny

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World