Allan Kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Conhece o espiritismo? A prática de comunicar com os mortos, também conhecida como filosofia espiritualista? Foi codificada no século XIX por Allan Kardec, o pai e o codificador do espiritismo. Descubra tudo sobre ele.

Allan Kardec: o pedagogo e o espírita

Allan Kardec nem sempre foi Allan Kardec. Nascido em Lyon em 1804, o seu verdadeiro nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Por volta dos dez anos, tornou-se pensionista na Suíça, no Château d’Yverdon, num instituto criado pelo pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi.

allan kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

Johann Heinrich Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi

É a sua primeira consulta na Wengo? Aproveite a nossa promoção de boas-vindas: 10 minutos de consulta a 1€!Ligue (00351) 308 803 288!**

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.

**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).

Pestalozzi, mentor e inspirador

No seu instituto suíço, Johann Heinrich Pestalozzi educava os alunos segundo os princípios de Rousseau e do seu livro Emílio ou da Educação. Esta educação era essencialmente prática, próxima da natureza (o mundo natural) e tinha como objetivo desenvolver a capacidade de fazer coisas por si próprio, com ênfase nas experiências sensoriais e intuitivas.

A influência de Pestalozzi sobre o futuro Allan Kardec foi tão grande que, como pedagogo, ele próprio levou estas ideias para França, e alguns dos princípios desta pedagogia encontravam-se também na sua doutrina espiritualista.

Da pedagogia às mesas girantes

Na década de 1820, Hippolyte Léon Rivail abriu uma escola em Paris baseada nos métodos de ensino de Pestalozzi. Escreveu várias obras pedagógicas e casou com uma professora que trabalhava com ele, mas logo depois a escola teve de fechar por razões financeiras. Para ganhar a vida, Hippolyte Léon Rivail traduzia livros didáticos, mas continuava a dar aulas gratuitamente.

Como pedagogo, Hippolyte Léon Rivail foi convidado a supervisionar sessões de mesas girantes e falantes. Foi a pedido do magnetizador Fortier que assistiu pela primeira vez a esta prática, originária dos Estados Unidos.

Hippolyte Léon Rivail tornou-se Allan Kardec e comunicava com os espíritos

A prática das mesas girantes, ou table moving, teve origem no Estado de Nova Iorque e desenvolveu-se nos Estados Unidos no início da década de 1850, antes de chegar à Europa em 1853. Foi nessa altura que Rivail descobriu as sessões de mesas girantes e falantes, tendo participado em várias. Parece, no entanto, que a prática não o convenceu e considerou-a obsoleta. No entanto, frequentava regularmente as irmãs Baudin que comunicavam com os espíritos através da escrita automática.

Gradualmente, Rivail fez perguntas, tomou notas e redigiu resumos que publicou. Esta publicação, O Livro dos Espíritos, saiu em 1857 sob o pseudónimo de Allan Kardec. Foi através dessa obra que definiu a filosofia que chamou de Espiritismo. O objetivo de Allan Kardec era demonstrar cientificamente a realidade deste fenómeno. Baseava-se na teoria da reencarnação. O termo Espiritismo foi inventado por Allan Kardec. É inspirado na palavra inglesa spiritism.

🤔

Porquê Allan Kardec?

O pseudónimo não foi escolhido ao acaso por Hippolyte Léon Rivail. Este nome provinha de uma vida anterior, quando fora druída.

O sucesso do Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos foi um verdadeiro sucesso que levou Kardec a continuar nesta área. Esta obra marcou o nascimento do espiritismo. Em 1858 lançou a Revista Espírita e depois seguiram-se inúmeras outras obras sobre este assunto: O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo (em que fez a ligação entre a doutrina espírita e o cristianismo), O Céu e o Inferno e A Génese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Estes livros são cinco obras fundamentais do espiritismo que, ainda hoje constituem a referência doutrinal do Conselho Espírita Internacional.

Como Allan Kardec não era médium, considerava-se como um codificador, razão pela qual escreveu várias obras sobre o espiritismo e emprestou a sua pena aos espíritos com quem se comunicava.

🖋️“O homem não é apenas composto de matéria, há nele um princípio pensador ligado ao corpo físico que ele deixa, como se deixa uma roupa usada, quando a sua encarnação atual está completa. Uma vez desencarnados, os mortos podem comunicar com os vivos, quer diretamente, quer através de médiuns, de forma visível ou invisível” (O Livro dos Espíritos).

A difusão do espiritismo

O espiritismo desenvolve-se rapidamente e atrai cada vez mais adeptos. Contudo, para evitar a desordem, Allan Kardec percorreu o país para unir os adeptos do Espiritismo e estruturar a atividade, tendo criado um movimento de espíritas sérios, longe do frívolo, mundano e sensacionalista.

Como é que Allan Kardec morreu?

Exausto, Allan Kardec morreu de um aneurisma em 1869. Na sua lápide, no cemitério de Père-Lachaise em Paris, pode ler-se: “Nascer, morrer, renascer e progredir sem cessar, tal é a Lei”. Ainda hoje, muitas pessoas visitam o busto de Allan Kardec, que se diz ter o poder de conceder todos os desejos.

Muitos dos contemporâneos de Allan Kardec, entre os quais Victor Hugo, Napoleão III, Camille Flammarion e Arthur Conan Doyle, foram seduzidos pelo espiritualismo. Para eles, o espiritismo era a prova científica da vida após a morte.

allan kardec, inventor do espiritismo, a vida depois da morte

tombe d’Allan Kardec

Na sua lápide lê-se: “Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente, o poder da causa é proporcional à grandeza do efeito”.

A importância de Allan Kardec no Brasil

Por todo o mundo, muitas associações e centros espíritas têm o nome de Allan Kardec, e os seus ensinamentos ainda estão muito vivos na América Latina, sobretudo no Brasil. De facto, O Livro dos Espíritos foi traduzido para português e continua a ser um dos autores franceses mais lidos no Brasil. Neste país, o espiritismo tem um carácter religioso. Em 2018, o Brasil era um dos países com o maior número de espíritas.

Conselho da redação: concentre-se nos seus projetos

Agora já sabe mais sobre Allan Kardec, inventor e codificador do espiritismo. Mesmo se não criou verdadeiramente o conceito, foi ele que definiu as linhas para uma boa comunicação com os espíritos. Para entrar em comunicação com eles, poderá precisar de um médium. Se tal for o seu caso, poderá contactar um/a dos/as nossos/as especialistas.Contactar um/a Especialista

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World