Fazia telefonemas com voz falsificada de Biden, confessa consultor político

O incidente aumentou as preocupações de autoridades, analistas e associações, que receiam um crescimento acentuado de montagens de áudio e vídeo com fins de desinformação, durante as eleições presidenciais nos EUA e outras relevantes que vão ocorrer este ano.

fazia telefonemas com voz falsificada de biden, confessa consultor político

Fazia telefonemas com voz falsificada de Biden, confessa consultor político

Um consultor político dos EUA, que trabalha para a campanha de um congressista democrata pouco conhecido, declarou ser o promotor de chamadas telefónicas automatizadas (robocalls) e falsificadas, usurpando a voz do presidente Joe Biden.

O telefonema gerado com inteligência artificial (IA) incitava os eleitores a não votar nas primárias do Partido Democrata, no Estado do New Hampshire, em janeiro, o que já motivou uma investigação por “tentativa ilegal de perturbar” um escrutínio.

O incidente aumentou as preocupações de autoridades, analistas e associações, que receiam um crescimento acentuado de montagens de áudio e vídeo com fins de desinformação, durante as eleições presidenciais nos EUA e outras relevantes que vão ocorrer, em vários pontos do mundo, este ano.

Steve Kramer, um consultor contratado por Dean Phillips, um congressista eleito pelo Estado do Minnesota e candidato às primárias democratas, disse no domingo à NBC News que tinha contratado um mágico de Nova Orleães, Paul Carpenter, para imitar a voz de Biden, graças a um instrumento de IA.

Adiantou que o caso tinha a intenção de chamar a atenção para os perigos que representa a IA em política.

“É uma oportunidade para mim de fazer a diferença. E foi o que fiz”, disse à NBC, acrescentando: “Por 500 dólares, fiz uma operação com um valor aproximado de cinco milhões de dólares, trate-se da atenção dos media ou da reação das autoridades”.

A falsa mensagem telefónica, redigida por Kramer, começava com a afirmação “Tanto disparate!”, que é uma das favoritas de Biden. Kramer adiantou que as chamadas tinham sido feitas à revelia da campanha de Phillips.

“Estou satisfeito que ele tenha confessado. Os EUA já deveriam ter proteções para impedir estas utilizações nefastas da IA”, declarou este candidato democratas nas redes sociais.

O consultor informou que já recebeu uma intimação do regulador das telecomunicações dos EUA [FCC, na sigla em Inglês] . No início do mês, a FCC decidiu proibir as chamadas automáticas efetuadas com vozes geradas por um programa de IA, devido às falsificações cada vez mais sofisticadas permitidas por esta tecnologia.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World