Na lista dos 40 mais ricos do Brasil: saiba qual a fortuna deixada por Abilio Diniz

Na noite do último domingo, 18, muita gente foi pega de surpresa com a notícia da morte do empresário Abilio Diniz, de 87 anos. O fundador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Diniz era o 31º brasileiro mais rico no ranking em tempo real da revista Forbes. Segundo o veículo, ele tinha patrimônio estimado em R$ 9,9 bilhões. No ranking global, ocupava o 1.526º lugar.

Em 1958, Abilio ingressou no mundo dos negócios a convite do pai, Valentim Diniz, quando fundou o primeiro supermercado Pão de Açúcar, maiores empresas do setor no país. 10 anos depois, em 1968, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) já contava com 40 franquias. Após 54 anos no GPA, o empresário saiu do grupo em 2013 para assumir a presidência do Conselho de Administração da companhia do ramo alimentício BRF. O bilionário fazia parte dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil.

Já a empresa de investimentos Península Participações foi criada por ele para gerenciar os ativos da família Diniz, por meio da realização de investimentos privados e líquidos e também como uma tentativa de perpetuar a cultura empreendedora do fundador. O braço social da companhia, o Instituto Península, atua com projetos em educação e esporte, dois pilares que foram importantes na trajetória de Diniz.

Abilio Diniz também se dedicava a outros projetos mais pessoais, como o Plenae, que desenvolveu junto da esposa, Geyze. A plataforma foi criada pelo casal com o objetivo de disseminar práticas e hábitos de vida saudáveis e que levem a maior longevidade com qualidade para todos.

Quem ficará com a herança de Abilio Diniz?

Abilio Diniz teve seis filhos. Rafaela e Miguel Diniz, os mais novos, são frutos do casamento atual do empresário com Geyze Diniz. Já do relacionamento com Maria Auriluce Falleiros, nasceu Pedro Paulo Diniz, Ana Maria Diniz, Adriana Diniz e João Paulo Diniz, que morreu em agosto de 2022. Além dos filhos, era avô de 18 netos e bisavô de seis bisnetos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World