Regar plantas: o que é a regra dos 3 segundos

A primavera exige cuidados extra com as plantas do teu jardim, afinal este é o momento em que o sol começa a brilhar com mais intensidade e os teus melhores amigos verdes vão precisar de mais água para continuarem sãos e saudáveis.

Para facilitar os cuidados com a irrigação, estamos aqui para partilhar a regra dos 3 segundos, uma técnica cada vez mais procurada que garante a quantidade adequada de água para as tuas plantas ao longo da sua vida.

 

  1. Regar plantas em 3 segundos: como fazer?
  2. Regra dos 3 segundos: que vantagens traz às plantas?
  3. Qual a melhor altura para regar na primavera?
  4. Quanto tempo aguenta uma planta sem água?

Regar plantas em 3 segundos: como fazer?

regar plantas: o que é a regra dos 3 segundos

irrigação de plantas

Unsplash

Com a regra dos 3 segundos para regar plantas não só vais conseguir poupar água, como evitas problemas maiores do solo e das raízes destes preciosos seres vivos que decoram a tua casa. Ou seja, podemos definir a regra dos 3 segundos como a prática mais inteligente de irrigação, sem excessos.

Para regar as plantas desta maneira deves seguir estes passos:

  1. Aplicar água lentamente: ao regar podes despejar a água sobre a planta de maneira lenta e controlada;
  2. Controlar o tempo: deves manter a rega até que se forme uma pequena poça no solo. Se a água desaparecer em menos de três segundos, significa que a planta precisa de mais água. Se a água permanecer na superfície por mais tempo. Se não for absorvida, a quantidade anteriormente fornecida é já suficiente; 
  3. Retirar água em excesso: isto não deverá acontecer com frequência, mesmo assim, são comuns os imprevistos. É melhor esperar alguns minutos depois de regar até que a água saia pelos orifícios de drenagem para o pires. Retira sempre o excesso acumulado no pires. 

Obviamente, a regra dos 3 segundos na irrigação das plantas é apenas uma orientação e pode não funcionar a 100% com todas as espécies. Cada planta tem necessidades diferentes de água, sendo fundamental observar o tipo de planta, o tipo de solo, o tamanho do vaso e as condições ambientais para determinar a frequência e a quantidade adequada de rega.

Regra dos 3 segundos: que vantagens traz às plantas?

regar plantas: o que é a regra dos 3 segundos

plantas numa sala

Unsplash

A magia da regra dos 3 segundos poderá não ser visível de imediato nas plantas, mas ao longo do tempo fará a diferença. Estarás a:

  • Estimular o crescimento saudável das raízes: uma rega lenta garante que a água possa penetrar em profundidade, permitindo às raízes crescerem no fundo do teu vaso. Terás raízes robustas, que permitem um tempo de vida longo da planta;  
  • Ajudar a planta a absorver nutrientes: a rega controlada permite às raízes das plantas absorverem a quantidade ideal de água e nutrientes; 
  • Prevenção de doenças: todos sabemos que a irrigação desmedida pode criar condições favoráveis para o crescimento de fungos e o desenvolvimento de bactérias. Ao regar com base na regra dos 3 segundos, evitas todos esses problemas e afastas os mosquitos e moscas do jardim. 

A regra dos 3 segundos garante a completa absorção da água pelo solo, evitando o seu encharcamento, que conduz a problemas sérios nas raízes. As plantas ficarão mais bonitas, apelativas para ti e para todos aqueles que visitem o teu jardim nos próximos meses.

Ao regares com moderação, evitas também o consumo excessivo de água, com impacto imediato na tua fatura.

Qual a melhor altura para regar na primavera?

Durante os meses de primavera e de verão, a melhor altura para regar as plantas é durante as primeiras horas da manhã, pouco antes ou ligeiramente após o nascer do sol. Durante esta altura, a água terá mais tempo para penetrar no solo, antes que as temperaturas aumentem significativamente e intensifiquem a sua evaporação.

Digamos que, quando decides regar pela manhã, as plantas terão acesso à quantidade de água certa, após o seu descanso noturno. Ajudarás as plantas e as flores a se manterem hidratadas e preparadas para aproveitar ao máximo a luz do dia.

No entanto, em climas quentes e secos, pode ser necessário regar mais do que uma vez por dia (de manhã e à noite), enquanto nos climas mais frescos, a rega matinal pode ser suficiente. O importante é monitorar regularmente o solo e as plantas para determinar quando regar e assegurar que recebem a quantidade adequada de água para crescer em forma.

Quanto tempo aguenta uma planta sem água?

regar plantas: o que é a regra dos 3 segundos

planta sem água

Pexels

O tempo que uma planta pode sobreviver sem água varia significativamente com base em diversos fatores, incluindo o tipo de planta, o espaço onde se encontra, o tipo de clima, o tipo de solo e as condições climáticas.

Algumas plantas são mais tolerantes à seca do que outras e podem sobreviver por períodos mais longos sem irrigação – como por exemplo uma semana -, enquanto outras são mais sensíveis à falta de humidade e podem começar a murchar em poucos dias.

É importante observar de perto – e com regularidade – o solo onde a planta está e perceber se está húmido. Deves manter um equilíbrio adequado de humidade no solo para determinar com precisão a frequência com que ela precisa ser regada. Assim que comprares uma nova planta para o teu jardim esclarece todas as tuas dúvidas em relação à irrigação.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World