Rússia ordena arresto de bens, património e contas bancárias de Ivanov

A justiça russa ordenou hoje o arresto, até à conclusão do processo judicial, dos bens, património e contas bancárias do vice-ministro da Defesa, Timur Ivanov, e família, detido esta semana e acusado de aceitar subornos.

“Tudo o que está registado em seu nome e em nome da sua mulher, bem como em nome das suas ex-mulheres e dos seus cinco filhos, incluindo os adotados, foi alvo de arresto por ordem do tribunal da capital, como medida de precaução, no caso de Ivanov ser considerado culpado”, disseram fontes policiais à agência noticiosa russa TASS.

Os tribunais já deram ordem de prisão também para dois empresários que alegadamente subornaram o vice-ministro da Defesa e que já foram detidos. Ivanov é responsável pela construção e renovação das infraestruturas do Ministério da Defesa.

Embora não tenha sido oficialmente confirmado, a imprensa estima que o montante dos subornos recebidos entre 2018 e 2023 pelo vice-ministro de Defesa seja superior a 10 milhões de dólares.

O Kremlin recusou-se a comentar a detenção, mas assegurou que os contratos que eram geridos pelo detido serão executados.

O Comité de Investigação da Rússia acusou Ivanov de receber um suborno avultado, um crime punível com até 15 anos de prisão.

O vice-ministro, de 48 anos, foi detido na terça-feira no seu gabinete, depois de ter participado numa reunião da direção militar, presidida pelo Ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu.

No entanto, a imprensa russa independente no exílio afirmou que Ivanov foi de facto preso por traição e que a acusação de suborno não passa de um disfarce.

Embora não seja um militar de carreira, Ivanov, tal como muitos outros altos responsáveis russos, está sujeito às sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia.

Em 2022, o Fundo Anti-Corrupção, do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, denunciou, numa das suas investigações, a vida luxuosa do vice-ministro tanto em território russo como na Europa.

Leia Também: Envio de mísseis ATACMS para a Ucrânia “não vai alterar” nada

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World