República Checa desmascara rede de influência russa

O primeiro-ministro da República Checa, Petr Fiala, anunciou hoje que os serviços secretos checos desmascararam uma rede financiada por Moscovo que estava a difundir propaganda pró-russa sobre a Ucrânia e estendia a sua influência até ao Parlamento Europeu.

O portal de notícias Voice of Europe, com sede em Praga, estava a ser usado para espalhar informação destinada a dissuadir a União Europeia (UE) de ajudar a Ucrânia na sua luta contra a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Segundo Fiala, a rede pró-russa agora desmascarada pelos serviços secretos checos (BIS) desenvolvia atividade que “poderia ter um efeito significativo na segurança da República Checa e da UE”.

“Este grupo dedicava-se a realizar operações e atividades no território da UE destinadas a minar a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia”, disse o primeiro-ministro checo em declarações à imprensa.

“A atividade do grupo (…) estende-se também ao Parlamento Europeu”, acrescentou, sem revelar pormenores.

O BIS indicou que a rede era financiada a partir da Rússia.

“A operação do BIS revelou até que ponto a Rússia está a estender a sua influência aos territórios dos Estados-membros da UE e como está a trabalhar para influenciar os processos políticos nos nossos países”, afirmaram os serviços secretos checos na rede social X (antigo Twitter).

O Governo checo colocou na sua lista de sanções o Voice of Europe, o ex-deputado ucraniano e empresário com estreitas ligações ao Kremlin (sede da Presidência russa) Viktor Medvedtchuk e o empresário da comunicação social Artem Martchevsky, devido às suas ligações com as atividades da rede.

Segundo o jornal Denik N, os políticos europeus que cooperam com o ‘site’ de informação Voice of Europe, que divulgou apelos de alguns deles para deixarem de ajudar a Ucrânia, foram pagos com dinheiro russo, que também financiou campanhas para as próximas eleições europeias.

Os pagamentos envolvem políticos de países como Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Países Baixos e Polónia, de acordo com o jornal, que cita uma fonte diplomática checa. Essa fonte sublinhou o envolvimento do partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD).

Artem Martchevsky era responsável pelos conteúdos publicados no portal Voice of Europe, bem como pelas relações com responsáveis políticos europeus, segundo a mesma fonte.

Leia Também: República Checa considera Rússia a maior ameaça para o país

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World