Senegal: Resultados oficiais confirmam vitória de Bassirou Diomaye Faye

senegal: resultados oficiais confirmam vitória de bassirou diomaye faye

Bassirou Diomaye Faye , de 44 anos, prepara-se para suceder a Macky Sall

A vitória de Bassirou Diomaye Faye era já um dado adquirido após a publicação dos resultados parciais. Os números anunciados no tribunal de Dakar pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Amady Diouf, confirmaram a dimensão da vitória.

Diouf destacou os resultados transparentes: “Cada eleitor pôde exprimir-se através do seu voto. Por isso, queremos agradecer por este trabalho e este sentido de sacrifício pessoal, que nos mostra que garantiram resultados sinceros e uma eleição sincera e transparente.”

Na quarta-feira (27.03), o Presidente dos EUA, Joe Biden, felicitou Faye e “o povo senegalês, que demonstrou que o direito de voto – e o facto de este voto ser tido em conta – continua a ser o limiar da liberdade numa democracia”.

A vitória do candidato antissistema, que dez dias antes da votação cumpria uma pena de prisão, deve agora ser validada pelo Conselho Constitucional, o que poderá acontecer dentro de alguns dias, dependendo de eventuais recursos.

Na ausência de contestação, “o Conselho proclamará imediatamente os resultados definitivos do escrutínio”, como prevê a Constituição. Em caso de qualquer reclamação, o Conselho tem, teoricamente, cinco dias para se pronunciar.

senegal: resultados oficiais confirmam vitória de bassirou diomaye faye

CNE do Senegal destaca os resultados transparentes

Como irá Faye governar?

Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos, prepara-se agora para suceder a Macky Sall, cujo mandato termina a 2 de abril. Será o quinto e o mais jovem Presidente da República do país com 18 milhões de habitantes.

Muitos senegaleses interrogam-se sobre como é que o futuro chefe de Estado vai governar e implementar o seu programa quando não tem maioria na Assembleia Nacional.

Nina Penda, jornalista e analista política, membro da sociedade civil senegalesa, acredita que a Assembleia Nacional deverá ser dissolvida.

“De facto, haverá dificuldades se alguma vez for necessário aprovar leis na Assembleia Nacional, uma vez que a coligação da oposição Yéwwi Askan Wi não conseguirá formar uma maioria. O mais provável é que a Assembleia Nacional seja dissolvida”, diz.

De acordo com a lei senegalesa, que também prevê que o país seja governado por decreto, isso poderá acontecer em setembro.

Partilha do poder não é hipótese

Alimou Barro, advogado e membro fundador da Pastef, adverte, referindo-se às declarações de Ousmane Sonko no último comício eleitoral de Bassirou Diomaye Faye, em Dakar, que nenhuma aliança ou reunião de partidos políticos ou dirigentes na coligação “Diomaye Presidente” lhes dará direito a qualquer forma de partilha do poder.

“Há muitos partidos e movimentos políticos, dissemos-lhes claramente que estamos no controlo, que o Presidente está no controlo. Eles não estão à espera de nada. Não é uma questão de partilhar o bolo”, sublinha.

“No entanto, precisamos de competências. Onde quer que haja um senegalês que possa fazer avançar um setor, iremos procurá-lo, seja ele partidário ou não, desde que seja senegalês, capaz e competente”, acresenta o advogado.

A Bassirou Diomaye Faye juntou-se, antes da primeira volta das eleições presidenciais de 24 de março, o Partido Democrático Senegalês, de Karim Wade, que continua exilado no Qatar. A ele juntaram-se igualmente dois outros candidatos presidenciais. Para já, nada indica que o Presidente eleito vá recorrer aos partidos que o apoiaram para dirigir o país.

por:content_author: Robert Adé, ad, com agências

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World