PSD pergunta se Montenegro mentiu no parlamento, PS responde que manteve “ambiguidade e dissimulação”

psd pergunta se montenegro mentiu no parlamento, ps responde que manteve “ambiguidade e dissimulação”

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Lisboa, 17 abr 2024 (Lusa) – O PSD desafiou hoje o PS a dizer se o primeiro-ministro mentiu no parlamento ou se disse “coisa diferente” do que tinha afirmado na campanha sobre IRS, com o PS a responder que “manteve a mesma ambiguidade e dissimulação”.

No debate de urgência, requerido pelo PS, sobre “Alterações em sede de IRS”, o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, considerou que “em primeiro lugar” era essencial apurar “se o primeiro-ministro mentiu no parlamento” ou se manteve o que tinha dito em campanha eleitoral quando à dimensão da descida deste imposto, que gerou polémica nos últimos dias.

“É capaz de dizer a este parlamento que o primeiro-ministro disse aqui coisa diferente do que disse na campanha e do que estava escrito no programa do Governo e no programa eleitoral?”, questionou, numa pergunta dirigida à líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, que tinha aberto o debate, minutos antes.

Em segundo lugar, desafiou-a a dizer se “é verdade ou não é verdade” que o Governo vai apresentar, na sexta-feira em Conselho de ministros, uma proposta de lei para reduzir o IRS sobre a classe média.

“O primeiro-ministro disse exatamente o mesmo que disse em campanha eleitoral, com a mesma ambiguidade e a mesma dissimulação, o que faz com que até agora não estejamos esclarecidos”, respondeu Alexandra Leitão.

Quanto à descida da carga fiscal, a líder parlamentar do PS respondeu: “Vai, em 200 milhões de euros, quando nós baixámos em 1.300 mil milhões, é esta a resposta”.

Na origem da polémica, está o anúncio feito por Luís Montenegro no arranque do debate do programa do XXIV Governo Constitucional, na quinta-feira passada, quando disse que o Governo irá introduzir “uma descida das taxas de IRS sobre os rendimentos até ao oitavo escalão, que vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1.500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, especialmente sentida na classe média”.

Um dia depois, o ministro das Finanças, Miranda Sarmento, clarificou que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS não se iriam somar aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

SMA // JPS

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World