Resumo de ‘Senhora do Mar’: Manel conta a Óscar a verdade sobre Joana.

O irmão de Artur e Joana ficam preocupados e percebem que Judite falou demais.

JÁ PODE ASSISTIR AO EPISÓDIO COMPLETO DA NOVELA, EM EXCLUSIVO, NA OPTO, A PLATAFORMA DE STREAMING DA SIC

Leonor entra no hotel com Lurdes e Sérgio vai ter com ela. Conta que a inspetora quer falar com a filha por causa de Jaime e Liliana. Lurdes fica nervosa e Leonor junta-se à conversa. Lurdes conta à inspetora que trabalha nas estufas e que mal falou com Liliana.

Joana conta a Manuel como é que a mãe chegou à ilha e que teve muita persistência para a encontrar. Diz que viu logo que a mãe a ia proteger e que se sente feliz. Manuel pergunta-lhe quando é que a pode conhecer e Joana diz que ela não vai aceitar que a filha esteja com outro homem, estando grávida no marido. Pede a Manuel que tenha paciência.

Márcia chega à reunião e a psicóloga vai para fechar a porta quando Jaime aparece. Ele começa a reunião e informa o grupo de que voltou a jogar. Márcia escuta-o triste identificando-se com o que ele relata.

Anabela está contrariada por ter Flávia a tomar conta dela e acusa-a de ser má para ela. Flávia consegue dar a volta à situação e aproxima-se dela. Anabela diz que a mãe dela não tem o mesmo amor que Flávia tem por Chico. Flávia fica chocada mas tenta justificar as ações de Márcia dizendo que ela se farta de trabalhar e que está a tentar combater o vício.

Antunes pede a Leonor e Sérgio que esperem na receção enquanto acaba de falar com Lurdes. Eles afastam-se e a inspetora confronta Lurdes, perguntando-lhe porque é que está a mentir em relação a Liliana. Lurdes fica envergonhada.

Jaime continua o seu testemunho, quando de repente a Santa começa a chorar e todos acham que é mais um milagre.

Leonor está muito irritada com Sérgio por não a ter avisado que a filha vinha falar com a polícia. Discutem, e Sérgio acaba por se passar, contando que Lurdes não passou o fim-de-semana com Maria. Leonor olha-o pasmada.

Lurdes acaba por contar uma coisa que se passou com Liliana mas que não tem nada a ver com o crime. Está cheia de vergonha, e em flashback relembra-se de falar com Liliana na festa sobre Jaime, quando ela descobriu que Lurdes gostava dele. Liliana diz-lhe que Lurdes não é muito discreta e que está apaixonada por Jaime. Liliana não tem ressentimentos, mas Lurdes pede-lhe que não lhe arranje problemas no trabalho. Antunes pergunta a Lurdes se foi só isso que se passou, Lurdes responde que sim e conta do jantar que tiveram todos em casa de Luísa. Menciona Ricardo e a inspetora fica interessada.

Leonor e Sérgio estão mais calmos. Mesmo já sabendo da mentira de Lurdes, preocupa-a mais saber que Maria gosta assim tanto de Pedro. Sérgio comenta que ele parece um bom rapaz e que a defendeu como ninguém, mas que preferia ver Maria longe dos Bettencourt. Sérgio diz que não sabe se eles não estarão envolvidos na morte de Liliana, e Leonor fica inquieta.

A psicóloga comenta que tem de haver uma explicação para o que aconteceu à Santa. Vai para examinar a estátua mas Márcia impede-a, dizendo que a fé move as pessoas. Jaime olha para a imagem da Santa a chorar, pensativo.

Antunes vem com Lurdes, e Leonor analisa-a. Lurdes diz que só quer ir descansar e saem. Antunes diz a Sérgio que não sabia que ele estava divorciado e que foi Lurdes quem lhe contou. Antunes diz que também é divorciada e Sérgio convida-a para tomar um copo.

A psicóloga marca novo encontro para dali a 15 dias e incentiva Jaime a parar de jogar, já que tinha tantos anos conquistados. Jaime não consegue tirar os olhos da Santa e pergunta à psicóloga se acredita no Divino.

Joana diz a Manuel que não sabe se vai conseguir dormir descansada, pensando se tal como a mãe, que a encontrou, Alex também terá a mesma persistência. Manuel diz que vai falar com Óscar para saber se descobriu mais alguma coisa sobre Ricardo. Joana pergunta-lhe se confia em Óscar e Manuel responde que ele sempre esteve do seu lado. Manuel muda de assunto e comenta que Artur está convencido de que o bebé é dele. Joana pergunta surpreendida se Manuel confirmou, e ele diz que não lhe deu grande conversa e não o quer por perto.

Robert entra no armazém e dá o dinheiro da venda a Ricardo, que divide o dinheiro e diz a Robert que quer arranjar alguém para ficar nas ruas, porque vai precisar dele no armazém para que mantenha um olho no negócio com os Cordeiro, especialmente em Jaime. Ricardo comenta que ele anda numa fase má e que quando estiver mesmo em baixo vai precisar dum amigo.

Batista vai buscar a chave no final da reunião dos jogadores e a psicóloga diz-lhe para examinar a Santa antes que comecem os boatos. Márcia comenta que não sabe que esquema é que Batista andou a montar mas que se inventou alguma coisa, é melhor tirar, senão vai ser apanhado.

David vê os emails no computador, com avisos de pagamentos em falta, quando Maria chega à loja e ele apressa-se a fechar o separador. David disfarça e Maria pergunta-lhe se têm muitas saídas de barco marcadas. David responde que sim e Maria sai para a arrecadação. David volta a abrir o email, sentindo-se pressionado.

Ramalho toma as suas vitaminas e Genoveva decide experimentar também. Jesus mostra-lhe o vídeo que anda a circular nas redes sociais da Santa a chorar. Genoveva fica em êxtase, mas Ramalho fica desconfiado.

Artur entra no gabinete muito bem disposto. Alberto fala-lhe do plano de negócios que receberam de um David e diz que é para avançar. Alberto comenta o risco de darem muito dinheiro ao rapaz e que deviam investigar as Finanças. Artur conta-lhe que se trata do namorado de Rita e Alberto cala-se.

Rita prepara o saco para ir jogar futebol, quando recebe uma chamada de Aberto a pedir que avise David que a proposta de negócio foi aceite. Rita fica desanimada.

Francisca desabafa com o Padre sobre a sua relação com Artur. Pinheiro diz-lhe que se não restar mais nada a fazer, o melhor é separarem-se. De repente, Genoveva entra alterada a dizer ao Padre que tem de ir com ela porque a Santa voltou a chorar leite com chocolate.

Jaime conta à mãe sobre a Santa que chorou na reunião de Jogadores Anónimos. Luísa acha que o filho não está bem, Jaime comenta que o episódio pode ter sido um sinal do pai, e Susana também acha que o irmão não está nada bem.

Joana e Judite tentam passar discretamente pela receção do Hotel, mas Óscar está de olho nela, quando de repente Manuel entra e lhe pergunta se já descobriu mais alguma coisa sobre Ricardo. Óscar responde que não e Manuel pede-lhe que seja discreto.

Joana e Judite acabaram de entrar no quarto, e Judite percebe que a filha está preocupada. Joana conta à mãe que vive com Manuel. Judite fica chocada e preocupada pela filha já ter outro homem.

O Padre não está a acreditar no que Genoveva e as beatas lhe contam. Genoveva mostra-lhe o vídeo e Francisca reconhece Jaime na reunião. Estranha vê-lo naquela situação e decide ligar-lhe.

Manuel continua a falar com Óscar, que lhe conta sobre os encontros que a inspetora Antunes tem tido no bar. Manuel agradece-lhe a lealdade que tem demonstrado e dirige-se ao gabinete do irmão.

Susana fala ao telemóvel com Francisca sobre a Santa que chorou leite, mas despacha o assunto porque se está a preparar para sair de casa. Combinam falar noutra altura. Francisca desliga a chamada e comenta que Jaime não deve andar bem por causa da morte de Liliana. O Padre pede desculpa a Francisca e diz que tem de ir à ‘Casa do Povo’ ver o que se passa.

Judite diz à filha que não acha bem o que ela está a fazer, mas Joana defende-se, dizendo que Manuel não é como os outros homens, que é uma boa pessoa e que estão felizes. Judite desaprova. Joana olha-a, irritada. Judite não consegue conciliar as novidades.

Pinheiro vai disparado para a ‘Casa do Povo’. Genoveva não o consegue apanhar e liga para Ramalho, dizendo que avise Batista que o Padre está desvairado.

Na ‘Casa do Povo’ há uma grande algazarra de volta da Santa. Batista não deixa ninguém aproximar-se demasiado da estátua e não ouve bem o que Genoveva lhe está a dizer ao telemóvel, quando o Padre entra. Batista encara-o, com ar comprometido. As beatas juntam as mãos, em oração.

Rita entra na loja  e cumprimenta Maria. Pela conversa, consegue ficar a saber que Maria e o irmão andam e que passaram o fim-de-semana juntos. Maria fica constrangida e pede-lhe que não arranje problemas. Rita diz que pode confiar nela. David chega e Rita conta-lhe que o pai aceitou a sua proposta. David fica entusiasmado e abraça Rita, que retribui reticente.

Manuel e Artur falam sobre o empreendimento. Artur diz que quer avançar com o projeto, mesmo para além dos acidentes. Artur quer abandonar os estudos sísmicos, Manuel relembra que Liliana chegou a enviar partes do relatório para o Instituto. Manuel pede a Alberto que relembre Artur das complicações de negligência, e avisa o irmão para que pense em Pedro, em como ele é o futuro do Grupo e que o legado não pode ser um presente envenenado. Artur fica desconfortável.

Joana está chateada com a mãe, e diz-lhe que não entende como é ter uma relação protetora. Fazem acusações sobre o passado e Joana relembra os comportamentos abusivos do pai. Judite tenta acalmar-se e diz que está só preocupada, mas Joana sai porta fora.

O Padre inspeciona a Santa mas não encontra nada, porque Batista trocou a estátua. Como castigo, Pinheiro exige a todos que vão à leitura da bíblia.

Joana chega à receção do hotel aborrecida e frustrada. Manuel abraça-a e Judite vai ter com eles. Manuel apresenta-se, mas o tom de Judite é hostil. Óscar aproxima-se e comenta que fica feliz por Judite ter conseguido encontrar a filha Joana. Manuel e Joana olham-se preocupados e percebem que Judite falou demais.

Pedro abre a porta a Beatriz e ela percebe que  ele está diferente. Pergunta-lhe se esteve com Maria, e Pedro não tem como mentir. Beatriz fica com ciúmes mas disfarça.

Manuel pede para falar com Óscar num sítio com menos gente e afastam-se. Joana pergunta à mãe com quem mais é que falou sobre ela. Judite responde que só falou com uma camareira do seu piso.

Manuel conta a Óscar por alto o que se passa com Joana, em como são um casal e pede discrição, mas ela aproxima-se e interrompe dizendo que há uma camareira que também sabe do que se passa. Óscar diz-lhe que não tem com que se preocupar e que irá falar com Márcia.

Judite está atrapalhada com a confusão em que meteu a filha. Joana diz-lhe que Manuel vai resolver tudo. Joana conta-lhe que ele é um dos donos do hotel e Judite fica surpreendida por perceber que Manuel é duma família rica e olha-o com outra cara.

Anabela treina uma dança para o TikTok quando Óscar bate à porta. Márcia atende-o e fica incomodada pela sala estar um caos. Óscar diz-lhe que precisa de falar com ela sobre uma situação de uma hóspede e Manuel. Márcia estranha.

Francisca comenta com o irmão que está farta de Artur e que tem de partir para outra. Ricardo sugere Jaime mas diz que ele não é tao rico como os Bettencourt, no entanto, é mais novo. Francisca diz que Jaime não tem andado bem, e Ricardo responde que por isso mesmo pode ser o momento ideal para Francisca se aproximar.

Teresa aprova o trabalho de Maria com o layout de novos panfletos. Maria diz que pensou em trazer o avô e Ramalho para o projeto para tentarem atrair miúdos para aprenderem mais sobre o mar com os mais velhos. Teresa gosta da ideia mas comenta que vai dar muito trabalho. Alberto chega à loja e diz que vem pedir referência de David.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela

Veja também

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World