Rússia denuncia apreensão de casa de empresário russo em França

A Rússia condenou hoje a apreensão da casa de campo no sudoeste de França propriedade do empresário russo Artur Ocheretny, afirmando que a decisão ameaça os “fundamentos” do sistema jurídico francês.

“Qualquer violação da propriedade privada é, a priori, ilegal”, declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que “desta forma, as autoridades francesas estão a minar os fundamentos do seu sistema jurídico”.

A vivenda, localizada na cidade costeira de Anglet, foi apreendida em dezembro de 2023 no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de branqueamento de capitais agravado, informou na quarta-feira o Ministério Público de Paris.

De acordo com a revista francesa Challenges, a casa de estilo Art Deco pertence ao empresário russo Artur Ocheretny, casado atualmente com Lyudmila Ocheretnaya, ex-mulher do Presidente russo, Vladimir Putin, com que foi casada entre 1983 e 2013, na altura com o nome de Lyudmila Putina.

A propriedade, conhecida como “Souzanna”, foi comprada em dezembro de 2013 por 5,4 milhões de euros, segundo o Ministério.

Embora os procuradores do Ministério Público tenham afirmado que ninguém foi formalmente acusado neste caso, a investigação atual deve determinar se os fundos utilizados para efetuar a compra sejam de origem fraudulenta, na sequência de uma queixa da associação anti-corrupção Transparência Internacional.

Desde o início da invasão russa em grande escala à Ucrânia, no final de fevereiro de 2022, muitos países ocidentais sancionaram personalidades consideradas próximas do governo russo e confiscaram alguns dos seus bens no estrangeiro.

Nas últimas semanas, as tensões entre a Rússia e a França têm-se intensificado, com a França a mostrar o seu apoio à Ucrânia na luta pela liberdade e soberania.

Recentemente, uma conversa telefónica entre o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, e o seu homólogo russo, Serguei Shoigu, – o primeiro contacto oficial entre responsáveis ministeriais em ano e meio – terminou com relatos divergentes.

A conversa iniciada por Paris com o objetivo de transmitir “informações úteis” aos russos sobre o atentado de Moscovo, que fez 144 mortos a 22 de março numa sala de espetáculos, e mostrar a disponibilidade para trabalhar na luta contra o terrorismo internacional, acabou com os russos a fazerem “comentários barrocos e ameaçadores”, de acordo com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Após essa conversa, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Stéphane Séjourné, declarou que já não é do interesse de França “falar com responsáveis russos” porque as declarações que divulgam contêm informações falsas.

Na sequência da declaração de Séjourné, no dia 12 de abril, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou o embaixador francês em Moscovo, Pierre Levy, para lhe transmitir que é inaceitável que a França esteja a a minar “qualquer possibilidade de diálogo” com Moscovo.

Leia Também: Rússia abateu cinco balões ucranianos numa aparente inovação de Kyiv

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World