Podemos ter descoberto a desculpa perfeita para comer mais fritos

podemos ter descoberto a desculpa perfeita para comer mais fritos

Reprodução da série

Segundo um novo estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, o segredo para perder peso pode ser tão simples quanto escolher alimentos mais rijos e estaladiços. Isto porque, se temos de mastigar mais, ficamos saciados mais depressa e, consequentemente, comemos menos.

Para esta investigação da Universidade de Wageningen, foram dados a 50 pessoas quatro refeições semelhantes, com a mesma quantidade de calorias, mas duas continham alimentos mais duros e crocantes.

As refeições mais difíceis de mastigar incluíam arroz cozido em vez de purê de batata, uma salada crocante em vez de salada de repolho cozido e peito de frango grelhado em vez de pedaços de peixe. Entre outros itens estava uma maçã fresca e dura em vez de mangas moles e iogurte natural espesso em vez de um iogurte líquido com sabor, bem como um molho de tomate mais grosso em vez de molho tártaro.

Os resultados mostraram que, quando o almoço tinha uma textura mais dura, independentemente do grau de processamento da refeição, as pessoas consumiam 26% menos calorias. Isso parece ter acontecido porque as pessoas tinham de mastigar mais a comida antes de a engolir e por isso comiam menos.

Através deste estudo, os investigadores concluem ainda que comer mais devagar permite que o corpo controle a quantidade de alimentos ingeridos e perceba mais depressa que está saciado.

O próximo passo deste estudo é avaliar se a textura da refeição e a velocidade de alimentação podem influenciar a ingestão de calorias durante um período mais longo de duas semanas. O objetivo é demonstrar, pela primeira vez, que não é apenas o que se come, mas como se come, que pode determinar o benefício de uma refeição. Se for o caso, pode muito bem ser a desculpa perfeita para comermos, calmamente, mais batatas fritas estaladiças sem remorsos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World