Regulador da energia propõe aumento de 6,9% dos preços regulados do gás natural a partir de outubro

A ERSE propôs um agravamento das tarifas reguladas do gás de 6,9%, a aplicar a partir de outubro. A subida resulta do facto de a procura de gás no país estar a diminuir, o que aumenta o valor unitário dos encargos com a rede de gás, cujos custos passam a ser distribuídos por um volume de consumo menor

regulador da energia propõe aumento de 6,9% dos preços regulados do gás natural a partir de outubro

Regulador da energia propõe aumento de 6,9% dos preços regulados do gás natural a partir de outubro

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) avançou esta quinta-feira com uma proposta de atualização das tarifas reguladas de gás natural para o próximo ano-gás, que vai de outubro deste ano a setembro do próximo, e que se traduzirá num agravamento de 6,9% para os clientes em baixa pressão com consumos até 10 mil metros cúbicos por ano, o que inclui famílias e parte do tecido empresarial.

“Face ao preço médio do ano-gás anterior (2023-2024), os consumidores registarão, a partir de outubro (ano gás 2024-2025), um acréscimo de 6,9% no preço de venda final que se traduzirá em aumentos, entre os 87 cêntimos e os 1,66 euros, para as duas tipologias de clientes domésticos mais representativos”, explica a ERSE em comunicado.

O regulador da energia indica que “este acréscimo no mercado regulado é essencialmente justificado pelo aumento das tarifas de acesso às redes no ano gás 2024-2025, devido à diminuição da procura de gás no mercado nacional, o que resulta num aumento unitário dos custos das infraestruturas”.

No seu comunicado a ERSE nota ainda que estão sujeitos a estas variações os cerca de 444 mil consumidores que permaneciam, no final de janeiro de 2024, no comercializador de último recurso.

O regulador lembra que a variação do preço final dos consumidores em mercado liberalizado, que no final de janeiro eram cerca de 1,1 milhões, depende, não apenas das tarifas de acesso às redes, mas também da componente de energia adquirida por cada comercializador nos mercados internacionais.

A proposta agora feita pela ERSE será apreciada pelo seu conselho tarifário, que emitirá um parecer até 30 de abril. Depois, a ERSE irá redigir a versão final das tarifas de gás, a aprovar até 1 de junho, para entrar em vigor a 1 de outubro.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World