Sam Bankman-Fried condenado a 25 anos de prisão

sam bankman-fried condenado a 25 anos de prisão

Sam Bankman-Fried, CEO of FTX (Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images)

Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por fraude. O tribunal de Manhattan entendeu, esta quinta-feira, que ex-CEO da FTX defraudou clientes e investidores da agora falida empresa de criptomoedas.

Antes de anunciar a sentença, o juiz Lewis Kaplan disse que havia o risco “de que Bankman-Fried estiveja numa posição de fazer algo muito mau no futuro, e que este não era um risco trivial”.

Kaplan concordou com a acusação do Ministério Público de que Bankman-Fried “queria ser uma pessoa muito, muito influente politicamente no país [Estados Unidos]”, e que isso impulsionou os crimes financeiros do ex-CEO.

A sentença de 25 anos de Bankman-Fried foi cerca de metade do que os procuradores tinham pedido, mas ainda assim coloca-o no limite superior da duração das sentenças em casos proeminentes de fraude de colarinho branco. À sua frente está Bernard Madoff, que foi condenado a 150 anos de prisão pelo esquema Ponzi que lidera e lhe rendeu 20 mil milhões de dólares. Madoff morreu cerca de 12 anos depois de ter sido condenado. A fundadora e directora executiva da Theranos, Elizabeth Holmes, que foi condenada por quatro acusações de defraudar investidores enquanto dirigia a falida empresa de análises ao sangue Theranos, foi condenada a pouco mais de 11 anos.

Para além da pena de prisão, o tribunal de Manhattan ordenou também o confisco de mais de 11 mil milhões de dólares.

Acrescentando, que neste casa não haverá restituição dos fundos porque seria “impraticável”, perante o elevado número des vítimas.

O juiz Lewis Kaplan disse ainda que recomendaria ao sistema prisional norte-americana que Bankman-Fried fosse colocado numa prisão de segurança média ou em qualquer estabelecimento prisional de segurança inferior que os decisores considerassem apropriada. O juiz recomendou ainda que a prisão deveria ser o mais próximo possível da área de São Francisco para que a família de Bankman-Fried consiga visitá-lo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World